7 dicas para prevenir a diabetes

Existem cada vez mais pessoas que sofrem de diabetes e, por esse motivo, o Dicas Caseiras decidiu apresentar-lhe um artigo que pode ser valioso. Este artigo vai mostrar-lhe sete formas simples de prevenir a diabetes e ainda a adoptar um estilo de vida mais saudável.

Já aqui tinhamos falado sobre o que é a diabetes, os vários sintomas, causas e tratamentos disponíveis. No artigo de hoje, vamos apresentar 7 dicas que certamente o vão ajudar a ter uma vida mais saudável e a prevenir a diabetes ou diminuir os graus de açúcar ou glicémia no sangue.

 

1 – Alimentação Saudável

Este é um dos passos mais importantes na prevenção da diabetes. Quem ingere mais calorias do que gasta tem tendência a engordar. O excesso de peso é um dos factores responsáveis pelo aparecimento de diabetes, entre muitos outros problemas. Por este motivo, prefira uma alimentação rica em legumes e fruta e modere o consumo de gorduras e açúcares.

Sugerimos a leitura onde falamos sobre 10 super alimentos benéficos para a sua saúde e ainda outro onde apresentamos 10 alimentos que deve evitar. Saiba ainda como tornar os seus cozinhados mais saudáveis.

 

exercicio-fisico-bicicleta

 

2 – Exercício Físico

O exercício físico é benéfico para a sua vida e adivinhe… Também pode prevenir os diabetes. Com apenas 30 minutos de exercício por dia, já está a lutar contra a doença. Faça pequenas caminhadas, ande de bicicleta, faça abdominais em casa…tudo vale para queimar calorias. Se associar a corrida com musculação, não só estará a prevenir os diabetes como a definir o seu corpo e a ficar com o seu corpo mais em forma.

Leia o artigo onde damos a conhecer 7 exercícios de ginástica que pode fazer em sua casa e saiba ainda algumas dicas de como ficar em forma para o Verão.

 

3 – Controlo do peso

A insulina é responsável por fazer com que os tecidos do organismo absorvam a glicose.

O excesso de peso faz com que esses tecidos sejam incapazes de captar o açúcar, mesmo com acção da insulina. Por este motivo, controlar o seu peso é importante para evitar os diabetes. Uma alimentação saudável ajudará a manter o peso ideal.

Recomendamos a leitura do artigo onde ensinamos como somar as calorias dos alimentos e saiba ainda a importância de usar ervas aromáticas nos seus cozinhados.

 

doces-bolos-calorias

 

4 – Reduzir o consumo de açúcar

Antes de abordar este tópico é importantes considerar uma coisa: o açúcar não provoca diabetes! No entanto, o consumo excessivo de açúcar, provoca um aumento de peso e, esse sim, é responsável pelo aumento do risco de diabetes.

Para quem é portador de diabetes, o consumo de açúcar aumenta drasticamente os níveis de glicose no sangue originando hiperglicemia. Mais uma vez, deve apostar numa alimentação saudável, evitando o consumo de açúcar.

Sugerimos que leia um artigo muito importante onde damos algumas dicas de como controlar a vontade de comer doces.

 

5 – Exames regulares

O diagnóstico da diabetes é normalmente feito por ordem de um médico. No entanto, não deve esperar que seja o médico a recomendá-lo. Adicione aos seus planos anuais uma data para se dirigir a uma clínica e fazer o check up. Não existe melhor prevenção que um exame direccionado para a detecção da doença que se pretende prevenir.

 

Saiba ainda mais sobre a diabetes, lendo o artigo onde falamos sobre o que é a diabetes gestacional.

 

6 – Casos de família

O risco de desenvolver diabetes aumenta se já existirem na sua família pessoas portadoras da doença. Investigue esta situação e, no caso de algum familiar ser portador da doença, faça exames com mais frequência e aposte a 100% nas dicas de prevenção. Estudar os casos na sua família pode ajuda-o a prevenir a doença e a controlá-la mais facilmente.

 

7 – Controlo dos pré-diabetes

Se o seu médico lhe disser que tem pré-diabetes, não se aflija. É apenas um alerta para que tenha mais atenção à sua saúde. Os pré-diabetes permitem reverter a situação e evitar os diabetes mas, para isso, é preciso que o paciente faça tudo o que tiver ao seu alcance para combater a doença. O primeiro passo é fazer uma alimentação saudável e complementá-la com o exercício físico diário. O paciente deve ainda apostar em diagnósticos mais regulares.

 

Estas são sete formas principais de prevenir a diabetes. Aproveite-as e melhore a sua qualidade de vida. Se souber mais dicas, deixe a sua participação e ajude outros leitores.

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    09-05-2013

    @Jose Augusto:
    Obrigado também pela sua participação e até uma próxima visita.

  2. Jose augusto T
    11-04-2013

    valeu as dicas

1 Trackback

  1. […] à diminuição do acne, das alergias, e também no tratamento das artrites, asma, cancro ou diabetes. As constipações, herpes, menopausa, problemas de tiróide e obesidade, também podem ser mais […]