Saiba porque o grão-de-bico é tão saudável

Há pequenas coisas que escondem grandes segredos. É o caso do grão-de-bico: pequeno e saboroso traz muitas vantagens à sua saúde. Saiba quais os benefícios deste alimento.

Com origem no Médio Oriente, o grão-de-bico foi o alimento das civilizações da Antiguidade. Com as navegações e descobertas, esta leguminosa chegou aos portugueses e rapidamente se tornou num dos alimentos mais consumidos, como forma de acompanhamento. No entanto, há muitos segredos que pode ainda não conhecer.

Neste artigo, o Dicas Caseiras dá-lhe a conhecer as grandes maravilhas que esta pequena leguminosa pode fazer por si e pela sua saúde.

 

Fonte de nutrientes e vitaminas

Rico em fibras, potássio, ferro, cálcio e magnésio, o grão-de-bico é uma excelente fonte de vitaminas que o ajudam a regular os intestinos, a reduzir o colesterol e a estimular o seu cérebro.

Devido à sua elevada percentagem de proteínas puras – entre 20 e 30% – este grão é ainda ideal para quem quer ganhar massa muscular ou para quem dedica algumas horas do seu dia ao exercício físico.

Para quem tem problemas de anemia ou pretende preveni-los, pode ainda contar com o ácido fólico presente nesta leguminosa, responsável pelo bom funcionamento do sangue.

 

Grão-de-bico, leguminosa que combina com os mais diversos pratos

 

Um grão cheio de humor

O grão-de-bico é um óptimo redutor de stress e uma grande fonte de bem-estar. Na sua constituição possuí uma significativa quantidade de triptofano, responsável por nos provocar uma sensação de bem-estar e auxiliar no combate à depressão. Esta substância é a mesma que encontramos no chocolate. Se pretende emagrecer cortando nos açúcares, porque não dar lugar ao grão-de-bico?

Além do triptofano, o consumo deste grão estimula a produção de serotonina, uma substância que está presente no nosso cérebro e é responsável por regular o humor, mantendo-nos bem dispostos e mais disponíveis para enfrentar o dia-a-dia.

 

Ossos saudáveis

Oferece nutrientes, cuida do humor e ainda trata dos ossos. A acumulação de fitoestrógenos no grão-de-bico, previne a osteoporose e o cancro da mama e ainda combate os sintomas da menopausa.

Os fitoestrógenos são substâncias ambientais naturais, produzidas pelas plantas, capazes de fazer aumentar os minerais dos ossos, fazer a reposição hormonal do nosso sistema e reduzir as ondas de calor do nosso corpo.

 

Grão a grão, ajudando o coração

Rico em ómega 3 e 6, o grão-de-bico ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Além disso, esta leguminosa possuí fibras que baixam o colesterol, principal causador de problemas no coração.

As fibras deste grão impedem ainda que os níveis de açúcar do sangue subam rapidamente depois das refeições, o que faz com que este alimento seja ideal para diabéticos.

 

Corpo em forma

Os carboidratos complexos e a grande quantidade de fibras presentes no grão-de-bico, aumentam a sensação de saciedade, controlando o apetite. Além disso, uma chávena de grão-de-bico cozido tem apenas 4g de gordura. Esta poderá ser uma grande vantagem para quem pretende emagrecer ou combater problemas de obesidade.

No cozido à portuguesa, na sopa ou a acompanhar o típico bacalhau com grão, o grão-de-bico é sempre saboroso e pode deliciar-se enquanto cuida da sua saúde.

Acessível e saudável, este é definitivamente um grão-de-ouro!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

3 Trackbacks

  1. […] Conheça a grande importância da soja na sua alimentação bem como as ricas propriedades e benefícios do grão-de-bico. […]

  2. […] Conheça a grande importância da soja na sua alimentação bem como as ricas propriedades e benefícios do grão-de-bico. […]

  3. […] Fonte […]