Como fazer uma pequena horta em casa

Uma pequena horta em casa pode ser uma grande ideia e mesmo um pequeno sonho para muitas pessoas – e acredite que não é assim tão difícil tornar-se uma realidade. Mesmo se acha que tem falta de espaço em casa ou pouco tempo disponível para se dedicar a uma horta, não se desmotive já. A verdade é que atualmente existem diversas opções que lhe permitem trazer um pouco mais do campo até à sua casa – mesmo que viva no meio de uma grande cidade.

Quando falamos de uma pequena horta em casa não nos referimos nem a um jardim nem tão pouco a um quintal, mas sim a espaços reduzidos e cantos muitas vezes pouco aproveitados que podem tornar-se pequenas mas interessantes hortas. Por isso, mesmo que viva num apartamento citadino e se sinta longe da natureza e desligado da agricultura, é bem possível criar, cuidar e tirar proveito de uma horta caseira.

 

Outros artigos que poderão lhe interessar:

– Como fazer produtos de limpeza com produtos caseiros
Dicas para eliminar os maus cheiros em casa

 

Benefícios de ter uma horta em casa

Antes de mais, existem alguns benefícios diretos que nos lembramos logo à partida: ter à mão alguns produtos muito saudáveis que se podem tornar uma excelente alternativa para as suas refeições diárias. Desta forma, consegue poupar algum dinheiro em bens alimentares e ao mesmo tempo terá a certeza que fornece à sua família produtos saborosos e de qualidade.

Porém os benefícios vão muito além disso: manter uma horta pode ser bastante relaxante e recompensador. Esta é uma forma de fugir um pouco à rotina do dia a dia e ganhar um maior contacto com a natureza. No fundo, ter uma horta em casa é um pouco como  regressar também às origens, ou seja, mexer na terra e contemplar as diferentes etapas da vida.

Por outro lado, manter uma horta não tem de ser necessariamente uma tarefa individual: pode até ser uma boa oportunidade para juntar os vários elementos da família e trabalhar em equipa. Mostrar aos mais novos de onde vêm estes alimentos e incentivá-los a participar poderá ser um dos maiores benefícios desta atividade caseira. Até porque hoje em dia nem sempre as crianças têm uma ligação próxima com a natureza e esta é uma forma simples e divertida de inverter a situação, aumentando também a consciência ecológica de todos.

 

Horta em casa

 

Onde plantar

Se tiver uma varanda ou um terraço, estes podem ser excelentes locais para a sua horta por serem espaços exteriores – mesmo que possuam dimensões muito reduzidas. Caso contrário, escolha um local dentro de casa como uma parede de uma cozinha, um canto na sala, uma zona comum do prédio, etc. O essencial é que seja um local que receba sol durante algumas horas por dia mas que não apanhe muito vento.

Consoante o local que escolher, terá à sua disposição diversas opções desde os simples vasos e floreiras a estruturas modulares verticais. Estas últimas soluções mais modernas são bastante práticas e permitem aproveitar pequenos espaços; além disso elas possuem um grande efeito decorativo e embelezam o interior da sua casa, revestindo paredes com tons verdes que enchem de vida o seu lar. Experimente na sua cozinha, sala ou outra divisão e consiga simultaneamente uma decoração original.

 

horta-em-casa-hora-caseira

 

O que plantar

A oferta é ampla. Consoante o espaço disponível e também as suas preferências, poderá optar por diversos temperos e ervas aromáticas, folhas para infusões, hortícolas de pequenas dimensões, frutos, etc. Como exemplo: alecrim, alface, coentros, erva-cidreira, hortelã, manjericão, morangos, oregãos, pepino, rúcula, salsa, tomate cereja e muito mais.

 

Pequenos mas importantes conselhos

Dependendo do que escolher plantar, irá precisar de tomar diferentes cuidados. Nada melhor do que aprofundar os seus conhecimentos relativamente às suas escolhas através de livros ou mesmo acedendo à internet. Desta forma, estará de certo bem mais preparado para manter a sua pequena horta saudável e bonita.

 

De qualquer forma existem algumas questões gerais que se devem ter sempre em atenção:

  • Tenha em mente que regar demais pode ser tão fatal como não regar
  • Verifique se a terra se mantém algo húmida para nunca a deixar secar – ela deve apresentar uma textura fofa e não um aspeto endurecido.
  • Os melhores momentos para regar e cuidar das plantas são logo de manhã ou no final da tarde
  • Para transplantar tente fugir dos dias de maior calor e procure fazer esta tarefa em alturas mais frescas.

