Está preparado para adotar um animal de estimação?

Existem vários cuidados a ter antes de adotar um animal de estimação e algumas ações que terá de tomar para que eles possam viver felizes. Tomar conta de um animal de estimação envolve grande responsabilidade e dedicação. Será que está preparado para este desafio?

Primeiro que tudo, e provavelmente o fator que mais pesa na decisão de ter um amiguinho lá em casa, é preciso ter disponibilidade financeira. Além disso, é importante ter alguns minutos diários para tratar da higiene e bem-estar do animal.

 

foto-cao-gato-animal-estimacao

 

Quais são os factores mais importantes a ter em conta para adoptar um animal de estimação?

Alimentação

Existem no mercado várias opções de ração para animais com uma vasta gama de preços. No entanto, é importante investir na qualidade do alimento que dá ao seu animal. A ração deve ser adequada à raça, idade e peso de forma a maximizar o bem-estar do animal. As rações para raças específicas ajudam ainda a prevenir doenças características da raça. As rações light, por exemplo, ajudam o seu bichinho guloso a manter a linha. Lembre-se: somos o que comemos, e eles também!

 

cama para gato

 

Acessórios

Alguns acessórios são dispensáveis mas outros serão mesmo essenciais para o dia-a-dia do seu animal. Uma casota ou uma cama, comedouro, bebedouro, trela e coleira são exemplos de artigos que terá de comprar. É ainda aconselhável ter champôs e escovas específicas para o tipo de pelo do cão ou gato. Não se esqueça de, quando passear o seu cão, ter os saquinhos necessários. Um açaime será obrigatório no caso das raças consideradas perigosas.

 

Idas ao veterinário

Dentro deste ponto incluem-se várias despesas pesadas. Temos as consultas de rotina, a vacinação e a desparatização obrigatórias. Poderá ainda existir a necessidade de cirurgias de esterilização ou outro tipo de intervenções que sejam necessárias. Lembre-se que no caso dos cães, a colocação do chip indentificador é obrigatória.

 

Recomendamos a leitura do artigo onde falamos sobre algumas dicas importantes de como tratar os seus animais de estimação. Sugerimos ainda que consulte o artigo que fala como ajudar os seus animais de estimação em caso de emergência.

 

Férias

Lembre-se que quando quiser tirar as suas férias, a sua mascote também terá direito às dela. Caso não tenha ninguém que possa tomar conta do seu animal, terá de colocá-lo num hotel para animais ou contratar um pet-sitter. Caso possa levá-lo consigo, tenha em conta que será necessário adquirir uma caixa transportadora e que terá de fazer a rotina habitual de que o animal precisa.

 

espaco-casa-para-cao-animal-estimacao

 

Em segundo lugar é preciso ter disponibilidade de tempo e de espaço.

Espaço para necessidades básicas

O seu animal vai precisar de ter o seu espaço em sua casa. Verifique se a sua casa está adequada para receber o tipo de animal que está a pensar adotar. Cães de raça grande precisam de um quintal espaçoso e mesmo animais mais pequenos não podem passar o dia fechados na varanda para não estragarem os móveis. A sua mascote irá precisar de um local para as necessidades fisiológicas, um espaço que ele reconheça como sendo o local de refeição e a sua almofada onde deve dormir. Convencê-lo a realizar cada ação no sítio correto é assunto para o próximo tópico.

 

Treino

Para que seja possível a coabitação com o seu animal é preciso treiná-lo. Esta é uma prática que requer tempo e paciência por parte de todos os membros da família que lidam com o animal. Se for necessário poderá ter de levá-lo a aulas especializadas com um treinador. Isto significa mais custos e tempo que terá de despender.

 

Passeios

No caso dos cães, principalmente os de grande porte, são essenciais pelo menos 2 passeios por dia. Não precisam de ser muito longos mas devem ser o suficiente para que o animal possa exercitar-se e socializar um pouco. Tenha consigo um brinquedo que possa atirar e brinque com o seu cão. Este exercício é bom não só para treinar a obediência, como para o animal manter uma boa forma física. Passear com o seu cão pode tornar-se um hobby muito saudável e relaxante também para si!

 

banho-cao-animal-estimacao

 

Banhos e Tosquias

Para este tópico é preciso ter em conta a disponibilidade financeira e também a disponibilidade de tempo. Caso não possa dar banho ao seu animal em casa terá de deixá-lo numa loja de animais que tenha este serviço. Se tiver um animal de pêlo comprido, ele poderá precisar fazer tosquias regulares, seja em casa ou fora.

 

Por fim, é preciso ter disponibilidade emocional para o seu novo melhor amigo. Terá de verificar se toda a família está de acordo em ter um novo elemento lá em casa e se não existem outros contras como alergias, por exemplo. Faça uma reunião e avalie se todos estão dispostos a fazer o esforço que envolve receber um animal em casa. Lembre-se que os nossos animais de estimação também têm sentimentos e sofrem se forem maltratados. Eles serão amigos e fiéis para a vida por isso, não os desiluda.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    08-05-2013

    @Ana Paula:
    Obrigado Ana pelo seu comentário e pelo seu elogio também.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. 24-02-2013

    gostei desse post, tenho um blog de animais….
    seu blog eh mto bom. abraços

3 Trackbacks

  1. […] – Está preparado para adotar um animal de estimação? […]

  2. […] Consulte o nosso artigo e saiba se está preparado para adotar um animal de estimação. […]

  3. […] Consulte o nosso artigo e saiba se está preparado para adotar um animal de estimação. […]