Como evitar e como tratar um escaldão de sol

Neste artigo do Dicas Caseiras damos-lhe algumas dicas sobre como evitar escaldões em tempo de praia para manter a sua pele saudável no Verão e prevenir o aparecimento de problemas de saúde e também algumas dicas sobre como cuidar de um escaldão, caso não chegue a tempo de o evitar!

Em primeiro lugar, o que é um escaldão?

Muitas vezes não nos apercebemos mas, com a vontade de nos livrarmos da pele branca o mais rapidamente possível, passamos horas na toalha ao sol e descuramos os cuidados que deveríamos ter para proteger a nossa pele das radiações solares. Quando damos por isso, a vermelhidão e o desconforto já se instalaram, juntamente com ardor e dores de cabeça, em alguns casos. Esta situação já é por si só muito grave, mas poderá ser mais grave, uma vez que pode levar ao aparecimento de cancro de pele, cada vez mais associado ao aumento dos níveis de radiação solar.

Não se esqueça de ler o nosso artigo sobre a importância e as vantagens de apanhar sol

Como evitar um escaldão?

Evite a exposição solar entre as 11h e as 17h: evitar a exposição solar nas horas de maior calor é uma maneira eficaz de evitar o aparecimento de um escaldão, uma vez que a pele não está sujeita aos níveis mais elevados de radiação solar e, consequentemente, não absorve quantidades muito elevadas de radiações prejudiciais.

Utilize um protetor solar adequado ao seu tom e tipo de pele: deverá utilizar um protetor solar com um fator de proteção elevado e que seja adequado ao seu tom e tipo de pele para que proteja devidamente a sua pele. Não se esqueça de que o protetor deverá ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição solar, para que possa atuar em pleno. Deve ir colocando protetor solar ao longo do dia, uma vez que colocar protetor solar uma única vez não mantém a sua pele protegida!

Utilize chapéu: o chapéu é um acessório importante para proteger a pele do rosto, uma vez que não permite a incidência direta dos raios.

Beba bastante água: sempre que estiver exposta ao sol, é importante que beba bastante água para não correr o risco de desidratar.

 

praia-protector-solar-bronzeado-queimadura-escaldao

No caso dos escaldões, a prevenção é muito importante e pode ser vital para prevenir o aparecimento de problemas de saúde graves. No entanto, se tiver descurado estas dicas e apanhar um escaldão, o Dicas Caseiras dá-lhe também algumas sugestões para cuidar da pele afetada.

3 dicas de como tratar e cuidar de um escaldão

Evite a exposição solar: nos dias a seguir ao aparecimento do escaldão, deve abster-se de ir à praia e evitar qualquer exposição solar, para não danificar ainda mais a pele e o escaldão não evoluir para uma queimadura grave.

Duche de água fria ou tépida: se tem um escaldão, a sua pele não irá aguentar água quente, pelo que deverá tomar um duche de água fria ou tépida para aliviar o ardor e a sensação de pele queimada.

Hidrate a pele: uma vez que a pele se encontra muito sensível devido à forte exposição solar, é extremamente importante hidratar a pele para que esta consiga regenerar-se e ficar novamente saudável. Use e abuse do aloé vera, cujas propriedades são ótimas para refrescar a pele e aliviar a dor.

Para além destas três dicas, lembre-se que convém utilizar roupas fluidas e pouco apertadas, para não causar qualquer incómodo e deixar a pele respirar naturalmente. Não se esqueça, mais vale prevenir do que remediar!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 24-07-2012

    @Hugo:
    Ainda bem que aprendeu com os erros! Todo o cuidado é pouco com a nossa pele!
    Tente não voltar a cometer os mesmos erros e proteja-se contra os perigos do sol.
    Abraço e até uma próxima visita.

  2. hugo
    23-07-2012

    fui a praia ontem e nao usei protetor e tive o dia todo ao sol e pensava k por nao estar la muito calor nao ia apanhar um escaldao grave ao menos ja sabia k ia apanhar um pequeno escaldao e fiquei afetado e de uma maneira que nunca pensei , mas o grande problema sao os raios uva/uvb. este e dos piores escaldoes que tive e so tive de barriga para cima o tempo todo e o menos mal e que nao apanhei nas costas senao ainda estava pior , mesmo assim so fiquei mesmo muito quemado no peito e nas pernas e mesmo assim tou palido nao consigo andar e muito mal disposto .
    agora com isto e que aprendi a liçao , apartir de agora e sempre protetor solar em todo o corpo e com fator 50 e aplicar de 2 em 2 horas e beber muita agua .
    como se diz e com os erros que se aprende .

  3. 23-07-2012

    @Alexandre K.:
    Muito obrigado pelo seu comentário. De facto, pelas pesquisas que fiz, existem pessoas que passam maizena nas partes queimadas, obtendo bons resultados.
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  4. Alexndre K.
    16-07-2012

    Sempre uso, e com sucesso, a seguinte formula: Após um banho normal, passe com abundancia, Maizena (a original) nas partes queimadas. Ao deitar-se outra camada generosa. Ao acordar, as marcas não vão sumir, mas não sente-se o incomodo da ardência. E não têm contraindicação.

3 Trackbacks

  1. […] Apresentado como um dos alimentos mais famosos na Medicina Tradicional Chinesa, a raiz de gengibre pode ser consumida como chá, fervendo-a, ou adicionada à comida. O gengibre tem demonstrado propriedades anti-inflamatórias e anti-virais e ajuda a combater náuseas e problemas digestivos. Pode ser usado para tratar enxaquecas, dores de dentes, reumatismo, tosse, infecções do tracto respiratório, dores de estômago e queimaduras. […]

  2. […] dicas de como ficar em forma para o verão – Truques para poupar dinheiro em tempos de crise – Como evitar e tratar um escaldão solar – Qual o protector solar indicado para […]

  3. […] no último artigo sobre como deve evitar um escaldão solar e como tratá-lo, caso tenha se excedido na exposição ao sol. No artigo de hoje vamos abordar que cuidados deve […]