6 razões porque deve comer mais cenouras

Já sabe que a cenoura “faz os olhos mais bonitos”, como se diz na gíria popular. Mas e que outros benefícios tem este alimento para a nossa saúde? Hoje vamos explicar porque deve incluir mais cenoura na sua alimentação.

Elevado teor nutritivo

A cenoura é um legume com elevado teor nutritivo, sendo uma das melhoras fontes de vitamina A. Rica em sódio, cálcio, fósforo e potássio, sais minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, também é rica em vitaminas do complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a melhorar o aparelho digestivo, sendo ainda uma boa fonte de fibras.

 

O poder do betacaroteno

A cenoura é muito rica em betacaroteno – responsável pela sua coloração alaranjada, que é convertido pelo organismo em vitamina A. Por esta razão, reforça o sistema imunitário, protege e fortalece os sistemas respiratório e digestivo, bem como os dentes, os ossos e o cabelo. Além disso, este antioxidante é bom para a visão e tem um poder cicatrizante em casos de problemas de pele.

 

Leia outros artigos sobre alimentos importantes:

Conheça todas as vantagens de usar ervas aromáticas na alimentação
Quais os melhores alimentos para prevenir o câncer
Saiba todos os benefícios de incluir o limão na sua alimentação
Conheça 10 super alimentos bons para a sua dieta e saúde

 

Eliminar toxinas

Este legume actua como purificador do fígado, eliminando toxinas, a par de fortalecer e tonificar a função hepática, sobretudo o sumo. Contudo, não deve beber sumo de cenoura em excesso para não ficar com a pele alaranjada. São precisas apenas cem gramas deste vegetal para garantir as doses diárias de vitamina A.

 

Cenouras, fonte de vitamina A

 

Um excelente tónico

Os açúcares presentes na cenoura mantêm os níveis de energia constantes,  uma vez que são libertados lentamente no organismo, ao contrário dos açúcares refinados, que fazem disparar esses níveis. Uma sopa de cenoura é um tónico excelente para quem se sente esgotado ou esteja em recuperação.

O seu consumo é indispensável em grávidas e lactantes, porque melhora e aumenta o volume sanguíneo que, por sua vez, aumenta e melhora a produção do leite. A cenoura favorece ainda o crescimento das crianças, é eficaz na dentição defeituosa e na resistência contra as infecções.

Se está grávida, aconselhamos a leitura do artigo em que falamos sobre o que comer e não comer durante a gravidez e o artigo em que são abordados os perigos da diabetes gestacional.

 

Combater doenças

A cenoura é poderosa no combate a várias doenças e no reforço da imunidade, por exemplo infecções respiratórias, problemas digestivos, úlceras e reumatismo. Acredita-se que protege contra o cancro, problemas do coração e das artérias. Se for consumida todos os dias, reduz o colesterol gradualmente.

Este super alimento tem várias propriedades medicinais: é anti-séptica, antimicrobiana, cicatrizante, diurética, estimulante do sistema linfático e nervoso, protectora dos raios ultraviolenta, entre outras.

 

Prato com cenoura ralada

 

Legume versátil

Pode ser comida crua, inteira ou em saladas, utilizada em sopas e refogados ou em bolos. Crua é, sem dúvida, a melhor forma de comer cenoura, que deve ser consumida três vezes por semana. Opte por cenouras de agricultura biológica, de cor viva e com a rama, que é um indicador de frescura e pode aproveitá-la no sumo.

Deve consumir as cenouras logo que possível, ainda que se conserve por muito tempo no frigorífico. Lave-as bem antes de usar, mas nunca as descasque: ralar é sempre a melhor opção.

Sabia que os doentes reumáticos devem beber sumo de cenoura diariamente e comer cenouras cruas antes das refeições? E que a cenoura crua e ralada é uma óptima aliada na cura de úlceras, quando aplicada no local afectado?

Dica: faça um xarope, juntando mel ou sumo de limão à cenoura crua, para curar doenças dos brônquios e pulmões.

 

Sabia todas as vantagens de comer cenouras? Partilhe este artigo com os seus amigos!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

7 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-05-2015

    @iara costa:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. 28-06-2014

    adorei. a minha dica é bater a cenoura ralada e com casca, suco de laranja e morangos. eu tomava esse suco todos os dias, mas descobri ,que é 03 veszes por semana. estou adorando. muito obrigada.

  3. Ricardo Miguel
    21-11-2013

    @Eunice:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou das nossas dicas.
    Grande abraço e até breve.

  4. EUNICE
    26-06-2013

    ESSAS DICAS SÃO PRECIOSAS NA NOSSA VIDA, SEM CONTAR QUE HOJE A ALIMENTAÇÃO É O NOSSO PIOR VENENO. OBRIGADA PELA BOA INFORMAÇÃO. CONTINUE.

  5. Ricardo Miguel
    08-05-2013

    @Maria de Lurdes:
    Ainda bem que gostou do artigo.
    Obrigado pela sua participação e até breve.

    @M. Rosario Dias:
    Muito obrigado pela sua dica e pelo seu comentário!
    Grande abraço e até breve.

  6. M.Rosario Dias
    23-04-2013

    Corte cenouras em rodelas, disponha um camada numa tigela, cubra generosamente com açucar mascavado. Repita até acabar as cenouras. Faça pouco de cada vez. Uma ou duas boas cenouras é quanto basta para o consumo de um dia. Vá bebendo ao longo do dia, sempre que quiser. Pode ser administrado também em crianças muito pequena. Muito bom acalmar a para a tosse.

  7. Maria de lourdes
    17-02-2013

    gostei muito de observar o quanto vale as coisas para a nosso bem esta de vida

2 Trackbacks

  1. […] Os sumos vegetais comprovaram serem muito eficientes às dores de muitas pessoas com artrite reumatóide. Fazer um pequeno-almoço de sumo de cenoura, cereais, couve ou tomate pode mesmo reduzir significativamente os sintomas deste tipo de doentes. Para iniciar, faça-o durante uma semana e faça um jejum de dois dias na segunda semana (na segunda e quarta-feira) e de três dias na terceira semana (na segunda, quarta e sexta-feira). Aproveite para ler o artigo onde falamos da importância de incluir mais cenouras na sua alimentação. […]

  2. […] Fonte […]