10 dicas para poupar nos presentes de Natal

Porque estes tempos são de crise, não quer dizer que o Natal fique de lado. Para que não deixe de oferecer uma prenda às pessoas de quem mais gosta, queremos ajudá-lo nessa missão – quase impossível – de encontrar o presente ideal, sem gastar muito dinheiro.

Já aqui falámos em algumas ideias originais de como criar prendas de Natal, oferecemos algumas dicas de como pode poupar em tempos de crise e até como poupar quando vai às compras no supermercado. Hoje deixamos um artigo muito apropriado para a altura do Natal que se avizinha, com algumas sugestões de como pode poupar com os presentes de Natal.

 

Dica 1 – Compre com antecedência

Comece a comprar os presentes de Natal mais cedo do que habitual, porque é mais fácil encontrar produtos mais baratos, que sofrem uma inflação mais tarde. Além disso, tem mais tempo para procurar a prenda ideal, para comparar preços e até para encomendar online. Assim, evita as enchentes do Natal e não cai na tentação das compras de última hora, que fazem muitas vezes com que gaste mais dinheiro por já não ter a paciência inicial.

 

Dica 2 – Faça um orçamento

Deve fazer uma lista das pessoas a quem pretende dar um presente, estabelecendo um valor limite para cada prenda. Desta forma, e se o fizer com antecedência, vai conseguir poupar bastante dinheiro.

 

Dica 3 – Comece a poupar cedo

Comece a pensar no Natal logo em Janeiro. Faça uma estimativa para o próximo ano e vá retirando um pequeno valor todos os meses, destinado aos presentes. Quando chegar a altura, vai ver que enfrenta esta época de forma mais tranquila.

 

compras-de-natal-presentes-prendas

 

Dica 4 – Promessas em vez de presentes

Pode sugerir trocar os presentes por promessas, por exemplo, tomar conta das crianças ou dos animais de estimação; fazer as compras a um familiar durante um certo tempo; oferecer uma semana na sua casa de férias, ou um jantar romântico por mês à/ao namorada/o. Aqui, a intenção é que interessa!

 

Dica 5 – Aproveite os saldos

Já aqui falámos o que deve comprar na época dos saldos, de forma a não gastar dinheiro desnecessariamente. Falámos ainda como aproveitar ao máximo a altura dos saldos. Aproveitar as épocas de saldos, no Verão e no Inverno, é sempre uma boa ideia para poupar nas compras de Natal. A par disso, há imensas promoções de produtos que pode encontrar nas lojas físicas e online e que podem ser muito significativas no seu orçamento.

 

Dica 6 – Venda objectos que não usa

Tem coisas em casa que já não usa? Pode ser roupa, brinquedos, acessórios, livros, CDs, entre muitos outros objectos. Venda aos seus amigos ou pela Internet, e reaproveite esse dinheiro para fazer as suas compras de Natal.

 

Dica 7 – Faça você mesmo

Esta alternativa é uma das mais económicas e a que permite usar mais a sua criatividade. Ao mesmo tempo, oferece uma recordação mais pessoal a quem mais gosta. Por exemplo: uma moldura com uma fotografia sua e do seu melhor amigo, da família, ou das crianças; caixas de jóias ou bijuteria; compotas ou bolinhos confeccionados em casa; estampados ou bordados. As hipóteses são inúmeras: basta usar a sua criatividade! No último artigo, deixámos algumas sugestões de como fazer prendas originais para oferecer no Natal ou em qualquer outra altura.

 

prenda-original-presente-natal

 

Dica 8 – Ofereça uma lembrança

Em vez de gastar muito dinheiro em cada presente, pode optar por oferecer apenas uma lembrança, principalmente se tem uma família numerosa ou se gosta de dar um mimo a muitas pessoas. Já sabe que a intenção é que conta. Quem receber a sua prenda não vai levar em conta se a sua prenda é cara ou barata!

 

Dica 9 – “Amigo secreto”

O jogo do “amigo secreto” já é uma opção para muita gente, na qual se oferece apenas um presente a uma pessoa. Entre colegas, amigos, ou família, escreve-se o nome de cada pessoa em papelinhos e colocam-se num recipiente. Depois, cada pessoa tira um e fica responsável por comprar apenas uma prenda. Pode estabelecer um valor limite para a oferta. Em família, por exemplo, é possível escolher um bom presente, usando o dinheiro que iria gastar em várias lembranças.

 

Dica 10 – Viva o espírito natalício

Opte por tornar o seu Natal menos consumista do que o habitual. Esta época festiva não deve ser sinónimo de presentes e de gastar muito dinheiro, mas sim uma altura para festejar e passar bons momentos com a família e os amigos.

 

Tem outras dicas para partilhar de como poupar com os presentes de Natal? Esperamos pela sua colaboração!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

1 Trackback

  1. […] – Algumas ideias de como fazer prendas de Natal originais e poupar algum dinheiro – Algumas dicas para poupar na hora de fazer as compras de Natal […]