10 dicas para parar de ressonar

Não sabe como parar de ressonar e a sua mulher ou marido já ameaçou pô-lo a dormir na sala? Experimente algumas das nossas dicas para evitar esse ruído incómodo e melhore o seu sono e até sua vida conjugal.

Enquanto dormimos, o ar que respiramos pode provocar ruídos ao atravessar as vias respiratórias. Este ruído é maior quando estas vias respiratórias estão obstruídas, total ou parcialmente ou quando estão comprimidas devido à ação de fatores externos.

O excesso de peso, por exemplo, faz com que exista um demasiado tecido adiposo na garganta, o que deixa menos espaço de passagem para o ar. As pessoas com maior percentagem de gordura no corpo têm, assim, maior probabilidade de ressonar durante a noite.

O consumo de álcool, de tabaco e de medicamentos sedativos também propiciam o ressonar. Para além disto, pessoas com hipertrofia de amígdalas e adenoides, com um desvio do septo nasal ou pessoas de idade mais avançada, vão com maior probabilidade sofrer deste problema.

Existe ainda quem ressone apenas em alturas específicas, como durante uma constipação ou uma crise alérgica. Nestes casos as vias respiratórias ficam completamente bloqueadas devido a um mal-estar temporário.

O ressonar não tem, na maior parte das vezes, implicações graves para saúde. No entanto, pode provocar irritações na garganta, muitas vezes sentidas pela manhã. Provoca ainda alterações no sono, não permitindo a quem ressona ter um sono reparador. Muitas vezes, quem ressona acorda com o seu próprio barulho ou pode mesmo engasgar-se com o ar respirado, não beneficiando assim de uma noite descansada. Para além de quem ressona, são prejudicados também os cônjuges que têm muitas vezes de optar entre não dormir ou ir enroscar-se no sofá da sala. Tanto para os próprios como para os companheiros, é importante abordar este problema e tentar descobrir a origem do ressonar e resolvê-lo o mais depressa possível.

 

ressonar-noite-sono-insonias-descanso

 

Estas dicas vão ajudá-lo a prevenir, reduzir ou até mesmo deixar de ressonar!

 

Dormir de lado

Quando dorme de costas, a língua encosta-se ao fundo da garganta, não deixando o ar passar com tanta facilidade. Prefira dormir de lado, já que nesta posição as vias respiratórias ficam mais abertas. Dica para o companheiro(a): Cosa uma bola de ténis às costas de uma t-shirt e dê-lha para vestir antes de dormir. Assim, escusa de pedir para ele(a) se virar 20 vezes por noite.

 

Cabeça elevada

Use uma almofada dura e alta para que a cabeça fique perfeitamente alinhada com o pescoço e coluna. Assim, vai manter as vias respiratórias abertas.

 

Horário de sono

Se não tem, crie uma rotina de sono. Adormeça e acorde sempre às mesmas horas para criar hábitos de sono saudáveis.

 

Perca peso

Como já foi dito acima, o excesso de peso é uma das maiores causas do ressonar. Coma menos e faça exercício, já que a atividade física também o ajudará a ter um sono mais profundo.

 

Deixe de fumar

Pode não deixar de ressonar completamente, mas ao deixar o tabaco irá notar uma diferença considerável no ruído.

 

Quarto limpo

Se o ressonar for devido a alergias, tenha cuidado com o pó e o nível de humidade no quarto. Faça limpezas com maior frequência.

 

Não deixe de ler estes artigos!

Algumas dicas de como combater o problema das insónias
Aprenda a dormir melhor com as dicas deste artigo
Conheça 7 exercícios de ginástica que pode fazer em sua casa
Organize e tenha uma vida melhor com o programa dos “5S”

 

Sem álcool nem enfartamento

Ao jantar faça refeições leves e sem álcool para conseguir dormir melhor. Uma digestão difícil ou a própria embriaguez (mesmo sendo fraca) dar-lhe-ão um sono perturbado e com maiores probabilidades de ressonar.

 

Tiras nasais

Experimente utilizar tiras nasais anti-ressonar. Ao abrir as fossas nasais, estas tiras facilitam a passagem de ar na inspiração e expiração.

 

Elixir ou spray oral

Experimente um elixir ou spray oral anti-ressonar para aplicar antes de deitar. Estes medicamentos podem ser comprados na farmácia ou feitos em casa. Gargarejar com um copo de água fria com uma gota de óleo de hortelã-pimenta ajuda a contrair os tecidos da garganta. Este tratamento será especialmente eficaz para casos de ressonar temporário, como são as alergias ou constipações.

 

Descongestionante nasal

Também para o caso de ser uma constipação o que está a causar o ressonar, utilize descongestionantes nasais. Pode comprá-los na farmácia ou então experimente respirar vapor de água durante pelo menos 10 minutos. Aqueça uma panela cheia de água até esta ferver. Retire a panela do fogão e coloque-a no chão sobre uma base. Sente-se num banco baixo com a panela a seus pés e, com a cabeça virada para baixo, respire todo o vapor que conseguir.

 

Gostou das nossas dicas para deixar de ressonar? Conhece outras que queira partilhar?



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.