Como organizar umas boas férias e gastar pouco dinheiro

Gastar pouco dinheiro nas férias é quase uma missão impossível. No entanto, temos algumas dicas para ajudar a poupar dinheiro e a gastar pouco na altura das férias.

Este é o desafio com o qual nos deparamos todos os anos. E este ano, que tanto se fala em crise, ganha uma importância maior. Mas será que é alcançável? Conseguiremos mesmo ter umas férias de qualidade com pouco dinheiro? Se pensarmos nas férias de Verão que mais nos marcaram, provavelmente as respostas não contemplam as férias mais caras que fizemos a locais fora do comum. Mas sim, aquelas em que estivemos em casa dos primos ou dos amigos, em que fomos todos para a aldeia dos avós ou que acampámos pela primeira vez…

A palavra crise, que em chinês significa “perigo” mas também “oportunidade”, pode ser um excelente mote para a organização das nossas férias. Uma oportunidade de olharmos para o mais importante – que são as pessoas com as quais nos identificamos e que durante o ano não lhes conseguimos dar o devido valor.

 

Aqui ficam 5 dicas importantes de como poupar dinheiro nas férias

 

1ª Dica: Opte por fazer férias com amigos ou familiares

Lembra-se das férias que passava com os primos e amigos e que o divertimento era garantido? Aproveitem para matar saudades desses tempos e combinem uns dias num local do agrado de todos.

Se combinarem viajar em apenas um carro, ou de preferência numa carrinha, ficará mais económico, pois poderão dividir a gasolina e as portagens.

 

Artigos que poderão ser do seu interesse:

Algumas dicas de como ficar em forma para o verão
Truques para poupar dinheiro em tempos de crise
Como evitar e tratar um escaldão solar
Qual o protector solar indicado para si

 

 

2ª Dica: Escolha um local económico

Para escolher um local económico, optem por dividir as vossas férias por locais que possuam. Ou seja, se a sua melhor amiga costuma passar férias no Alentejo, na terra dos pais dela, passem uns dias lá e depois em casa dos seus avós no Norte, por exemplo.

Em alternativa, dividam uma casa de férias (existem várias ofertas, com preços distintos na internet) ou escolham um parque de campismo perto de um local que gostassem de conhecer. Hoje em dia, existem parques de campismo com bastante animação e boas condições logísticas.

 

ferias-verao-praia-sol

 

3ª Dica: Corte nas refeições fora de casa

A alimentação é uma das principais razões de gastarmos tanto dinheiro nas férias. Opte por efectuar mais refeições em casa do que no restaurante. E não é necessário levar estas palavras à letra – se possui uma varanda ou terraço, tire partido desta vantagem. Organize os seus jantares numa mesa amovível que pode facilmente ser colocada nestes locais.

 

4ª Dica: Desfrute de Portugal ou da Europa

Portugal possui recantos maravilhosos e a maioria nem chegamos a conhecer. Que tal este ano escolher uma cidade de Portugal e conhecer as suas particularidades – a sua cultura, gastronomia e histórias únicas?

Em alternativa, explore o mundo das viagens de avião low cost que, para a Europa, apresentam preços bem vantajosos. Por vezes, e se conseguir uma boa promoção, é mais económico viajar para Espanha ou França do que ir até ao Algarve, devido ao preço da gasolina.

 

5ª Dica: Passe umas férias caseiras

Se precisa mesmo de poupar, pode ainda optar por ir e vir da praia todos os dias. Leve o lanche na sacola e pode mesmo escolher ir de transportes públicos, pois a oferta é bastante alargada nesta altura do ano.

O que interessa é que se divirta e para ajudar ainda fica com um bronze de fazer inveja!

 

Quais as suas dicas para estas férias? Partilhe-as connnosco!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.