Algumas dicas naturais para a gastrite

Neste artigo vamos explicar o que é a gastrite, quais os sintomas e quais os alimentos aconselhados e os alimentos que se devem evitar.

A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica, uma membrana que reveste as paredes do estômago e na qual se encontram todas as glândulas gástricas, que se encarregam de elaborar o suco gástrico.

O estômago é um dos órgãos vitais do ser humano, pois encarrega-se de alojar os alimentos que recebe e transformá-los, com a ajuda do suco gástrico, em substâncias assimiláveis pelos intestinos.

A gastrite pode ser manifestada de duas formas: gastrite aguda e gastrite crónica. A gastrite afeta o bom funcionamento do estômago e dá lugar a problemas que dificultam, durante um período de tempo, a normal vida quotidiana, afetando diretamente a alimentação.
 

Quais os sintomas da gastrite?

Sintomas como perda de apetite, náuseas, ligeira expulsão de muco (sobretudo de manhã), sede excessiva, gosto amargo na boca, são características de quem sofre de gastrite. É muito comum após as refeições a pessoa sentir-se pesada, entorpecida, mal disposta, com dores de cabeça e excesso de fadiga. Em casos mais graves poderão ocorrer dores fortes no estômago.

O consumo de álcool e tabaco, as refeições tomadas à pressa e os alimentos engolidos sem mastigar, assim como os excessos de chá, café ou hidratos de carbono, o pão, os bolos e as compotas, são fatores agravantes. A ansiedade também agrava o problema.

A gastrite não é necessariamente um percursor de uma ulcera.

 

Quais os alimentos aconselhados e quais os alimentos que devemos evitar:

Deve evitar-se os condimentos irritantes, as frituras, as gorduras, os refrigerantes, o álcool, o café, o pepino, bolos, feijão, laranjas, cebola, vinagre e deixe de fumar.

Deve comer cenouras, couves, marmelos, funcho, figos, alface, maças e batatas.

 

As refeições devem acontecer em horários regulares, num ambiente tranquilo. Deve mastigar-se bem os alimentos para que o trabalho do estômago seja facilitado. Entre as refeições deve beber-se água.

  

cha-de-espinheira-santa-planta-medicinal

  

Outros artigos que poderão ser do seu interesse:

Qual o melhor tratamento para combater a azia
– Causas, sintomas e tratamento do intestino preso, obstipação ou prisão de ventre
Saiba tudo sobre as dores no estômago
Os benefícios da planta da camomila

 

Algumas dicas caseiras para a gastrite:

Sumo de melão: Durante quatro dias em uma semana, substitua o jantar por sumo de melão (puro e sem açúcar), triturar as sementes e misturar com água e mel. Beber três chávenas por dia.

Sumo de couve: Durante uma semana tomar sumo de couve em jejum.

Sessões de Geoterapia: Compressa de argila na região do ventre, com duração de duas horas.

Sessões de hidroterapia: Compressa quente sobre o estômago com chá de camomila (80 g para um litro de água)

Chá para a gastrite: Fazer chá de Espinheira Santa, coloque as folhas na água depois de fervida e abafe por dez minutos. Coe e beba duas chávenas antes das refeições.

 

Importante:

Nunca adicione açúcar nos chás para a gastrite, pois o açúcar pode piorar o problema.

 

Sabe outras dicas para ajudar a tratar a gastrite? Partilhe-as e ajude os outros leitores.

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

3 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    29-03-2014

    @Conceicao:
    Ficamos felizes por continuar ajudando todos vocês.
    Muito obrigado pelo seu comentário e até uma próxima visita.

  2. Conceicao
    02-01-2014

    Foi em uma puesquisa que encontrei este site. Ele ‘e ‘otimo, fiquei horas lendo, pois sao asuntos muito interessantes. Obrigada.

  3. 12-05-2012

1 Trackback

  1. […] Como complemento, recomendamos a leitura do artigo sobre quais os melhores tratamentos para combater a azia e ainda o artigo que falamos sobre os sintomas, causas e tratamento do intestino preso e obstipação. Se costuma ter problemas de gastrite, recomendamos que leia o nosso artigo com algumas dicas naturais para tratar o problema da gastrite. […]