5 dicas para umas férias saudáveis

No artigo de hoje deixamos algumas dicas de como ter umas férias mais saudáveis, tanto fisicamente como psicologicamente. Descontraia, divirta-se e seja mais saudável!

Para muitos as férias já terminaram enquanto outros estão ou esperam pelas desejadas férias! E com elas, começam as idas à praia, as saídas de final de tarde e a vontade de usar cada vez menos roupa. O que por um lado, nos faz sentir bem, e por outro, nos faz repensar certos “vícios”. Que tal começar nestas férias a praticar certos hábitos que o farão sentir mais saudável?

Nem sempre fazemos tanto exercício físico como gostaríamos, ou apostamos em refeições menos calóricas como devíamos, mas podemos começar, nas férias – altura em que temos mais tempo e motivação – a analisar os nossos comportamentos e adquirir hábitos de vida mais saudáveis.

 

1ª Dica: Cuide da sua alimentação

Nas férias adoramos combinar almoços e jantares com a família. Opte pelos grelhados (que a maioria adora) e pelas sardinhas (ricas em ômega 3) e acompanhe com uma rica salada com os ingredientes que mais gosta. A imaginação é o limite!

Para a praia, opte por levar fruta e sandes preparadas por si. Assim diminui a tentação de comer alimentos calóricos como a tradicional bola de berlim.

Para que não ganhe peso nas férias e devido à elevada exposição solar , aumente a ingestão de água, chá e sumos naturais. Além de refrescar também a ajuda a manter a boa forma.

 

exercicio-fisico-ferias-bicicleta

 

 

2ª Dica: Faça exercício físico

Comece nas férias a criar o gosto pelas caminhadas de final de tarde. O facto de se acordar e deitar mais tarde faz com que se coma mais à noite, o que pode fazer com que aumente de peso. Assim sendo, nada melhor do que sair um pouco de casa após o jantar e fazer uma caminhada com a família ou os amigos.

Esta também pode ser uma boa altura para começar a praticar exercício físico ou mesmo descobrir um novo desporto. Aproveite as idas à praia para nadar, jogar às raquetes, praticar voleibol, futebol, ou voltar para casa de bicicleta.

 

3ª Dica: Não se esqueça do protector solar

Na praia e fora dele, não se esqueça de usar protector solar. Ajuda a diminuir o envelhecimento da pele e protege-a da exposição solar.

 

4ª Dica: Descontraia ao máximo

Aproveite as férias para relaxar e descansar, já que depois voltará ao ritmo frenético do trabalho.

Não leve assuntos e preocupações de trabalho para as férias, coloque no seu email um aviso automático referindo que se encontra de férias e diminua ao máximo os telefonemas relacionados com problemas no seu local de trabalho.

 

fazer-mala-viagem-viajar-planeamento

 

5ª Dica: Ao viajar prepare-se em terra

Se viajar para fora do país, tenha em atenção um conjunto de precauções de modo a evitar intoxicações alimentares.

Beba água engarrada ou fervida, lave bem e descasque a fruta que consumir, coma alimentos devidamente cozinhados e evite os que se encontram crus, bem como alimentos confecionados a partir de ovos crus a menos que conheça a sua origem.

Prepare um kit com medicamentos para alguma eventualidade.

Não esqueça ainda de ler o nosso artigo com alguns conselhos sobre como planear uma viagem e que objectos levar.

 

Tem mais alguma “dica saudável” que pratique nas férias e que queira partilhar connosco?



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.