Dicas de como tratar a queda de cabelo

A queda de cabelo é, para muitos, uma fatalidade. Quando começa a cair de forma mais intensiva, accionam-se vários sinais de alerta e as pessoas começam a recorrer a várias soluções para a contrariar. No Dicas Caseiras mostramos algumas soluções caseiras e artesanais para evitar a progressão da queda do cabelo.

O dito popular afirma que “é dos carecas de que elas gostam mais!”. Contudo, poucos homens gostam de colocar esta máxima à prova e fazem todos os esforços possíveis para nunca se verem nesta situação.

A verdade é que os homens são, normalmente, os mais afectados pela queda de cabelo. Ou, pelo menos, neles é mais visível. Porque, na verdade, a calvície ou perda acentuada de cabelo afecta tanto pessoas do sexo masculino como feminino. E, nas mulheres, passa a ser também um problema social e de auto-estima até mais grave do que nos homens. O cabelo numa mulher está associado à sua feminilidade. E, para muitas, a perda de cabelo é algo com o qual não conseguem lidar a nível psicológico. Em todo o caso, com o avanço da medicina e da estética, actualmente existem imensas soluções mais ou menos invasivas para tratar esta condição.

Porém, antes mesmo de falar de tratamento, é importante compreender as causas da calvície.

 

Alguns artigos que podem ser úteis:

 

 

perda-cabelo-calvicie-careca-calvo

 

Calvície: as principais causas

Numa pessoa adulta e saudável, a cabeleira tem cerca de 120000 fios de cabelo e estes crescem cerca de 1cm por mês. Portanto, temos muito cabelo e, volta e meia, é normal e natural que se percam alguns fios.

De facto, a perda de até 100 fios de cabelo por dia é considerada normal e até saudável, para que a cabeleira se possa renovar normalmente. O mais preocupante é quando esta perda ultrapassa esta média e se mantém por um período de tempo extenso.

Até porque a perda mais acentuada de cabelo em algumas fases da vida é normal. Falamos das mulheres pré e, sobretudo, pós-parto, uma altura em que o corpo da mulher sofre grandes alterações.

Por último, nas causas naturais e normais para uma maior perda de cabelo, destaque para as mudanças de estação, em especial na passagem do verão para o outono. Aqui, com o “cair da folha”, o nosso cabelo tende a seguir a dinâmica da natureza e deixa cair os cabelos mais fracos. Mas, em todos estes casos, não se deve alarmar e o mais correcto é esperar até que a queda se normalize.

Portanto, a calvície androgenética é a principal causa da queda de cabelo acentuada e, em muitos casos, permanente. Portanto, a herança genética é o principal factor a ter em conta no diagnóstico deste estado.

 

Outros factores associados à propensão para a queda de cabelo:

– Má alimentação, pobre em proteínas

– Anemia

– Deficiência de zinco ou magnésio no organismo

– Stress

– Tabaco

– Uso excessivo de secadores de cabelo

– Uso de produtos estéticos de má qualidade ou desadequados ao tipo de cabelo

 

E, estes factores podem ser perfeitamente evitados e a sua eliminação depende da vontade de cada um.

 

Dicas caseiras para evitar a queda de cabelo

Quando a queda de cabelo assume proporções preocupantes – falhas evidentes de cabelo – o mais aconselhável é que recorra a um dermatologista para que ele possa fazer um diagnóstico e receitar o tratamento mais acertado, que pode ir desde produtos cosméticos de venda ao público até medicamentos de receita médica. E, para os casos mais extremos, os tratamentos cirúrgicos como o transplante capilar parecem ser mesmo a única solução para quem não quer permanecer careca.

 

Mas, se tem alguma predisposição genética para a calvície ou até tem alguns comportamentos que possam potenciar o surgimento destes problemas, pode tomar algumas medidas preventivas com recurso a alguns tratamentos naturais e caseiros. Quando assumidos numa fase inicial do problema e com regularidade, podem ser uma ajuda preciosa para atrasar e até mesmo eliminar esta sentença!

