Amamentação – 15 dicas para amamentar o seu filho

Todos já ouvimos falar da grande importância de alimentar os recém-nascidos com leite materno. Por vezes essa tarefa pode ser complicada ou até dolorosa para a mãe. No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas para amamentar o seu bebé sem problemas.

Existem algumas dicas que poderá seguir para uma amamentação sem dificuldades e cómodas para si e para o seu bebé. Passamos de seguida a explicar como o fazer de forma correcta:

 

Posicione o seu bebé direito

Especialistas afirmam que esta é uma das dicas mais importantes para uma amamentação correcta do seu filho. O bebé deverá estar totalmente virado para si – a cabeça, o peito, as pernas e os joelhos devem estar voltados para si. A melhor forma de pegar na criança é tendo as suas nádegas numa mão e a cabeça deitada sobre a curva do cotovelo do outro braço. Com a mão deste braço apoie o seio com os dedos todos, não tocando na zona escura à volta do mamilo – a aréola.

De seguida toque com o mamilo no lábio inferior do bebé, para que este abra a boca e aconchegue a criança ao seu corpo para que a boca se fixe na aréola. Quanto mais o mamilo estiver dentro da boca do bebé, menos este se mexe, proporcionando uma amamentação contínua.

 

Não permita o desconforto ou dores durante a amamentação

Uma amamentação correcta não deve ser acompanhada de dores ou desconforto. Se isto acontecer, interrompa o bebé com o dedo e volte a posicioná-la até encontrar uma posição mais confortável para si.

 

Já aqui falámos de alguns conselhos muito importantes para a gravidez. Sugerimos que leia qual a melhor alimentação que deve seguir enquanto está grávida, o que deve comer e o que não deve comer durante a gravidez e ainda como diagnosticar e tratar a diabetes durante a gravidez.

 

Interrompa a amamentação se o bebé não o fizer de forma correcta

Por vezes a criança pode se sentir confusa por passar da chupeta para o seio ou para um biberão e não conseguir prender convenientemente o mamilo. É importante verificar que o bebé tem a boca bem aberta antes de lhe dar de mamar e certifique-se que a aréola está praticamente toda dentro da sua boca.

Uma amamentação pode variar entre os vinte e os trinta minutos. Se achar que o bebé está distraído, faça-o arrotar e mude de seio, deixando-o mamar o tempo que ele quiser.

 

Amamentar - dar de leite ao seu bebé

 

Dê de mamar com os dois seios

É importante dar de mamar com os dois seios. Quando o bebé parecer desinteressado, dê-lhe de mamar com o outro seio e na próxima vez que o amamentar, comece por este mesmo seio.

 

Dê de mamar regularmente

Por vezes pode ser assustador para a mulher a quantidade de vezes que a criança precisa de ser amamentada. Além do forte laço que cria com o seu bebé enquanto lhe está a dar de mamar, o leite materno faz que a criança precise de o fazer muitas vezes, sendo que nas primeiras semanas poderá ter que amamentar entre oito a dez vezes por dia.

 

Não deixe que os mamilos fiquem rijos

Os exercícios que muitas vezes são sugeridos para que os mamilos fiquem mais rijos, não são nada favoráveis e até podem prejudicar a amamentação do bebé. Lembre-se sempre de colocar o bebé numa posição correcta, evitando assim dores e desconfortos enquanto dá o leite à criança.

 

Use um aparelho para os seios

Se tiver os mamilos invertidos, é aconselhável a utilização de um aparelho a partir do sexto ou sétimo mês de gravidez. Este aparelho ajuda na sucção suave, ajudando a puxar o mamilo para fora. Não é aconselhável que use este aparelho mais de vinte minutos diários!

 

Escolha um soutien de amamentação adequado

O melhor soutien que pode escolher, é um que tenha o número acima daquele que regularmente usa. Dê preferência aos de algodão e certifique-se que a abertura para amamentar é a suficiente, de forma a que o seio não fique apertado. Evite fechos com velcro e verifique se consegue abrir e fechar o soutien com um mão, factores que ajudarão a ser mais discreta na hora de amamentar o seu recém-nascido. Verifique ainda se as alças estão devidamente colocadas e que o soutien não fica apertado ao redor do peito.

