Como tratar a acidez no estômago de forma natural

A acidez é uma sensação de que o estômago está a “queimar”. No artigo de hoje vamos dar algumas dicas de como prevenir e tratar a acidez no estômago, ou azia.

Já falámos no Dicas Caseiras de algumas dicas para aliviar os sintomas da azia, mas nunca é demais trazer novas dicas e sugestões para ajudar sobre este problema.

Porque ficamos com acidez no estômago?

A acidez no estômago resulta de perturbações gástricas, que podem ser hiperacidez (excesso de suco gástrico no processo digestivo) ou a hipoacidez (taxa de suco gástrico abaixo do necessário para o processo digestivo).

De um modo geral essas perturbações surgem em consequência do uso de bebidas alcoólicas, uso constante de alimentos muito quentes ou gelados, mastigação insuficiente, condimentos picantes, alimentos industrializados e gordurosos, o café, o chocolate e também molhos à base de tomate, entre outras combinações de alimentos.

Sugerimos ainda a leitura de outros artigos relacionados, um em que damos algumas dicas para aliviar o intestino preso ou prisão de ventre e um artigo muito completo sobre as causas, os sintomas e o tratamento para as dores no estômago.

 

Dores no estômago, azia, acidez

Quais os sintomas da acidez no estômago?

Uma forte sensação que o estômago está a “queimar”, produção excessiva de gases intestinais, mau-hálito, falta de apetite, dores fortes na região do estômago e às vezes falta de ar, são os principais sintomas da acidez no estômago.

 

Como tratar a azia ou acidez de forma natural?

Quando sofrer de acidez não se deite. Mantenha-se de pé para que o ácido gástrico permaneça no estômago e quando se for deitar erga sempre a cabeceira da cama dois a quatro centímetros.

Para aliviar a sensação de acidez sugerimos que tome infusões de aipo, malva, tília ou camomila, à razão de três gramas por cada chávena de água a ferver (sempre 30 minutos antes das refeições ou quando sentir dores). Também são muito boas as infusões de arnica e dente-de-leão.

 

Sumo de alface

 

Para quem não gosta de infusões, existem alguns alimentos que aliviam a acidez. Os mais importantes para atenuar a dor e acidez são:

  • Batatas (ralar as batatas cruas e espremer através de um pano fino);
  • Cenouras
  • Couve-flor cozida
  • Sumo de alface (aproveitam-se as folhas e os talos; tomar uma chávena meia-hora antes do almoço).

 

Como prevenir a acidez no estômago?

Para prevenir a acidez, sugerimos que tome às refeições uma pequena colher de vinagre de maçã. Consuma preferencialmente iogurte natural, mel de abelhas e escolha alimentos ricos em fibras.

 

Gostou das nossas dicas para a acidez no estômago? Tem outras sugestões que queira partilhar?

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-05-2015

    @pedro vicente da silva:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. pedro vicente da silva
    22-06-2014

    Boa noite eu tenho acidez… fico com muita azia isso é normal, e quando fico assim, eu tomo um copo de leite gelado e vou dormi e acordo numa boa. Adorei as vossas dicas.

  3. Ricardo Miguel
    28-11-2013

    @Bel:
    Muito obrigado pela sua participação e pela dica deixada.
    Abraço e até uma próxima.

  4. Bel
    24-08-2013

    leite é bom pra acidez.

1 Trackback

  1. […] dicas adicionais de como tratar a acidez no estômago com produtos naturais e saiba ainda o que é como tratar e prevenir o refluxo gastro-esofágico de forma […]