Aprenda a escolher e a preparar os legumes corretamente

No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas de como preparar os legumes de forma correta. Vamos ainda ensinar a escolher, cozinhar e conservar estes alimentos, tão saudáveis e indispensáveis à nossa saúde.

Como escolher os melhores legumes

Para escolher bem os legumes tem de ter em conta algumas recomendações. Deve ter sempre em conta que as raízes e os tubérculos devem ser duros sob a pressão de um dedo. É ainda importante que sejam quebradiços, com um corte sumarento. Se, por exemplo, as ervilhas, o feijão verde e as favas tiverem as vagas vazias, é melhor não comprar. As couves e alfaces devem ter as folhas apertadas e deve rejeitar aqueles que tiverem folhas murchas e as bordas amarelecidas ou com um aspeto ressequido. Uma boa couve-flor é aquela que tem uma cor o mais branca possível.

Aprenda ainda algumas dicas de como conservar os alimentos e como cozinhar de forma mais saudável.

preparar-legumes

Como preparar os legumes corretamente

Os legumes são muito versáteis na cozinha. Podem, por exemplo, ser assados na grelha ou no churrasco, onde se colocam limpos e secos. Uma vez assados regam-se com um pouco de azeite e sal.  No fim da cozedura envolva pimentos, batatas-doce e beringelas em papel de jornal.

Quando os legumes são estufados, cozinham-se no suco que vão soltando, dentro de um tacho tapado, em lume muito brando. Adiciona-se azeite e sal antes da cozedura.

Existem muitas formas de fritar legumes: enfarinhados, panados, previamente cozidos, etc. Uma vez fritos, devem ser escorridos sobre papel de cozinha e cobertos com papel de alumínio para que conservem o calor até ao momento de serem comidos.

Para cozer os legumes o vapor é preciso uma caçarola em cujo interior se possa colocar um recipiente com buracos. A água da caçarola não deve chegar ao recipiente que contém os legumes. Deve manter sempre a panela tapada e realizar a cozedura em lume forte.

Sabia que pode cozer batatas no micro-ondas a vapor? Corte as batatas aos pedaços, com casca e coloque-as num tupperweare com tampa, salpicadas de sal. Tape o recipiente com uma tampa que tenha um pequeno orifício para sair o vapor. Coloque 10/15 minutos no máximo e já está!

Ao cozer os legumes e para que estes fiquem mais verdes, é aconselhável deixar a panela sem tampa, embora desta forma percam maior valor nutritivo. As raízes e os tubérculos são cozidos em água fria enquanto que as verduras de folhas devem ser colocadas em água a ferver e com um pouco de sal.

Aprenda algumas dicas de como limpar o seu micro-ondas e deixá-lo desinfetado e perfumado.

 

Dicas extras

  • Para amadurecer os tomates, embrulhe-os em papel de jornal;
  • Os pimentos finos e compridos são ideiais para fritar, enquanto que os carnudos são melhores para assar;
  • As ervilhas congeladas são mais doces e tenras;
  • Para evitar chorar ao cortar cebola, faça-o debaixo de água;
  • Para melhorar o sabor das cenouras pode cozê-las em leite;
  • Se cozer as batatas, não as descasque para que conservem todos os nutrientes;

 

Conheça 6 razões porque deve comer mais cenouras e conheça ainda 10 alimentos que não deve comer!

 

Sabe outras dicas? Envie a sua contribuição e ajude os milhares de leitores que nos visitam diariamente!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.