 

horta-em-casa-disposicao-vertical

 

De resto apenas irá precisar de alguma paciência mas principalmente dedicação e paixão pelo seu plantio. Já sabe que a falta de tempo e de espaço não têm de ser barreiras ao seu sonho de ter uma pequena horta na sua própria casa.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

14 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 19-05-2015

    @eliana:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. eliana
    20-09-2014

    Gostei muito me ajudou bastante,mais ainda tenho duvida.pq sou novata desse assunto.mais msm assim obrigado

  3. Ricardo Miguel
    09-05-2013

    @Patrícia Barreto:
    Desde já muito obrigado pela sua participação.
    Caso tenha ficado com alguma dúvida disponha sempre.
    Obrigado pela sua participação e até breve.

  4. PATRICIA BARRETTO
    02-04-2013

    OLÁ! GOSTARIA DE SABER MAIS, POIS COMECEI MINHA HORTA ESTA SEMANA. GOSTEI MUITO DO SITE.
    BJS!

  5. 31-01-2013

    @Lucília Bernardes:
    Ainda bem que gostou das nossas ideias e esperamos que consiga fazer a sua pequena horta em casa.
    Abraço e até uma próxima visita.

  6. luciliabernardes
    10-12-2012

    Amei este tipo de horta quero tentar fazer…

  7. 19-09-2012

    @Darcylene:
    Ficamos felizes que tenha gostado da ideia.
    Partilhe conosco como foi ter feito uma hortinha em sua casa.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  8. 19-09-2012

    @Sheila:
    Poderá sempre experimentar fazer a sua horta, mesmo que não haja grande abundância de sol, já que a luz também é importante.
    Para colher qualquer planta, deixe que esta esteja suficientemente desenvolvida e só depois deverá começar a colher.
    É também importante retirar pequenos pedaços (de fora para dentro), de forma a dar tempo para a planta crescer.
    Evite também puxar com força as partes que vai colher, de forma a não danificar a planta.
    Esperamos ter ajudado. Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  9. 19-09-2012

    @Eliane Goto:
    Ficamos contentes que tenha gostado das nossas dicas.
    Boa sorte com a sua horta e partilhe depois conosco como correu.
    Abraço e até breve!

  10. eliane goto
    17-09-2012

    Aamei as dicas,eu adoro ervas vou fazer a minha horta agora mesmo !

  11. 27-08-2012

    Ola amei a ideia, ha muito tempo que venho pensando em fazer uma horta, so queria que me tirasse uma duvida por favor, pega muito pouco ou quase nada de sol, valeria a pena fazer uma horta pequena? outro por exemplo salsa e coentro quando compramos vem com a raiz e quando colhemos temos que tirar pela raiz se for tem que replantar ou nasce por si so tipo eles mesmo se repodruz , parece uma pergunta boba mas me tira esta duvida obrigada, e mais uma vez adorei todas as ideias. abraco sheila

  12. darcylene mourão fer
    26-08-2012

    adorei a ideia e já comecei emgarrafas pets e vasinhos que ganho dos aniversarios que vou.

  13. 06-07-2012

    @Ercila Vieira:
    Ficamos muito contentes que tenha gostado das nossas dicas! Abraço e até uma próxima visita!

  14. ercila vieira
    19-06-2012

    Boa noite.

    Agradeço as dicas que me são enviadas.

    São ótimas e fáceis de fazer.

    Um bem haja

    Ercila

6 Trackbacks

  1. […] Como ter uma pequena horta em sua casa – Aprenda várias dicas de como guardar e conservar os alimentos – Saiba como organizar e arrumar a […]

  2. […] – Conheça várias dicas para proteger a sua casa dos ladrões – Vai mudar de casa? Conheça estas dicas! – Como decorar e organizar a sua casa sem furar as paredes – Aprenda a fazer uma pequena horta dentro da sua casa […]

  3. […] para ler os artigos onde ensinamos alguns truques de como fazer e manter uma pequena horta em sua casa e ainda como plantar e cuidar das ervas […]

  4. […] Imagem daqui […]

  5. […] como ter uma pequena horta em sua casa e saiba ainda como plantar e tratar das ervas […]

  6. […] As ervas aromáticas permitem dar um sabor e paladar especial em pratos de carne, peixe, saladas e em praticamente todos os pratos. Além do mais, também já aqui falámos sobre a importância para a saúde de usar ervas aromáticas. Mas, mais importante do que ter as floreiras mais bonitas ou as soluções estéticas ideais para ter o seu jardim em casa, é necessário saber quando plantar as ervas alimentares e aromáticas e como as cuidar e tratar, para que permaneçam bonitas e em saudáveis. Porque as plantas não são todas iguais merecem um cuidado especifico e especial para cada uma delas. Siga ainda os nossos conselhos de como ter uma pequena horta em sua casa. […]