Esteróides anabolizantes e as suas consequências

Ter um corpo esbelto e em forma é o sonho de muitos, mas o meio para chegar a este fim varia consoante a urgência e o objetivo a que cada um se propõe. Uns optam pelo ginásio, outros pelos comprimidos e outros preferem os esteróides anabolizantes.

Cada opção tem as suas consequências, umas positivas e com resultados a longo prazo, como é o caso da prática de exercício físico regular em ginásios ou ao ar livre, outras negativas, como é o caso de quem opta pela ingestão de esteróides anabolizantes.

 

O que são esteróides anabolizantes?

Apesar dos esteróides terem a capacidade de tornarem o desporto muito mais fácil para os atletas, de melhorarem o seu desempenho, permitirem uma maior resistência à fadiga e ainda de fazerem crescer os músculos de forma rápida, a verdade é que estas substâncias, administradas sob a forma de pó, comprimidos ou injeções, têm um efeito devastador a longo prazo, podendo mesmo levar à morte.

Estes produtos promovem o crescimento dos músculos por estimulação, através da libertação de testosterona, principal hormona masculina. A sua ingestão prolongada pode afetar o funcionamento do corpo, fazendo com que órgãos vitais, como o fígado e o coração, sofram distúrbios irreparáveis.

Também o Comité Olímpico Internacional afasta todo e qualquer atleta que revele nas suas análises estar sob o efeito de esteróides anabolizantes, classificados como doping. Por esta conclusão podemos antever os efeitos colaterais que estas drogas têm sobre os atletas e qualquer outra pessoa.

 
esteroides-anabolizantes-suplementos-musculacao

 

Consequências gerais da ingestão de esteróides anabolizantes

Os efeitos colaterais dos esteróides são de diversa ordem e com consequências altamente perigosas para o ser humano. Passamos a descrever:

– Aumento da pressão arterial;

– Aumento dos níveis do mau colesterol (LDL) e consequente diminuição dos níveis de bom colesterol (HDL), ocorrendo assim uma maior probabilidade de vir a sofrer de uma doença cardiovascular ou doença da artéria coronária;

– Ocorrência de acne, devido à estimulação de glândulas sebáceas;

– Perda de cabelo precoce;

– Mudanças de temperamento, irritação e agressão;

– Dores de cabeça;

– Impotência e Esterilidade;

– Insónias.

 

Consequências para os homens:

– Aumento da probabilidade de vir a sofrer de cancro na próstata;

– Aumento das glândulas mamárias, devido aos elevados níveis de estrogénio;

– Problemas de fertilidade;

– Atrofia dos testículos;

 

Consequências para as mulheres:

– Aumento dos pêlos corporais, podendo mesmo vir a crescer barba;

– Alterações dos ciclos menstruais;

– Probabilidade da voz tornar-se mais grave;

– Aumento do tamanho do clítoris.

 

Notas finais:

Apesar dos esteróides poderem ajudar no rendimento desportivo e trazerem resultados mais rápidos, a verdade é que com as consequências e as alterações que acabamos de descrever, em ambos os sexos, vale a pena pensar até que ponto a aparência física é mais importante do que a saúde. Quando sentir que ter músculos grandes e desenvolvidos é fundamental para ser aceite no seu grupo de amigos, pare, leia este artigo, e lembre-se que a forma mais eficaz de ter o corpo que sempre sonhou é com a prática regular de exercício físico no ginásio ou ao ar livre.

Pratique exercício-físico em casa ou num ginásio ou até na rua. Faça uma alimentação cuidada e cuide de si e do seu corpo, de forma natural e sem recurso a produtos que prometem milagres, já que o fácil e rápido nem sempre é a melhor escolha!

O que tem a dizer sobre os esteróides e outras drogas que potenciam o desenvolvimento muscular?



