Como escovar os dentes corretamente

Escova os dentes todos os dias e mais que uma vez por dia e mesmo assim continua a ter problemas com a saúde oral? Pode ser que não esteja a escovar os dentes da forma correta ou se esteja a esquecer de outras técnicas de higiene oral complementares. Verifique aqui se está a utilizar os métodos certos para prevenir problemas dentários e tenho os seus dentes mais limpos e saudáveis.

Técnica de escovagem

Para uma limpeza eficaz dos dentes, deve escová-los duas vezes ao dia e durante pelo menos 2 minutos. A maioria dos adultos não se aproxima sequer deste tempo recomendado.  Comece por escovar as superfícies internas e externas dos dentes posteriores colocando a escova numa posição de 45º em direção às gengivas e deslocando-a no sentido horizontal. Certifique-se de que chega aos dentes mais lá atrás.

Nos dentes da frente, substitua o movimento horizontal por um movimento vertical, das gengivas até à ponta dos dentes e escove várias vezes sem fazer força. De seguida, limpe as superfícies de mastigação dos dentes posteriores colocando a escova na horizontal e movimentando-a  em pequenos círculos. Não se esqueça de passar pela linha das gengivas com suavidade para não as magoar.

Por último, escove a superfície da língua, desde a base até à ponta, para remover restos de alimentos e prevenir o mau hálito. Pode ainda escovar levemente o palato para uma sensação de maior frescura.

Escove sempre os dentes e as restantes partes bucais com gentileza e sem brutalidade. A força excessiva pode magoar as gengivas e ainda contribui para o desgaste do esmalte. Utilizando a técnica correta não será necessário aplicar tanta força para conseguir uma boa higiene oral. Antes de adotar esta técnica deve consultar o seu dentista, que deverá aconselhar-lhe algum movimento adicional específico para o seu tipo de dentição.

Antes de prosseguir, saiba mais algumas dicas de como tratar e cuidar dos seus dentes.

 

escovas de dentes

 

Tipo de escova

A maior parte dos dentistas concorda que uma escova macia é ideal para uma boa escovagem. Pode parecer que uma escova mais dura é mais eficaz na remoção de restos de alimentos e limpa melhor os dentes, mas nem sempre é assim. Para uma limpeza eficaz é necessário utilizar a técnica correta que está descrita no ponto anterior. Uma escova demasiado dura apenas contribuirá para o desgaste do esmalte dos dentes o que poderá, no futuro, provocar dores agudas.

Para além de suave, a escova deve ter uma cabeça pequena para chegar a todas as zonas da boca. A escova elétrica é uma boa opção pois tem uma cabeça reduzida e é especialmente indicada para pessoas com menos agilidade nas mãos.

A escova de dentes, indiferentemente do tipo, deve ser substituída de 3 em 3 meses. Se vê que a sua escova fica com os pelos estragados antes dos 3 meses, então, provavelmente está escovar os dentes com força exagerada.

Conheça algumas dicas naturais para aliviar as dores de dentes.

 

Tipo de dentífrico

Certifique-se com o seu dentista qual o tipo de dentífrico mais indicado para si. Existe uma grande variedade de produtos para combate às cáries, ao tártaro ou à sensibilidade dentária e será melhor seguir a recomendação de um profissional. De qualquer forma, prefira as marcas de pastas de dentes certificadas às marcas brancas. No que toca à saúde oral é importante apostar na qualidade.

 

Elixir

A utilização de um elixir bucal não é essencial à sua rotina de escovagem dos dentes. No entanto, se quiser utilizá-lo deve estar atento à sua constituição e se corresponde às necessidades da sua saúde oral. Tenha cuidado com os elixires que contém álcool, estes podem tornar-se irritantes nas gengivas e não são recomendáveis para partilhar com crianças. Se sofre de gengivas inflamadas escolha um elixir com aloé-vera ou camomila que produzem efeitos calmantes. Se o seu problema é a placa bacteriana, escolha um elixir que combate especificamente este problema.

 

Fio dental

O fio dental ajuda na eliminação da placa bacteriana e previne o mau hálito. No entanto, a passagem de fio dental é uma técnica complementar de limpeza dos dentes e nunca deve substituir a escovagem.

 

E o leitor, escova os seus dentes corretamente?



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.