Como plantar e tratar ervas aromáticas em casa

O cultivo e utilização das ervas aromáticas está na moda. Por todo o lado surgem ideias fantásticas de como ter um pequeno jardim em sua casa, mesmo para os que vivem em apartamentos nas grandes cidades.

Já se sabe que não precisa de muito espaço e que uma pequena varanda ou até mesmo um espaço na parede da lavandaria servem perfeitamente para poder ter um pouco de campo à distância de meia dúzia de passos.

As ervas aromáticas permitem dar um sabor e paladar especial em pratos de carne, peixe, saladas e em praticamente todos os pratos. Além do mais, também já aqui falámos sobre a importância para a saúde de usar ervas aromáticas. Mas, mais importante do que ter as floreiras mais bonitas ou as soluções estéticas ideais para ter o seu jardim em casa, é necessário saber quando plantar as ervas alimentares e aromáticas e como as cuidar e tratar, para que permaneçam bonitas e em saudáveis. Porque as plantas não são todas iguais merecem um cuidado especifico e especial para cada uma delas. Siga ainda os nossos conselhos de como ter uma pequena horta em sua casa.

E, no final, todo este amor e carinho dado às plantas é amplamente recompensado com o que delas colhemos. E a nossa saúde agradece!

 

Que ervas aromáticas plantar?

Sabe que pode plantar, por exemplo, tomates na sua varanda? Pois é verdade! Não precisa mais do que um vaso, terra, adubo e dedicação. Ah, e é óptimo para aliviar o stress!

Deixamos-lhe aqui alguns exemplos de plantas e ervas alimentares e aromáticas que pode facilmente cultivar em casa ou na varanda, a altura do ano em que devem ser plantadas e os cuidados a ter com cada uma delas.

 

Como plantar e tratar do tomilho

O tomilho, que pode atingir até 25 cm de altura, deve ser semeado em Março ou Abril. Para o seu cultivo, utilize terra para semear humedecida e, antes de plantar a planta, deixe esta terra germinar numa sala fria.

Depois, plante uma plantícula num vaso de 8 cm, utilizando uma terra para vasos de qualidade.

Para que cresça saudável, é fundamental que ela apanhe sol. Por isso, é recomendado que a deixe no parapeito exterior de uma janela soalheira ou numa varanda com sol, regando-a sempre que achar necessário. Mais tarde, depois de já estar devidamente forte e crescida, transfira-a para um vaso com cerca de 15 cm, para que possa crescer nas melhores condições.

Após estes cuidados iniciais, é só continuar a regar e, assim que os caules tiverem 8 cm de altura, pode começar a utilizá-la nos seus preparados culinários!

Para que ela dure e se mantenha produtiva, transplante-a todos os anos, na Primavera.

 

ervas-aromaticas-varanda-casa

 

Como plantar e tratar dos orégãos

O orégão, muito utilizado na culinária, tem uma vida bem curtinha. Planta-se em Março e, no final do Outono o seu prazo de validade expira.

Portanto, é importante seguir todas as indicações com algum rigor para conseguir armazenar orégãos suficientes para todo o ano!

Como já referimos, deve ser plantada em Março numa terra para semeadura humedecida. Depois de a deixar germinar numa temperatura entre os 10 e os 13oC, e quando as particulas tiverem um tamanho grande o suficiente para serem movidas, plante cada uma delas num vaso com aproximadamente 8 cm, com terra para vasos. Regue com abundância e comece a usar os caules quando tiverem cerca de 10 a 15 cm de altura. A planta dá-se muito bem se colocada na Primavera e Verão no parapeito exterior de uma janela soalheira. As plantas brancas e rosas que nascem no Verão podem ser igualmente usadas na culinária.

 

Como plantar e cuidar de um tomateiro

Mas que privilégio que é ir à horta, colher dois tomatinhos e fazer uma salada saudável e saborosa? Para quem acha que este privilégio está apenas reservado a quem vive em casas térreas está bem enganado!

Mostramos-lhe aqui como pode plantar um tomateiro no parapeito de uma janela de cozinha!

O tomateiro necessita de muito calor e ar para se desenvolver plenamente. Quando fizer calor, no tempo quente, regue-o todos os dias, e sacuda os cachos de flores, também diariamente, para ajudar à polinização.

 

Artigos que deverá consultar:

Os benefícios de usar ervas aromáticas na alimentação
Como criar uma pequena horta em sua casa

 

Como plantar e cuidar da hortelã

A hortelã pode ser utilizada tanto como tempero como para chá e deve ser plantada em Março ou Abril, num vaso com cerca de 15 cm com terra para vasos. Para que ela se desenvolva em toda a sua plenitude, coloque-a num parapeito exterior de uma janela mas resguarde-a do sol directo.

Quando os caules atingirem pelo menos 8 cm de altura, comece a cortá-los, mas não com muita frequência.

Regue-a com abundância entre a Primavera e o Outono, mas pouco durante o Inverno. Para que consiga ter hortelã todos os anos, transplante-a todas as Primaveras.

 

ervas-aromaticas-vaso-plantas-casa-especiarias

 

Como plantar e tratar do manjericão

O manjericão deve ser semeado em Março, numa terra para semeadura humedecida. Plante cada plantícula num vaso de 8 cm com terra para vasos.

O manjericão gosta de água, mas com conta, peso e medida. Mais tarde, deve transferir o manjericão para um vaso maior, com cerca de 13 cm. Por volta do mês de Agosto, quando surgirem as flores brancas, não deixe de as colher, para encorajar o crescimento das folhas.

E, a partir de Julho, colha as folhas e delicie-se!

 

Sabe de mais dicas de como cultivar plantas e ervas aromáticas em sua casa? Partilhe-as conosco!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    28-11-2013

    @Glaucia:
    Pelo que pesquisámos a hortelã é eficaz no combate às formigas. Existem produtos no mercado para pulverizar as plantas muito eficazes. Pode ainda consultar este artigo com algumas plantas e os principais insectos e animais que conseguem repelir:

    Controle de insectos através de plantas e ervas aromáticas

    Muito obrigado pela sua participação e até uma próxima visita.

  2. glaucia
    03-09-2013

    ola , adorei as dicas ,pois nao sabia como cuidar da minha hortela, e por falar em hortela estou, confusa pois eu achava que ela repelia insetos mas a minha esta cheia de pequenas mosquinhas o que fazer obrigada

  3. 19-09-2012

    @Monica:
    Muito obrigado Monica e ainda bem que gostou.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  4. monica a s g dias
    16-09-2012

    otimo artigo!