4 regras de ouro de como tratar os seus animais de estimação

“Os animais são nossos amigos”. Sim, é uma frase feita, mas de tão verdadeira leva a outra reflexão: quem ama, cuida. E quem tem um amigo de quatro patas lá por casa sabe que são necessários alguns cuidados e alguma atenção para que eles estejam felizes.

Porém, muitas vezes os donos cometem o erro de os tratar como pessoas, dando-lhes alimentos e cuidados que estão muito longe do que realmente lhes faz bem. Deve dar banho ao seu cão ou ao seu gato? Os gatos e cães podem tomar leite? A comida caseira é saudável para os animais? Estas e outras questões neste artigo com quatro dicas muito importantes de como tratar e cuidar do seu animal de estimação.

 

Apesar de ser feito com amor, os cães e gatos têm necessidades próprias que devem ser respeitadas. Aqui deixamos quatro regras de ouro para que o seu animal de estimação possa ter uma vida feliz:

 

Prepare a casa e os espaços exteriores para a chegada do seu animal:

Os cães, e em especial os cachorros, são animais bastante curiosos e que vêm o mundo que os rodeia como um grande parque de diversões. Por isso mesmo, não têm noção do perigo nem do que devem ou não ingerir. Se perguntar ao seu veterinário, ele lhe dirá, rapidamente e de cabeça, uma lista bem incrível de objectos que eles ingerem, desde bolas até facas, e que têm que ser removidos cirurgicamente! Por isso mesmo, é importante limpar o espaço onde eles circulam de objectos potencialmente digeríveis.

Já em relação aos gatos, o mais importante é ter atenção aos cordéis, elásticos e tirinhas. Não resistem a estes objectos e engolem quantidades incríveis. Resultado: os cordéis, por exemplo, podem enrolar-se nos intestinos e ser fatal.

 

gatos-nao-podem-beber-leite

 

Não dê leite aos seus animais!

Quando os animais de estimação são bebés, os donos têm uma grande tendência para lhes dar leite. É um instinto humano normal e que revela carinho e bem cuidar. Porém, é um acto bastante prejudicial para o animal. Em primeiro lugar, é importante referir que os gatos e os cães não têm a enzima que permite digerir o leite de vaca. Não o mata, mas deixa-o debilitado e provoca diarreias violentas.

E nos gatos do sexo masculino é ainda pior, porque provoca cristais no trato urinário. Portanto, o melhor é mesmo dar comida para animais de estimação fabricada especialmente para eles. O que nos leva à próxima regra de ouro…

 

Outros artigos que poderão ser muito úteis:

Como ajudar os seus animais de estimação em caso de emergência
Dicas de como utilizar o elevador em segurança

 

Não dê comida caseira!

Felizmente, este é um daqueles hábitos que está a perder força na nova geração. A nossa comida não é a melhor para o animal de estimação. Mesmo que eles salivem enquanto cozinhe ou lhe lance o olhar de pedinte – algo em que os animais de pequeno porte são especialistas! – resista para o bem do seu animal. Eles têm muita dificuldade em digerir as gorduras da carne, por exemplo, ou restos ricos em gorduras, o que provoca inflamação do pâncreas, uma doença que pode ser fatal.

 

cao-tomar-banho-duche

 

Dê banho aos seus animais, mesmo aos gatos!

A ideia de que os animais de estimação não precisam de tomar banho é completamente errada! No entanto, as necessidades deles não são iguais às nossas, o que significa que não precisam, nem devem, tomar banho todos os dias.

No caso dos cães, por exemplo, eles podem necessitar de tomar banho apenas uma vez por mês ou, no caso de ganhar mais óleo ou sujidade, uma vez por semana.

E mesmo os gatos necessitam de um banho volta e meia, em especial se os seus donos forem alérgicos à crosta que o pêlo solta. Terá que ter alguns cuidados e é aconselhável que corte as unhas primeiro. Prepare um banho quente e comece a molhar-lhe as patinhas e depois o resto do corpo. E, se não atirar água para o focinho, verá que o seu gato até vai gostar do banho!

 

Tem outras dicas que queira partilhar, sobre como cuidar dos tão especiais animais de estimação? Partilhe-as com todos nós!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 19-04-2012

    @Thais
    Ainda bem que gostou do nosso artigo.
    Grande abraço e obrigado pela sua participação.

  2. thais
    16-04-2012

    otimas dicas!!

3 Trackbacks

  1. […] – Está preparado para adotar um animal de estimação? – Aprenda como ajudar o seu animal de estimação em caso de emergência – As 4 regras principais de como cuidar dos seus animais de estimação […]

  2. […] Conheça as 4 regras de ouro de como tratar os seus animais de estimação. […]

  3. […] a leitura do artigo onde falamos sobre algumas dicas importantes de como tratar os seus animais de estimação. Sugerimos ainda que consulte o artigo que fala como ajudar os seus animais de estimação em caso […]