Como enfrentar uma entrevista e ser bem sucedido

Todos nós já tivemos de ir a uma entrevista de trabalho. Muitos de nós até já fomos a inúmeras , algumas delas bastante diferentes entre si. Mas há aspectos em comum que devemos ter em conta quando enfrentamos uma entrevista de emprego, para irmos bem preparados e sermos bem-sucedidos, neste mercado cada vez mais competitivo.

Preparação para uma entrevista de trabalho:

A preparação para uma entrevista é essencial.  Nunca deve ir a uma entrevista sem preparar algumas respostas para questões frequentes. Claro que depois deve adequar sempre a resposta, mas convém pensar antecipadamente em certos assuntos que podem ser abordados pelo entrevistador, para não se sentir desprevenido na altura.

 

As 20 perguntas mais frequentes numa entrevista de trabalho:

Seguem-se algumas das questões mais frequentes que podem surgir no contexto de uma entrevista de trabalho:

1- Fale-me um bocado sobre si.

2- Já conhecia a nossa empresa?

3- O que o levou a enviar o seu Curriculum Vitae?

4- Qual é a sua experiência nestas funções?

5- O que acha deste trabalho?

6- Qual é o seu à-vontade com certas ferramentas (word, excel, etc)?

7- Quais são os seus objectivos a curto e a longo prazo? Onde se imagina no futuro?

8- O que procura num emprego? Qual era o seu trabalho ideal?

9- Quais são os seus pontos fortes e fracos?

10- Porque tirou essa Licenciatura /estudou nessa área?

11- Qual foi a situação mais difícil que enfrentou no trabalho?

12- É capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

13- Qual foi o trabalho que mais gostou até hoje?

14- Já teve algum problema com um colega de trabalho? Como lidou com isso?

15- Como é a sua relação com os chefes? Alguma vez já teve problemas?

16- Porque acha que é a pessoa ideal para este lugar?

17- Fale-me um bocado em Inglês /Espanhol /Francês (consoante o caso).

18- O que faz nos tempos livres?

19- Porque saiu da(s) empresa(s) onde estava?

20- Quais são as suas expectativas salariais?

 

Se ainda não sabe como preparar um curriculum vitae, consulte o nosso artigo
sobre como criar um curriculum vitae correctamente.

 

Algumas destas questões podem, à primeira vista, não fazer muito sentido, mas a verdade é que muitas vezes são colocadas e é importante que se sinta preparado para responder.

Em qualquer resposta é fundamental ser conciso, directo e coerente: procure não divagar e dê exemplos concretos, evitando respostas demasiado curtas (Sim/Não). E claro, evidencie as suas principais capacidades e aptidões!

Seja qual for a questão, tenha em mente que um entrevistador procura sempre resposta a três perguntas fundamentais: Consegue realizar o trabalho? Quer realizar o trabalho? Conseguirá integrar-se?

 

Entrevista de trabalho / emprego

 

Ser pontual:

Chegar a horas a uma entrevista é a principal regra para começar de pé direito. Chegar atrasado pode causar má impressão ao entrevistador e dar a entender que tem o hábito de se atrasar em qualquer situação. Uma boa estratégia é ir ao local da entrevista antecipadamente para garantir que não há problemas com a deslocação. De qualquer forma, é sempre boa ideia chegar mais cedo do que a hora marcada, prevenindo imprevistos que possam ocorrer.

 

Pesquisar sobre a empresa a que se candidata:

Qualquer que seja a posição a que se candidatou, nunca deve deixar de fazer uma pequena pesquisa sobre a empresa: quando surgiu no mercado, em que área actua e quais os principais objectivos da companhia são os pontos fundamentais. Até porque vai demonstrar o seu interesse em colaborar com a empresa.

 

A sua aparência numa entrevista de trabalho:

Deve apresentar-se sempre de forma cuidada, uma vez que a primeira impressão causa sempre impacto. Por vezes não sabe se vai demasiado arranjado ou, pelo contrário, demasiado informal? Um truque para contornar este facto é procurar saber como se vestem os colaboradores naquela empresa, pesquisando na Internet ou passando perto do local de trabalho. Se não conseguir perceber, é sempre mais seguro ir bem-arranjado.

 

A confiança é muito importante:

O conceito mais importante numa entrevista talvez seja a auto-confiança. O entrevistador procura encontrar alguém confiante, seguro de si, ambicioso, empenhado e com uma boa auto-estima. Claro que não convém exagerar, ou pode dar a impressão de ser arrogante. Deve sempre sorrir e olhar o entrevistador nos olhos.

 

Controlar o nervosismo:

Uma entrevista de trabalho é uma situação que gera alguma ansiedade e nervosismo. Deve aprender a controlar os nervos, se quer mostrar o seu melhor. Primeiro, deve encarar essa sensação como algo natural. Depois, deve procurar relaxar na noite anterior à entrevista, realizando actividades que o ajudem a relaxar. E talvez o mais importante seja a respiração: se estiver muito nervoso, procure inspirar e expirar calmamente, várias vezes. Este exercício vai ajudá-lo a relaxar e só assim vai conseguir mostrar o que vale.

 

Entrevista de emprego / trabalho

 

O que deve evitar numa entrevista de trabalho:

Um aspecto que deve evitar é exagerar demasiado o Curriculum Vitae (e o mesmo acontece na entrevista), porque mais tarde vai ser muito fácil perceber que afinal exagerou e não tem assim tantos conhecimentos de línguas, informática, etc.

 

Coloque questões:

Fazer alguma questão no final da entrevista é sempre uma boa ideia, uma vez que demonstramos interesse pela empresa e pelo lugar que estão a oferecer. É de evitar assuntos relacionados com salários e regalias pois pode parecer que isso é o que mais lhe interessa. Mas perguntas sobre a função, a empresa ou o recrutamento são bem-vindas.

 

Lidar com imprevistos durante a entrevista:

Porque cada entrevista é diferente, podem sempre surgir questões que o apanham totalmente desprevenido, mesmo que se tenha preparado muito bem. O importante é manter a calma, pensar bem antes de responder e tentar responder àquilo que é pedido.

Se a entrevista não correr tão bem como queria, ou não for seleccionado, não desespere. Tente encarar como mais uma experiência e um desafio que conseguiu superar. Procure também perceber em que aspectos podia ter corrido melhor. Assim, da próxima vez, já se sente mais bem preparado e, um dia destes, vai ver que conquista o emprego que merece.

Tem alguma outra dica para partilhar com quem está à procura de trabalho?
Partilhe com os outros leitores as suas experiências sobre as suas entrevistas de trabalho!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

1 Trackback

  1. […] Como enfrentar uma entrevista e ser bem sucedido – Como aproveitar e fazer uma boa gestão do seu tempo livre – Como preparar um curriculum vitae […]