Como prevenir, tratar e diagnosticar a celulite

A celulite é um problema que afecta quase todas as mulheres, sejam elas magras ou mais gordas, novas ou mais velhas. Todas nós já sofremos com este mal. Neste artigo, vamos falar sobre o que é afinal a celulite, como pode preveni-la e livrar-se finalmente deste problema inestético.

O que é a celulite?

A celulite é uma acumulação de gordura nos adipócitos, resultante de um processo inflamatório que ocorre na camada mais profunda da pele. Surgem então bolsas de gordura que se acumulam por baixo da pele – as chamadas covas – principalmente nas coxas, nádegas e abdómen. A pele com aspecto “casca de laranja” atinge 8 em cada 10 mulheres, manifesta-se logo após a adolescência e é uma patologia quase exclusiva das mulheres.

 

Pernas com celulite

Como fazer o diagnóstico da celulite?

O dermatologista é o médico mais indicado para fazer o diagnóstico deste problema. Contudo, a celulite pode ser classificada por graus de intensidade, consoante a sua aparência:

Grau 0: Sem irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões;

Grau 1: Sem irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao beliscar a pele surgem as ondulações, covinhas e depressões;

Grau 2: As irregularidades na pele são visíveis quando está de pé, mas não deitado;

Grau 3: Ondulações, covinhas e irregularidades são observáveis estando de pé ou deitado.

 

Quais são as principais as causas da celulite?

Entre as principais causas para ter celulite estão a predisposição genética, sedentarismo, problemas hormonais, alimentação desequilibrada (excesso de doces, fritos e gorduras), níveis de stress elevados, ingestão insuficiente de água, consumo de tabaco e álcool, excesso de peso e má circulação.

Assim se explica que a celulite não seja um problema exclusivo de pessoas com excesso de peso. Claro que uma pessoa com mais músculo e menos gordura terá menos tendência a ter celulite do que alguém na situação contrária.

 

Como posso prevenir a celulite?

Em primeiro lugar, é fundamental adoptar um estilo de vida saudável, praticar exercício físico regular, ter uma alimentação rica em vegetais, carnes magras e peixe, com pouco sal, cafeína e gorduras saturadas; beber muita água e evitar o tabaco e a poluição.

 

Outras dicas que ajudam a prevenir e a reduzir a celulite são:

– Não usar meias ou botas apertadas e saltos altos;

– Evitar roupa apertada, principalmente na cintura (jeans);

Deslocar-se a pé, sempre que for possível;

– Evitar ficar sentada ou de pé durante muito tempo;

– Realizar exercícios físicos aeróbicos, tais como caminhadas, dança, natação ou bicicleta;

Evitar o elevador, preferindo sempre as escadas;

– Aplicar duas vezes ao dia um creme anti-celulítico com uma massagem vigorosa e com movimentos ascendentes, de forma a estimular a circulação;

– No final do duche, passar água fria nas pernas.

 

Artigos que poderão ser úteis:

– Dicas naturais de como reduzir o colesterol
– Como controlar a vontade de comer doces
Como somar as calorias dos alimentos durante a dieta?

 

corpo sem celulite

 

Como tratar a celulite?

Existem vários tratamentos no mercado que visam eliminar ou diminuir a inestética celulite, entre eles incluem-se  a mesoterapia, lipoaspiração, radiofrequência, drenagem linfática, massagens e tratamentos com algas. Um profissional especializado é a pessoa mais indicada para fazer o diagnóstico correcto e recomendar o tratamento mais adequado a cada caso.

Além disso, pode sempre recorrer aos cremes anti-celulíticos, que funcionam como um aliado da boa alimentação e do exercício físico, uma vez que podem ajudar a tonificar a pele, dando-lhe um aspecto mais liso e promovendo a eliminação das gorduras localizadas. Os cremes ricos em cafeína, algas, menta, centelha asiática e cacau são os mais eficazes para combater este problema. Idealmente estes produtos devem ser aplicados todas as manhãs e todas as noites, através de uma massagem que estimule a circulação sanguínea e a drenagem linfática.

Lembre-se que quanto mais rápido agir contra a celulite mais fácil será conseguir eliminá-la e prevenir que evolua para um estado mais avançado.

 

E a leitora sofre com este problema? Que outras dicas conhece que queira partilhar?

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

3 Trackbacks

  1. […] Tudo o que deve saber sobre o stress e como o evitar – Como evitar, tratar e diagnosticar a celulite – Algumas dicas de como tratar e prevenir as estrias – Doenças reumáticas – O que são e […]

  2. […] dicas de como ficar em forma para o Verão – Dicas para controlar a vontade de comer doces – Como prevenir e tratar a celulite – Dicas naturais para reduzir o […]

  3. […] – 5 dicas de como controlar a vontade de comer doces – Dicas naturais para reduzir o colesterol  – Como prevenir, tratar e diagnosticar a celulite – Algumas dicas para perder e tonificar a […]