 

urtigas-planta-para-calvicie

 

Deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar a evitar a perda de cabelo com recurso às urtigas, um produto em abundância na natureza e que pode fazer verdadeiros milagres na sua cabeça:

 

Massajar o couro cabeludo com uma loção à base de urtigas

Aqui fica a receita: ferva 200g de raízes de urtigas em 50 cl de vinagre durante alguns minutos. Deixe arrefecer, filtre e massaje a cabeça com este preparado pelo menos uma vez por dia durante quinze dias. Após este período, volte a fazer esta acção de forma regular ao longo do tempo.

 

Cataplasma de urtigas

Se tiver acesso a uma grande quantidade de urtigas, colha uma quantidade generosa de urtigas frescas e triture as folhas. Prepare com ela uma cataplasma e mantenha-a na cabeça durante aproximadamente uma hora. Repita este procedimento pelo menos uma vez por semana durante dois meses e começará a sentir a diferença!

 

Para quedas de cabelo na fase inicial:

Partilhamos mais uma solução também com recurso às urtigas, para quem está numa fase inicial de alguma perda de cabelo. Aqui vai a receita:

Ponha a macerar, durante um mês, 50 g de raízes de urtigas secas com 50 g de orégãos num litro de aguardente. Filtre e engarrafe e pode utilizar esta loção diariamente.

 

Com estas acções de prevenção e com a eliminação de maus hábitos alimentares e redução de acções agressoras ao couro cabeludo – colorações e uso intensivo de secador – pode ajudar a contrariar o efeito do tempo e manter a sua cabeleira linda e farta por muito mais tempo!

 

E o leitor, conhece mais dicas que queira partilhar?



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

8 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-05-2015

    @fabio:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Para saber estas e muitas mais dicas, subscreva a nossa newsletter e siga-nos no Facebook!
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. fabio
    07-08-2014

    Adorei acha estas receitas de anti-queda de cabelo! Quero ficar sabendo de mais receitas.

  3. 21-10-2012

    @Mariana:
    O melhor conselho que podemos dar é para procurar o seu médico e lhe expôr toda a situação.
    Poderá seguir algumas dicas do nosso artigo, mas o médico é quem a pode ajudar de forma mais eficiente.
    Muito obrigado pelo seu comentário e as suas melhoras.

  4. 03-09-2012

    @Elza:
    Ficamos contentes por ter ajudado.
    Muito obrigado pela sua visita e até à próxima.

  5. Mariana
    25-08-2012

    Olá! Achei muito interessante a matéria… Mas gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar mais um pouquinho…
    Durante a gestação tive hiperemese gravidica, o que ocasionou uma anemia bem acentuada. Já fazem 5 meses que a minha filha nasceu e a queda de cabelo continua só aumentando.
    Apesar de não estar mais com anemia, os indices de ferro no organismo estão apenas um pouco acima do mínimo. Por isso, através de indicação médica, estou tomando neutrofer 500 mg, pantogar, ambos diariamente, e estou usando o shampoo kerium, tudo visando diminuir a queda de cabelo. Ah, nas alimentações sempre coloco carne, cenoura… que li q é bom!
    Porém, apesar de tudo isso continua caindo muitos e muitos cabelos, já estou com várias falhas. Nao sei mais o q fazer!!!
    O que vcs aconselham???
    Aguardo ansiosamente pela resposta.
    Att., Mariana.

  6. Elza
    21-08-2012

    fiquei feliz por encontrar uma solução para quedas de cabelo . Obrigada pela dica
    vou fazer o teste

  7. 23-07-2012

    @Desinformando:
    Obrigado pela sua participação e pela sugestão.
    Abraço e até uma próxima visita.

  8. 23-07-2012

    Muito boa a matéria, é bom descobrir o que pode diminuir a queda de cabelo, que as vezes é tão frequente.
    Ótimo.
    Você conhece a revista que NUNCA teve foto na sua capa?
    Saiba qual é aqui.
    http://www.desinformando.com.br/2012/07/a-criatividade-das-capas-da-new-yorker-2.html