5 dicas para decorar espaços pequenos

Decorar um apartamento com uma sala ou quarto pequeno pode ser um verdadeiro desafio. Porém, se souber algumas técnicas simples consegue optimizar o pouco espaço que tem e decorar a sua casa de forma a se sentir confortável.

Se tiver em mãos a decoração de um espaço pequeno ou apenas quiser dar algumas dicas à sua melhor amiga, as sugestões reunidas pelo Dicas Caseiras podem ser-lhe bastante úteis. Tenha em conta as sugestões que lhe apresentamos abaixo e verá que conseguirá “ampliar” a divisão.

 

Antes de lhe dizermos algumas dicas preciosas para decorar espaços pequenos, considere ler os nossos artigos anteriores:

10 dicas para se sentir melhor em sua casa
As cores das paredes e o seu significado
Como decorar a sua casa segundo as regras do Feng Shui
Como manter o seu roupeiro organizado e funcional

 

 

Eis alguns pormenores a ter em conta na decoração de espaços interiores pequenos:

 

Aposte em cores claras

A selecção de cores deve ser em tons claros, uma vez que estes dão a ilusão de ter um espaço maior e conferem mais luminosidade à divisão. Utilize branco ou bege e evite utilizar cores muitos escuras, como castanho, para que a divisão não se torne ainda mais pequena. Se mesmo assim preferir utilizar uma cor mais viva para abrilhantar a casa e dar um toque pessoal, opte por pintar apenas uma das paredes dessa cor. Esta dica também se aplica ao papel de parede, caso pretenda utilizar;

 

Abuse da iluminação

A iluminação é um aspecto muito importante a ter em conta na decoração de espaços pequenos. Tente aproveitar ao máximo a luz natural utilizando cortinas transparentes e de cores claras para deixar passar a luz e engrandecer o espaço. Se não tiver abundância de luz natural, aposte em candeeiros de pé, de mesa ou luzes no tecto para criar um espaço luminoso e amplo;

 

mobiliario-multifuncional

Compre móveis multifuncionais

Quando não se tem muito espaço, o melhor é utilizar mobiliário que tenha várias funções. Opte por utilizar sofás-cama, camas com arrumação, bancos com arrumação ou poufs, que podem ser utilizados também para guardar objectos que não utiliza no seu dia-a-dia, livros, roupas, entre outros; prefira também mobiliário de cores claras, para dar mais amplitude ao espaço.

 

Invista num espelho

Utilize um espelho grande ou mobiliário espelhado para ajudar a reflectir a luz e para dar mais extensão à divisão. Uma mesa de sala espelhada é uma boa opção.

 

Mantenha tudo organizado

Um espaço pequeno com tudo desarrumado e à vista parece ainda mais pequeno! Por isso, tente manter tudo organizado e arrumado para poder ter mais espaço para se movimentar.

 

Se tiver estas sugestões em consideração no momento de decorar a sua sala ou quarto, verá que a sua casa se torna mais confortável e funcional. Dê asas à sua criatividade!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 19-04-2012

    @Eunice:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ficamos muito contentes que tenha gostado.
    Grande abraço e até breve.

  2. eunice
    14-04-2012

    Gostei dos artigos e dicas dadas pelas vossos colaboradores. Apresentam-nos dicas deversificadas e muito úteis.
    Gostei especialmente do artigo referente à decoração de pequenos espaços, da colaboradora Cátia Santos. Esta apresenta-nos dicas muito simples e de fácil concretização.

2 Trackbacks

  1. […] Se tem problemas de arrumação ou uma casa pequena, aproveite para ler o nosso artigo onde apresentamos várias dicas de como decorar espaços pequenos. […]

  2. […] Siga algumas dicas de como se sentir melhor no seu local de trabalho e saiba ainda as melhores dicas de como decorar espaços pequenos. […]