Como organizar a sua vida com o programa dos 5 S

De certeza que já teve momentos em que sente que a sua vida é uma desorganização total. Pois bem, o Programa dos 5s vai ajudar a melhorar o seu nível de organização pessoal. Basta colocá-lo em prática!

O que é o Programa dos 5s?

O Programa dos 5s é um programa que se baseia na continuidade. Ele tem apenas um início, sendo a sua tarefa apenas não deixar que de modo algum ele tenha um fim… já vai perceber o porquê.

Este Programa é uma série de ações que o vão ajudar na sua vida. O nome provém de cinco palavras japonesas iniciadas pela letra “s” e teve as suas origens na década de 60, no Japão.

As cinco palavras são:  Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Estes cinco sensos são a base para uma rotina diária eficiente.

 

Seiri (senso de utilização)

» Separar as coisas necessárias das coisas desnecessárias

Aplique Seiri na sua casa e no seu local de trabalho. Aplicar Seiri significa ter senso de utilização sempre presente na sua mente. Quando nas suas arrumações disser esta frase: “Acho que um dia vou precisar disto…”, deite fora o objeto em questão, pois você não o utilizará.

A roupa que já não usa ou que por impulso a comprou e nunca usou, poderá aliviar o frio de uma pessoa sem-abrigo. Os livros antigos que já não lê poderão ser do agrado de outra pessoa que nunca os leu.

Comece a eliminar papéis que apenas ocupam espaço, incluindo revistas e jornais que nunca lhes toca. Faça isto e vai ficar impressionado com a quantidade de coisas que só estorvam.

 

Organização em casa

 

Seiton (senso de organização)

» Ordenar e identificar as coisas, sendo mais fácil as encontrar quando desejamos

Chegamos ao Seiton, que lhe diz que deve separar as coisas por categorias, enumerando-as ou etiquetando-as. Agrupe cada objecto obedecendo a um critério, como por exemplo, dividir pelo prazo de validade ou então pela ordem de utilização.

Use a máxima “Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar”.

Conseguiu ultrapassar esta fase quando souber identificar o local onde guardou um documento ou um equipamento necessário.

 

Artigos úteis:

Como deixar a sua cozinha limpa e organizada
10 dicas de como se sentir melhor em sua casa
Como se sentir melhor no seu local de trabalho
Como manter o roupeiro organizado e funcional

 

Seisou (senso de zelo)

» Criar e manter um ambiente físico agradável

Com o Seisou, vai promover a harmonia no seu ambiente. Mais do que a limpeza, talvez seja o momento para efetuar pequenas mudanças: alterar a posição de alguns móveis, melhorar a iluminação, entre outras coisas. Cada pessoa, seja em casa ou no trabalho deve responsabilizar-se pela limpeza do local depois de cada atividade realizada.

Esta ação vai permitir que se aumente a produtividade evitando trabalhos dobrados e melhora a imagem da sua casa ou empresa.

 

Sono descansado - dormir bem

 

Seiketsu (senso de higiene)

» Cuidar da saúde física, mental e emocional de forma preventiva

O Seiketsu corresponde aos cuidados com o seu corpo. Fazer um sono reparador, uma alimentação saudável, exercício físico, cultivar a fé, etc…

Esta ação vai permitir uma melhor qualidade de vida, elevando o seu nível de satisfação.

 

Artigos úteis:

Algumas dicas de como ficar em forma para o verão
O guia completo sobre o stress e como o evitar
Dicas naturais para reduzir o colesterol
Algumas dicas para ajudar a dormir melhor

 

 Shitsuke (senso de disciplina)

» Manter os resultados obtidos por meio da repetição e da prática.

O último é o Shitsuke. É tão simples quanto fundamental. Significa controlar e manter as conquistas realizadas. Faça isso e verá que o ambiente fica mais livre e encontrar as coisas de que precisa fica muito mais rápido.

 

O programa 5S é uma atitude de vida e uma prática muito simples de ser iniciada. É preciso querer. É preciso alguma força de vontade! Entenda que o programa dos 5S não é a solução de todos os problemas mas é o primeiro passo para ter mais qualidade de vida.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    28-11-2013

    @Rosy:
    Aconselho que as venda ou ofereça a alguém que precise delas. Se esteve tanto tempo sem precisar delas, o mais certo é não voltar a precisar.
    Abraço e obrigado pelo seu comentário.

  2. Rosy
    17-08-2013

    Quero aprender a desfazer das coisas que não uso..sempre penso que vou precisar algum dia e minha casa fica horrível

1 Trackback

  1. […] Aprenda o programa dos 5 S, um programa muito interessante para organizar a sua vida. […]