Alimentação na Gravidez e como evitar a toxoplasmose

Chegou a grande notícia: está gravida! Mas com esta boa nova surgem as dúvidas e as inquietações sobre o que comer e o que evitar comer durante a gravidez. Importa sobretudo informar-se sobre os riscos de ingerir determinados alimentos, enquanto aguarda a consulta com o seu médico. Neste artigo iremos abordar os cuidados alimentares que deve ter durante a gravidez, para que não contraia toxoplasmose, que pode ser fatal para a nova vida dentro de si.

Aquando da sua primeira consulta de ginecologia ser-lhe-ão pedidas análises para detectar o seu estado clínico, bem como a sua imunidade à toxoplasmose. Se não for imune, o cuidado tem de ser redobrado, no entanto, se for imune a atenção não deve ser, contudo, descurada.

 

O que é a toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário denominado Toxoplasma gondii. Este protozoário pode ser encontrado em animais de estimação, especialmente em gatos, e em animais de produção, como por exemplo bovinos, suínos e aves.

É extremamente importante ter atenção à possível presença de toxoplasmose, porque a infecção durante a gravidez acarreta, quase sempre, abortos e malformações em fetos. Se anteriormente já contraiu toxoplasmose ficará, em princípio, imune a este parasita. Contudo, apesar da imunidade, aquando de uma gravidez, os cuidados alimentares não devem ser deixados à margem.

 

gravidez-alimentos-alimentacao

 

 

Posso já ter tido toxoplasmose sem ter conhecimento?

Sim. Até porque a maioria das pessoas não apresenta sintomas.

 

Quais são os principais sintomas de toxoplasmose?

  • Febre;
  • Cansaço;
  • Dores e manchas no corpo;
  • Dificuldades de visão e cegueira.

 

Como se adquire a infecção por toxoplasmose?

Principalmente por 3 vias:

– Manuseamento de terra com excrementos de gato;

– Ingestão de alimentos contaminados por terra, como por exemplo saladas e legumes crus;

– Ingestão de carne crua ou mal cozida.

 

gravidez-toxoplasmose-horta-terra

 

Como prevenir a toxoplasmose?

– Evite o contacto com terra com possíveis fezes de animais, especialmente de gatos. Se gostar de jardinagem, utilize sempre luvas.

– Não coma carne mal passada, incluindo presunto, chouriço ou fiambre fumado (opte pelo fiambre de peru ou frango cozido no forno).

– Quando manusear carne crua, use luvas e proteja as mãos, olhos e mucosas.

– Não coma saladas mal lavadas (existem produtos próprios para lavar saladas de modo a eliminar bactérias). E o melhor mesmo será evitar consumir saladas fora de sua casa.

– Os vegetais e as frutas devem ser igualmente bem lavados. Os vegetais devem ser cozinhados e à fruta, deve ser retirada a casca. Por causa desta recomendação, os médicos sugerem que se evite fruta cuja casca não pode ser retirada, como os morangos e as cerejas.

 

Nota: Apesar de seguir estas recomendações, deverá falar com o seu médico e perguntar-lhe se deve acrescentar outros cuidados alimentares.

 

Que achou das nossas dicas? Tem mais alguma para acrescentar? Para a semana falaremos de mais aspectos importantes da alimentação da grávida: os alimentos a consumir diariamente e o que deve evitar.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 Trackbacks

  1. […] Já aqui falámos de alguns conselhos muito importantes para a gravidez. Sugerimos que leia qual a melhor alimentação que deve seguir enquanto está grávida, o que deve comer e o que não deve comer durante a gravidez e ainda como diagnosticar e tratar a […]

  2. por O que é a diabetes gestacional | Dicas Caseiras em 18-10-2012 às 10:40 AM

    […] O que é a diabetes melitus? – O que comer e não comer durante a gravidez – Alimentação na gravidez e como evitar a taxoplasmose – 10 super alimentos para a sua dieta e […]

  3. […] Alimentação durante a gravidez e como evitar a toxoplasmose – O que comer e não comer durante a […]

  4. […] além dos cuidados alimentares que as mulheres grávidas devem ter devido à possível infecção por toxoplasmose, existem muitos outros que não se devem […]