Benefícios de tirar umas mini-férias na Primavera

Correr de manhã para o trabalho, almoçar rapidamente para ter tempo de resolver assuntos pendentes, ir às compras depois do trabalho e chegar a tempo para preparar o jantar. Estas são apenas algumas das razões que demonstram a nossa necessidade de descansar e tirar umas mini férias para recarregar baterias e voltar com a energia redobrada!

Normalmente pensamos em tirar férias nos meses de Verão, Junho, Julho e Agosto, pois são os meses em que apetece passear e usufruir do sol, e porque é a altura em que a nossa família próxima e amigos costumam ter férias. Mas, e se conseguirmos tirar uma semaninha de férias nos meses de Primavera e aproveitar para relaxar e afastar o stress? Os benefícios são vários. E o tempo que nos separa até às férias do Verão irá parecer menor…

 

Benefícios das mini-férias

– Contribuir para um maior relaxamento e diminuição do stress da nossa vida quotidiana.

– Recuperar do desgaste físico e mental. Nem sempre dormimos o necessário ou temos tempo para fazer caminhadas e exercício físico, pelo que as férias são uma excelente altura para repensarmos o nosso bem-estar e iniciarmos uma actividade desportiva. O desporto também é uma excelente forma de relaxar a nível mental.

– Aumentar a nossa motivação no trabalho.

– Aumentar a nossa energia e consequentemente a nossa criatividade.

– Permitir a avaliação de certos aspectos da nossa vida que necessitam de reflexão e ponderação. As férias podem ser um momento ideal para pensar e tomar decisões.

 

duvida-indecisao

 

O que não fazer nas suas mini-férias

– Deixar para a última hora a escolha do que pretende fazer ou visitar nas férias. Pense antecipadamente nos locais a visitar ou nas actividades a desenvolver para não perder tempo escusadamente. A experiência de escolher com tempo o local das férias é já uma forma de evasão e de fuga à rotina diária.

– Ficar com peso na consciência por ter tirado férias. Todas as pessoas necessitam de férias para o seu bem-estar, mesmo que a sua actividade profissional exija muito do seu tempo. Reconhecer isso é indispensável.

– Levar assuntos do trabalho para as férias. Trate antecipadamente de assuntos pendentes, para não ter de os resolver ou pensar neles durante as férias.

 

O que fazer nas suas mini-férias

– Aproveite para conhecer novos sítios que há muito gostava de visitar. Faça uma lista dos lugares que lhe entusiasmam e actualize-a sempre que leia algo sobre um novo local.

– Se é amante da gastronomia, aproveite para experimentar os pratos e a doçaria local.

– Aproveite as férias para resolver assuntos pessoais pendentes que, com um horário de trabalho alargado, são difíceis de resolver.

– As férias são óptimas para estreitar laços familiares e rever amigos de longa data que há muito não vê. A alegria de os rever, o saber novidades das suas vidas e o relembrar bons velhos tempos, são algumas das razões que tornam as suas férias inesquecíveis.

Divertir-se. Os problemas não desaparecem se pensar neles a toda a hora. Se ainda não conseguiu encontrar a melhor solução para um determinado problema, dê tempo a si próprio para se relaxar e divertir e, depois das férias, quem sabe, estará com um novo ânimo para resolver e tomar a melhor decisão.

 

Aproveite para ler os nossos artigos sobre:

Guia completo sobre o stress e como o evitar
Como se sentir melhor no seu local de trabalho

 

ferias-culturais

 

7 Dicas para as suas mini-férias

 

1ª Aproveite os feriados

Se não consegue tirar muitos dias de férias ou pretende guardá-los para as férias de Verão, opte por tirar uns dias numa semana com feriados. No entanto, tendo em conta que são semanas com datas festivas, a antecedência das marcações deve ser maior.

 

2ª Opte pela cultura e/ou lazer

Quando começar a planear as suas mini-férias pense se prefere optar por umas férias culturais, de lazer ou uma mistura de ambas. A última opção pode ser a mais viável, principalmente se viajar com pessoas com interesses divergentes.

 

3ª Conheça melhor o seu país

Aproveite as mini-férias para conhecer melhor o seu país. Portugal possui sítios maravilhosos, a poucos quilómetros de distância, mais ou menos turísticos, e que nos permitem usufruir de várias actividades culturais, de lazer, de aventura e de relaxamento.

 

4ª Pratique algo de diferente

Sempre sonhou andar de kart ou jantar numa embarcação enquanto passeia pelo rio? As mini-férias podem ser uma boa altura para se aventurar e experimentar algo de diferente e que fique na memória.

 

5ª Faça férias com os amigos

Para além de ser extremamente divertido fazer férias com os amigos, pode também ser uma forma de equilibrar as despesas. Combine com o seu grupo de amigos, ou com um casal de amigos que habitualmente sai, e estabeleçam um plano de férias, bem como o plafond que estão disponíveis a gastar. Por exemplo, se optarem por viajar em apenas um carro, a despesa de gasolina e portagens ficará bem menor.

 

6ª Aproveite para usufruir da natureza

Se no Verão costuma usufruir da praia, aproveite a Primavera para relaxar e passear pelo campo. Descer o rio com os amigos, realizar peddy-papers, praticar ciclismo, fazer escalada, paintball… As alternativas são várias e desafiantes. Só tem de escolher.

Pode ainda optar por um hotel que combine o melhor de “dois mundos” e que, para além de estar situado no campo, tenha piscina interior aquecida e spa e comece a treinar para o Verão.

Actualmente existem vários sites que agregam promoções de lazer, nomeadamente de hotéis, e que enviam, para os emails cadastrados, promoções diárias e bastante vantajosas.

 

7ª Em alternativa opte por férias caseiras

Se não lhe apetece viajar, se pretende umas férias mais simples e até poupar algum dinheiro, que tal optar por umas férias caseiras? Aproveite para almoçar com os amigos, combinar uns serões em sua casa, ver os filmes e as séries de que gosta e que não têm tido tempo para ver e colocar a leitura em dia. No fundo, fazer o que mais gosta.

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.