Dicas de como organizar uma cozinha

Numa cozinha é essencial evitar o desperdício de espaço e eles são mais que aqueles que imaginamos! Aprenda neste artigo a organizar a sua cozinha e a ganhar espaço e arrumação, facilitando a sua vida e o seu dia-a-dia.

Muitas vezes esquecemos de muitos espaços que podemos utilizar para dar uma nova arrumação e organização à cozinha. No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas de como aproveitar cada espaço da sua cozinha, oferecendo-lhe mais espaço e arrumação e organização. Existem pequenas dicas que provavelmente nunca se lembrou e com elas pode dar um novo ar mais limpo e arrumado à sua cozinha. Siga estas pequenas dicas que lhe damos de seguida:

– Instale uma, duas ou três prateleiras para colocar pequenos electrodomésticos ou objectos que utiliza mais regularmente.

– Aproveite o espaço por cima dos armários, que está disponível na maior parte das vezes. Mande fazer armários suplementares até ao teto e aproveite essa nessa zona para colocar objectos maiores e que utiliza com menos regularidade.

– Utilize caixas de plástico, madeira ou verga para arrumar e organizar especiarias na sua dispensa ou para colocar pequenos objectos por categorias. Isto fará com que tenha tudo muito mais organizado e faz com que saiba onde está cada coisa.

– Coloque na cozinha um quadro de recados, para apontar as compras que terá que fazer ou as contas a pagar, por exemplo.

 

ganchos-para-especiarias prateleiras-arame-especiarias-talheres

 

– As prateleiras de arame proporcionam um enorme espaço para arrumação, como por exemplo aquelas com ganchos para pendurar. Coloque-as num local com espaço, para arrumar as especiarias ou talheres de maior dimensão.

– Tente colocar os utensílios onde se vai servir deles. Guarde por exemplo os copos perto da bancada de lavar a louça, os talheres e as toalhas perto da mesa, mas não dentro da sua área de trabalho. Isto vai permitir que outra pessoa ponha a mesa sem atrapalhar quem está a cozinhar;

 

Não deixe de ler o artigo onde damos algumas dicas de como deixar a sua cozinha limpa e organizada. Sugerimos ainda a leitura de como limpar o seu micro-ondas e as muitas utilizações que poderá dar ao papel de alumínio.

 

– Quando comprar eletrodomésticos tente ver se eles têm algum tipo de arrumação ou então que sejam o mais pequenos possível, por exemplo um fogão com gaveta em baixo, uma arca congeladora com prateleiras amovíveis. Prefira arcas verticais às horizontais.

– Tente adaptar o interior dos armários com prateleiras e se estas forem deslizantes melhor ainda, daquelas em calhas. Isso vai permitir ter acesso aos objetos que estão atrás e não vai perder tempo a tentar ir busca-los;

 

suporte-para-chavenas

 

– Coloque dentro dos armários, sempre que possível, ganchos para pendurar chávenas e canecas.

– Se a cozinha for pequena opte por armários com portas de correr, de forma a poupar espaço.

 

É importante lembrar que deve guardar e não deixar expostos todos os objectos que utiliza com menos frequência, de forma a evitar que estes ganhem pó e gorduras.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    08-05-2013

    @Meire Mariani:
    Isso é verdade… É sempre mais fácil organizar uma cozinha que seja grande.
    Muito obrigado por ter deixado o seu comentário e até uma próxima visita.

  2. 28-04-2013

    Muito interessante o artigo de como organizar uma coisinha mas, se a cozinha for pequena e se colocarmos mais armarios na verticalal, teremos a impressao de menos espaço. Tudo que colocamos na vertical diminue o espaço, e o contrario nos darà a noçao de mais espaço.
    Obrigada

1 Trackback

  1. […] Dicas muito úteis de como organizar a sua cozinha – Aprenda a limpar e organizar o seu quarto de forma eficiente – Como manter o seu guarda-roupas […]