Algumas dicas para tratar e prevenir as estrias

Muitas mulheres e alguns homens sofrem com o problema das estrias. Seja devido a problemas hormonais ou a mudanças bruscas de peso, as estrias tornam-se muito difíceis de remover uma vez instaladas. Neste artigo, vamos apresentar-lhe algumas dicas de prevenção e de como eliminar as estrias.

O que são as estrias?

As estrias são lesões que surgem devido ao rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, a derme, que é composta por colagénio e elastina. Assim, a perda de elasticidade da pele causa o aparecimento das estrias.

 

Aspecto das estrias

 

 

As estrias podem ser classificadas…


Quanto à sua posição:

-As horizontais são as estrias de crescimento; aparecem sobretudo na zona do peito e das ancas e podem desaparecer com o crescimento.

– As estrias verticais surgem durante a gravidez, quando emagrecemos ou engordamos rapidamente, ou quando há grandes alterações hormonais. Precisam de tratamento.

 

Outros artigos sobre grávidas e gravidez:

Alimentação durante a gravidez e como evitar a toxoplasmose
O que comer e não comer durante a gravidez

 

Quanto ao tempo de existência:

– As estrias vermelhas são as mais recentes e podem ser tratadas ou pelo menos melhoradas. Estas lesões ainda são irrigadas por sangue, por isso ainda existe a possibilidade de serem tratadas.

– As estrias brancas já estão cicatrizadas, o que significa que já não têm tratamento, a não ser em clínicas especializadas.

 

Quem pode ser afectado pelas estrias?

Podem aparecer em todos os sexos e idades, mas afectam principalmente adolescentes, mulheres grávidas e pessoas que ganham ou perdem peso de forma brusca. Cerca de 70 a 90% das mulheres sofrem com este problema. E cerca de 10% dos homens também são afectados.

Alterações hormonais, crescimento rápido, exercício em excesso ou ressecamento da pele são as principais causas que levam ao surgimento de estrias. Normalmente, estas aparecem nos seios, abdómen, nádegas, coxas e cintura.

 

Como se pode prevenir as estrias?  

O ideal seria utilizar um creme de prevenção, composto por colagénio, vitamina E e elastina desde a adolescência. É essencial aplicá-lo todos os dias, de manhã e à noite, em movimentos circulares, sobre a zona afectada ou nas zonas possíveis de serem afectadas, como prevenção.

 

Aplicação do creme para as estrias

 

Outras dicas importantes para prevenir as estrias:

– Na gravidez é muito importante usar um creme de prevenção (devido ao estiramento da pele nesta fase);

– Beber muita água;

– Ter uma alimentação cuidada (para evitar mudanças bruscas de peso);

– Praticar exercício físico moderado.

 

Alguns artigos importantes que deverá consultar:

Dieta purificante para se sentir mais saúdavel
Algumas dicas de como tornar os seus cozinhados mais saudáveis
Algumas dicas de como ficar em forma para o Verão
Dicas para controlar a vontade de comer doces
Como prevenir e tratar a celulite
Dicas naturais para reduzir o colesterol

 

Que tratamentos existem actualmente para eliminar as estrias?

As terapias combinadas de produtos naturais e tratamentos de beleza, utilizadas durante o tempo recomendado por um dermatologista, são as mais eficazes.

Além dos cremes que existem à venda, há um procedimento estético que tem sido considerado eficaz.  Um peeling, realizado durante oito semanas, contém alfa-hidroxiácidos e mesoterapia para estimular a produção de colagénio e recuperar as fibras de elastina. Estima-se que as lesões diminuam em 50%.

Os tratamentos com laser também podem ajudar a diminuir a sua aparência.

 

Produtos naturais para as estrias

 

Há alternativas naturais ou caseiras para tratar as estrias?

Há vários produtos naturais que ajudam a remover ou, pelo menos, a atenuar a aparência destas lesões. Os produtos anti-estrias nutrem e regeneram a área danificada, restaurando as células da pele. Deve fazer uma exfoliação à pele em primeiro lugar, seguida de um dos produtos naturais:

Aloe Vera: anti-séptico natural que penetra com facilidade na pele e nos tecidos, hidratando e favorecendo a regeneração celular;

Manteiga de Karité: produto natural que fornece nutrientes essenciais para a pele e ajuda a reconstruir as suas fibras;

Aveia;

Óleo de abacate;

Óleo de amêndoas doces;

Baba de caracol: produto 100% natural rico em vitaminas e proteínas, também contém colágeno, elastina e antibióticos naturais, substâncias que nutrem a pele e ajudam a combater as bactérias normalmente presentes na pele;

Rosa Mosqueta: óleo com altos níveis de ácidos gordos essenciais, indicados nos processos de regeneração da pele e impedindo a formação de rugas.

Experimente uma receita caseira com óleo de rosa mosqueta. Basta misturar uma colher de sopa de azeite, uma de óleo de rosa mosqueta, outra de óleo de gérmen de trigo e algumas gostas de óleo de sândalo. Aplique a mistura diariamente na área afectada, fazendo uma massagem com movimentos circulares.

Recorde-se que as estrias mais resistentes são mais difíceis de eliminar na totalidade. É sempre fundamental recorrer à opinião de um dermatologista, que lhe recomendará o tratamento mais adequado ao seu caso.

 

E o leitor conhece mais receitas caseiras para tratar as estrias?

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-04-2014

    @Luana:
    Ficamos contentes por ajudar. Muito obrigado pela sua visita e até breve.

  2. 01-03-2014

    eu adorei essas dicas!!!!!!!!!

  3. 04-02-2013

    @Dayane de Paula:
    Os melhores sítios para encontrar este tipo de produtos são em ervanárias ou farmácias.
    Desejamos as suas melhoras e agradecemos o seu comentário.

  4. Dayane de Paula
    03-02-2013

    onde encontrar alguns desses produtos naturais?gostei muito do artigo pois estou grávida e quero..

1 Trackback

  1. […] o que deve saber sobre o stress e como o evitar – Como evitar, tratar e diagnosticar a celulite – Algumas dicas de como tratar e prevenir as estrias – Doenças reumáticas – O que são e onde procurar […]