Como elaborar um projecto

Tem uma deia original que a gostaria de a propor a alguém? Está farto de achar que os seus projectos são desvalorizados pela sua apresentação? Isso acabou! Vamos aprender como escrever um projecto para uma apresentação.

Tive uma ideia e agora?

A parte mais difícil já foi feita, acredite! Conseguir algo inovador neste mundo tão competitivo será o mais difícil. Agora é só aprender umas regras, segui-las e esperar que o sonho aconteça!

 

As perguntas que tem SEMPRE de responder

Uma forma fácil de nunca se esquecer de nada é pensar na resposta a estas perguntas: O quê? Quem? Onde? Como? Quando?

  • O quê – Tem de explicar a sua ideia
  • Quem – A quem o projecto se dirige
  • Onde – o local onde o pretende apresentar
  • Como – o que pretende fazer para a sua realização
  • Quando – a altura em que o gostaria de o apresentar

 

Agora teremos de escrever alguns textos onde vamos inserir as respostas a estas perguntas

 

Como me exprimir

A apresentação escrita da sua ideia deve ser sempre cuidada e de rápido entendimento, pois devemos ser o máximo directos possível, pois as pessoas não querem e não tem muito tempo para perder e por isso mesmo analisam as coisas de forma rápida.

Se escrever muito, quem analisar o seu projecto vai perder o interesse e não ler até ao fim, se calhar perdendo as partes mais interessantes que o poderiam levar a desejar a realização da sua ideia. Por isso seja o mais breve possível para que as atenções não se dissipem e mesmo para que a pessoa tenha vontade de analisar o seu projecto até ao fim.

Não use palavras “caras”, não complique! Arranje formas de com poucas palavras deixar a pessoa presa à sua ideia e deixe os pormenores para uma futura reunião!

 

escrever-projecto-ideias

 

Como escrever

A ordem de apresentação deve ser: carta a cumprimentar a quem se dirige e a explicar o porquê da sua comunicação, autobiografia, carta de apresentação, carta de motivação e curriculum vitae.

A primeira carta deve dizer logo a quem se dirige (Exmo. Sr. Dr., por exemplo) e logo de seguida conter o assunto sobre o qual está a escrever. Pode ser sobre o aluguer de um espaço, pedir ajuda para um patrocínio…

  • Autobiografia –  A autobiografia deve ser pequena, no máximo uma página. Esta serve apenas para dar a conhecê-lo um pouco há pessoa que o lê para que ela tenha uma mínima ideia sobre quem lhe está a escrever.
  • Carta de Apresentação – A carta de apresentação é onde vai expor o que é o projecto, do que se trata, o que pretende fazer…
  • Carta de motivação – Aqui é onde vai explicar o que o levou a desejar desenvolver aquilo que está a apresentar.
  • Curriculum Vitae – Por fim mostramos o curriculum onde exibimos o que já estudamos e fizemos profissionalmente. Não se esqueça também de colocar as suas informações pessoais para que saibam como contactá-lo.

 

Recomendamos que consulte o artigo onde ensinamos como preparar um curriculum vitae.

 

Algumas dicas

Não exagere no curriculum pelo mesmo motivo que referi, para não exagerar em outras partes e para que a pessoa não perca a atenção por achar o documento intenso e cansativo. Tente optar apenas pelas informações que lhe parecem ser específicas para o que pretende.

No projecto poderá também incluir uma lista de coisas que necessitará. Por exemplo: se escrever para um vereador da cultura a pedir a cedência ou aluguer da sala do auditório da sua freguesia para a apresentação de um livro seu, nessa lista pode enumerar que precisará de uma mesa, cadeiras, microfones…

Seja simpático! Vou referir o exemplo acima citado: ao escrever a carta a pedir o auditório, diga que pensou na sua freguesia, pois foi ao que o viu nascer, lhe deu a formação e por isso lhe queria retribuir. Mais uma vez não exagere para não dar a ideia de que está a bajular a pessoa.

A simplicidade e clareza é o essencial!

 

Depois disto é torcer para que tenha boa-sorte!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.