Como cuidar dos seus pés de uma forma natural

Os pés transportam-nos e suportam-nos, mas costumamos ser os mais infelizes no momento de lhes proporcionarmos cuidados. Neste artigo vamos ensinar-lhe algumas dicas de como cuidar os seus pés de uma forma natural, simples e barata.

A principal causa dos problemas de pés são o calçado apertado, pontiagudo ou com salto demasiado alto. A falta de higiene, de hidratação e de alguns cuidados básicos, podem fazer com que os seus pés fiquem prejudicados. Saiba de seguida algumas dicas naturais para tratar dos seus pés.

Já aqui falámos sobre algumas dicas para as dores nos pés e há poucos dias abordámos um artigo sobre como tratar o suor nas mãos e nos pés. Leia esses artigos como complemento a este mesmo artigo:

Dicas para as dores nos pés
Como tratar o problema do suor nas mãos e nos pés

 

banho para os pés, hidratação, limpeza, higiene

 

Banho de pés rápido

Para o alívio dos seus pés, mergulhe-os durante 5 a 10 minutos em água quente, à qual terá adicionado uma infusão de flores de alfazema, salva e alecrim, com o fim de os descontrair, tonificar e prevenir a transpiração excessiva.

 

Estimulação da circulação sanguínea

Deve alternar um minuto de banho dos pés em água fria e dois minutos em água quente. Pode adicionar umas gotas de óleo de limão e hortelã-pimenta.

 

Pedicura

Depois do banho de pés, deve eliminar as peles endurecidas do dedo grande ou do calcanhar com a ajuda de uma lima ou lâmina especial. Corte as unhas em linha reta para evitar que encravem e lime-as com uma lima fina. Quanto aos calos, se forem superficiais aplique uma pedra-pomes, se não o forem, aplique um creme mentolado e cubra-os com uma ligadura. Há que ter cuidado com os remédios comerciais contra os calos à base de ácido salicílico, pois a maioria acaba por formar ulceras.

Tratamento do mau odor nos pés - limpeza e higiene

Tratamento do mau-odor

Pode aplicar limão e deixar secar os pés ao ar, ou dissolver um pouco de permanganato num recipiente com água e demolhar os pés nele.

 

Banho desodorizante de pés

Ingredientes:

6 colheres de alecrim; 2 colheres de menta, duas colheres de angélica; 2 colheres de bagas de zimbro; 1 litro de água a ferver

Deite todos os ingredientes na água a ferver, tape e deixe repousar uma hora. Coe e coloque no frigorifico. Adicione ¼ de litro deste liquido à água morna e mergulhe nela os pés durante 15-20 minutos. Por fim, seque os pés e aplique uma colónia.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

1 Trackback

  1. […] nos pés, inclusive o mau cheiro (chulé). Recomendamos a leitura deste artigo em que ensinamos a cuidar dos seus pés com produtos naturais e ainda outro em que apresentamos várias dicas para se livrar das dores nos […]