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

8 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 01-02-2013

    @Vagner:
    Não é política do Dicas Caseiras criar artigos sensacionalistas, apenas artigos informativos e que ajudem outras pessoas.
    Estão provados os efeitos negativos dos esteróides e estas informações estão divulgadas em centenas de websites e revistas.
    Algumas pessoas usarem este tipo de produtos não os torna inofensivos nem isso significa que podem ser usados por qualquer pessoa.
    Cada pessoa poderá consultar este e qualquer outro artigo, bem como o seu médico e analisar se existem realmente benefícios ou malefícios em tomar este tipo de substâncias.
    Qualquer informação neste artigo ou outros, não visa denegrir nenhuma marca ou produto, apenas informar e alertar.
    Abraço e obrigado pelo seu comentário/crítica.

  2. Vagner
    01-02-2013

    Na boa por favor estude um pouco mais antes de postar sobre isso
    Impotência e Esterilidade – garotos de programa usam de esteroides para conseguir ter ereções, sim ele ainda pode causar impotência, mas é mais fácil infartar tomando vitamina C do q ficar impotente com esteroides
    Mudanças de temperamento, irritação e agressão – não acontece, ja foi provado
    Atrofia dos testículos – se usado de maneira cronica e não aguda
    Aumento das glândulas mamárias, devido aos elevados níveis de estrogênio – existe sim o risco, com alguns anabolizantes as chances são minusculas, quase que despresiveis

    e sem falar na terapia por ciclo que ameniza os efeitos se não os elimina
    por isso eu peço estudem antes de postar uma matria sensacionalista como esta em um blog

  3. 01-02-2013

    @Ana, @Fernando:
    Obrigado a todos pela vossa participação.
    Desde já pedimos desculpa pelo erro na imagem, que apenas pretendia ser ilustrativa, mas o erro já foi corrigido.
    Tudo mata quando é tomado em excesso, isso é certo, mas há que ser coerente e compreender que os riscos que falamos não são exagerados e não são poucos os locais onde se fala dos perigos dos anabolizantes. Como se costuma dizer, tudo o que é rápido e fácil tem um preço.
    Não querendo criar atritos, também podemos dizer que as drogas não matam, apenas matam alguns… mas todos nós sabemos os perigos delas!
    Concluindo, cabe a cada um decidir como tratar do seu corpo, mas nunca esqueçam que quase nunca o mais fácil é o caminho certo.

  4. 01-02-2013

    @Thiago, @Gabriel:
    Antes de mais obrigado pelo vosso comentário.
    O artigo não foi copiado da Internet e a imagem era meramente ilustrativa, mas já foi alterada.
    Obrigado pela vossa participação.

  5. Thiago
    01-02-2013

    Vcs usaram imagem do Oxy para falar sobre anabols???? Pesquisem mais antes de publicarem algo! Oxy não é um anabolizante!

  6. Fernando
    01-02-2013

    A diferença entre o remédio e o veneno é somente a dose… tome paracetamol acima da dose indicada por apenas 1 mês e terá teu figado tão ou mais afetado do que com o uso de esteróides.
    E a foto que colocou apara ilustrar tua matéria, não é de um esteróide. Isso é um termogênico usado para queima de gordura.

  7. ana
    01-02-2013

    Colocaram a foto de um termogenico e estao falando sobre anabolizante …. Por que nao falam tambem sobre tpc ? Se uma pessoa faz tpc, esses ” efeitos colaterais” muitas vezes nem aparecem… E outra, falam que anabolizante mata, claro que mata. Tudo mata se usa em uma dosagem errada. Oque voces mes falam sobre os fisiculturistas? Usam anabolizante o ano inteiro, por varios anos.. e se sao mais saudavel do que muita gente que fica bebendo e fumando… nunca usei anabolizante, mas sei que se voce usar da maneira correta, esses riscos nao acontecem. Um remedio tambem tem efeitos colaterais, nem por isso, deixamos de usar….

  8. Gabriel Gattino
    01-02-2013

    Matéria mal feita e cópia de internet…. falar sobre anabolizantes e colocar a foto do OxyELITE Pro que é um termogênico???