Como poupar tempo com as refeições semanais

Sabia que pode poupar tempo, preparando a ementa para as refeições semanais? Neste artigo vamos lhe dar algumas dicas de como se organizar durante a semana e poupar tempo nos almoços e jantares para a família.

Decerto já lhe aconteceu chegar a casa depois de um dia trabalho e não saber o que fazer para o jantar. O cansaço aliado à falta de ideias tende a tornar a tarefa de cozinhar em algo maçador e enfadonho. Torna-se uma obrigação em vez de ser um prazer. Muitas vezes opta-se por uma refeição pré-cozinhada, embora se saiba que estas são pouco saudáveis.

 

Comece pela organização:

A solução passa por se organizar. Crie menus semanais! Desta forma, pode diversificar as suas refeições. A criação de menus semanais permite-lhe também poupar nas suas compras, porque pode fazer a sua lista de compras em função do menu que criar. Quando for às compras, terá menos tendência para se dispersar, visto que já sabe concretamente o que necessitará para confeccionar os seus pratos.

 

Outros artigos para poupar tempo e dinheiro:

Truques para poupar dinheiro em tempos de crise
Como organizar umas boas férias e gastar pouco dinheiro
13 dicas para poupar combustível
 

Sugestões para um menu semanal

O menu semanal deverá ser criado em função das necessidades da família, ou seja, se há membros da família que almoçam em casa, se há membros da família que só jantam em casa, se toda a família se reúne a todas as refeições, etc. Uma sugestão passará por alternar pratos de carne com pratos de peixe como ilustrado nas tabelas abaixo.

 

Sugestão 1 – Alternar refeições com pratos de peixe com pratos de carne

refeicoes-semanais-menu-alternar-prato-carne-peixe

 

Sugestão 2 – Alternar dias com pratos de peixe e pratos de carne

refeicoes-semanais-menu-alternar-prato-carne-peixe

 

Aceite sugestões da família

Quando criar um menu semanal, solicite ideias aos restantes membros da família para que o menu possa incluir pratos que agradam a toda a família, fazendo-os sentir que a sua opinião é valorizada.

 

Mantenha uma lista dos alimentos congelados

Quantas vezes congelamos alimentos e nos esquecemos deles? Para se assegurar que todos os alimentos são consumidos e que nada é desperdiçado, faça uma lista do que tem no seu congelador ou na sua arca, podendo criar o seu menu semanal em função dos alimentos que estiverem congelados. Actualize essa lista semanalmente. Existem actualmente post-its com íman que facilitam esta tarefa e que poderá colocar no seu frigorífico ou na sua arca.

 

Todas estas dicas permitem-lhe poupar tempo e dinheiro e, em tempo de crise, não há nada melhor!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 Trackbacks

  1. […] dicas de como poupar dinheiro em tempos de crise; Poupe tempo organizado as refeições para a semana; Como poupar nas compras do […]

  2. […] ainda os artigos em que já ensinámos a poupar o seu dinheiro em tempos de crise. Saiba ainda como pode poupar fazendo refeições para a semana e conheça algumas dicas de como poupar […]