 

Não utilize sabonete nos mamilos

O uso de sabonete para a higiene dos seus seios, faz com que estes sequem. Os seios já dispõem de um mecanismo de desinfecção, uns pequenos altos existentes nas aréolas, glândulas que produzem um óleo com anti-séptico.

 

Deixe secar convenientemente os mamilos

É muito importante que deixe os mamilos secarem ao ar, antes de os cobrir. Não são aconselháveis quaisquer tipo de compressas à base de plástico ou outros materiais que façam com que o peito absorva humidade.

 

Atenção aos canais bloqueados

Roupas apertadas, longos períodos sem amamentar, cansaço e outros factores, podem fazer com que os canais do leite possam ficar bloqueados, podendo originar infecções se não forem tratados atempadamente. Se sentir dor ou um ponto rijo em qualquer zona do seu peito, experimente massajá-lo, começando de cima para baixo e descendo com movimentos circulares. O calor poderá ajudar a libertar os canais entupidos.

O próprio chupar da criança, ajudará também a desobstruir possíveis bloqueios nos canais, por isso faça com que o bebé se alimente do seio que possa parecer bloqueado. Em menos de 24 hora o bloqueio deverá deixar de existir, antes mesmo de você se aperceber disso.

 

Como amamentar e que cuidados deve ter durante a amamentação do seu bebé recém-nascido

 

Cure mamilos feridos com o seu próprio leite

A forma da criança chupar é a principal causa de um mamilo ferido, por isso é importante que se certifique que ela o faz da forma correcta. Poderá ajudar a cicatrização, deixando os mamilos secar ao ar depois de ter amamentado. De seguida, deixe sair um pouco de leite e espalhe-o pela zona afectada. O resto do leite da amamentação é rico em lubrificantes e têm substâncias antibióticas, que ajudam a sarar o seio afectado.

 

Trate mamilos gretados com Vitamina E

Se notar que no final de amamentar o seu bebé, os seus mamilos estão gretados, pegue numa cápsula de Vitamina E, fure-a, e coloque uma gota sobre o mamilo, esfregando ligeiramente. Use no máximo uma ou duas gotas apenas.

 

Produza mais leite com a ajuda de compressas quentes

Por vezes a mãe pode produzir mais leite que aquele que é necessário à alimentação do bebé. Poderá compensar este facto, ajudando os canais a abrir, para que haja uma libertação de leite mais eficaz. Colocar compressas quentes e molhadas nos seios, faz com que os canais fiquem mais abertos. Pode ainda deixar que o bebé se alimente durante mais tempo e mais vezes por dia. Não se esqueça de beber mais líquidos durante o dia, de forma a urinar mais vezes.

 

Controle o leite que os seus seios deitam

A produção de leite na mulher é muito sensível aos estímulos exteriores. Um simples chorar de um bebé pode ser o suficiente para que a seio comece a verter leite. Se isto acontecer em excesso, comprima o mamilo com a palma da mão ou utilize compressas laváveis (preferencialmente à base de algodão) sobre o seio. Um lenço de algodão, pode perfeitamente desempenhar a função.

 

Mastite – seios inflamados

Se os seus seios estiverem inflamados, se tiver sintomas gripais ou febre, consulte o seu médico. Pode estar perante um caso de mastite, uma inflamação nos seios.

Este problema pode ser tratado com antibióticos, que deverá tomar até ao final da embalagem. Descansar na sua cama, beber muitos líquidos e amamentar mais frequentemente, poderão também ajudar a melhor a infecção. Note que o leite não tem qualquer infecção, não pondo em risco a saúde do bebé.

Não deverá parar de amamentar se tiver os seios infectados, já que isso poderá provocar um abcesso no seio.

 

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 31-10-2012

    @William Haddad:
    Muito obrigado pelo seu comentário e o seu apreço a todas as mães!
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. william haddad
    30-10-2012

    À todas as mulheres que amamentam seus filhos vai aqui todo meu respeito para com este gesto de carinho.
    parabéns mulheres. todos nós que crescemos fortes e sádios devido a este gesto somos gratos e nos orgulhamos de vcs………….e de nossas mãe….

    amamentação um gesto de carinho amor e responsabilidade.

1 Trackback

  1. […] Conheça 15 dicas muito importantes sobre como amamentar o seu filho […]