O que é a cistite e como a tratar com dicas naturais

O que é a cistite? Quais os tratamentos naturais para tratar esta inflamação? O que beber e que alimentos ingerir para ajudar a combater as dores sempre que vai urinar?

A cistite é uma inflamação caracterizada pela sensação de dor ao urinar. A pessoa começa a urinar com frequência, mas com pouca quantidade de urina de cada vez, podendo por vezes surgir a presença de pus na urina. Aparece muito frequentemente após o parto, quando a uretra sofre estreitamento, nomeadamente em partos complicados. A inflamação é causada a maioria das vezes por uma bactéria que causa uma proliferação da inflamação na mucosa da bexiga.

Esta inflamação pode também ser acompanhada de febre, mas na maioria dos casos não há sintomas de febre

A cistite é um problema muito comum entre as mulheres, devido à própria anatomia do corpo da mulher e é praticamente inexistente nos homens.

Tratamentos naturais para ajudar a cistite

Alguns alimentos podem ajudar a curar a tendência para a cistite e evitar as tão indesejadas dores enquanto urina. Existe alguns alimento como a couve, a cebola, a salsa, a argila, o nabo, a cevada e o alho francês, que são muito recomendados no tratamento desta doença.

Se a inflamação for intensa, ingira líquidos em bastante abundância, de forma a diluir a urina. Beba por exemplo, sumo de limão e água adoçada com mel ou outros sumos de fruta quentes. Não ingira sal nem substâncias irritantes e fortes. Para combater as dores, aplique sobre a barriga cataplasmas quentes feitos com 5 gr de flores de feno ou 10 gr. de farinha de linhaça, durante uma ou duas horas e sempre que conseguir.

Outros artigos relacionados:

Como combater e tratar o problema da incontinência urinária
Enurese e o problema de urinar durante a noite
Dicas como prevenir e tratar uma infecção urinária

urinar-urina-dificuldade-bexiga-dores

Algumas infusões recomendadas para o problema da cistite:

– Uma chávena de água a ferver sobre 10 gr de bagas de zimbro moídas. Deixa-se repousar durante meia-hora e coa-se. Bebe-se um copo de manhã, em jejum, e outro antes de deitar.

– Uma chávena de água a ferver sobre 10 gr de raiz de gatunha partida em pedaços. Deixa-se em repouso durante um quarto de hora e coa-se. Bebe-se uma chávena três vezes ao dia.

– Uma chávena de água a ferver sobre 15 gr de folhas secas de uva-ursina, deixa-se repousar umas dez horas e depois coa-se. Bebe-se uma chávena quente duas vezes ao dia.

Outros tratamentos

Banho de assento, com chá de carqueja e cavalinho (100 gr para um litro de água) com duração de 20 minutos, três vezes por semana. Para preparar um banho de assento encha a banheira e sente-se nela, com água até altura dos rins.

Conhece mais dicas ou tratamentos que ajudem no tratamento da cistite? Partilhe-os com os outros leitores! A sua opinião é muito importante!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.