Como organizar e utilizar o frigorífico corretamente

No artigo de hoje vamos ensinar a organizar e a utilizar o seu frigorífico da forma mais correta. Poupe energia e dinheiro e saiba ainda como conservar os alimentos no frigorífico de forma eficiente.

Parecendo que não, a organização de um frigorífico é bastante importante para a boa conservação dos alimentos e para que não haja desperdícios de energia. É verdade que podemos simplesmente dispor os alimentos de uma forma aleatória no frigorífico que estes não se irão estragar. No entanto, para uma refrigeração eficiente e para evitar ao máximo a proliferação de bactérias, é importante seguir algumas regras e dicas.

Temperatura do frigorífico

Um frigorífico deve ter uma temperatura média de 5ºC, sendo que esta pode variar consoante a zona do frigorífico. Assim, organizar os alimentos consoante a temperatura de cada zona permite otimizar a sua conservação. Se um determinado alimento não for colocado na zona mais apropriada poderá sofrer alterações de textura, sabor ou aspeto, para além de contaminações por microrganismos.

Tenha em atenção que pode ser necessário alterar a temperatura do frigorífico consoante a quantidade de alimentos que está a guardar em determinada altura. Se tem o frigorífico cheio, coloque-o mais frio para se certificar de que todos os alimentos ficam bem conservados.

 

organizacao-frigorifico-alimentos

 

Limpeza e Manutenção do frigorífico

  • É importante que limpe e lave o seu frigorífico regularmente, no mínimo uma vez por mês. Ao fazer esta limpeza, evitará o acumular de caixas e alimentos estragados, que não vão ser utilizados e apenas aumentam o consumo de energia, proliferação de bactérias e cheiros indesejáveis.  Fazer uma limpeza regular fará com que tenha apenas aquilo que lhe faz falta, tendo assim um maior controlo daquilo que precisa comprar.
  • Limpe e desengordure as borrachas das portas com um pano humedecido e seque-as com um pano seco e com um pouco de talco. Isto fará com que as mesmas se mantenham elásticas e eficientes. Comprove a sua eficácia entalando uma folha de papel na porta – se esta oferecer resistência significa um bom isolamento das mesmas. Se isto não se verificar, ou se as borrachas estiverem secas ou gretadas, é conveniente fazer a sua substituição.
  • Limpe regularmente o pó do condensador (na parte traseira e inferior do aparelho) de forma a favorecer um correto arrefecimento do aparelho.
  • Nos frigoríficos sem a função nofrost, é conveniente remover as camadas de gelo que se formam, sempre que estas forem superiores a 5 milímetros, utilizando a espátula que vem normalmente com o aparelho. Cuidado com espátulas ou objetos agressivos, que poderão danificar as paredes do aparelho. É conveniente retirar esta camada de gelo, já que a mesma provoca um aumento do consumo de energia e pode causar um anormal funcionamento do aparelho.
  • Lembre-se de esvaziar e desligar o frigorífico sempre que se ausentar durante vários dias, deixando as portas abertas para evitar a formação de maus cheiros. Nos frigoríficos mais recentes, poderá optar por colocar o aparelho em “modo férias”, consumindo assim uma menor quantidade energia.

 

 Utilização do frigorífico

  • Evite abrir e fechar a porta do frigorífico diversas vezes, já que isso irá provocar um aumento de temperatura e, claro está, um aumento do consumo eléctrico.
  • Evite colocar alimentos ou bebidas quentes dentro do aparelho, já que também isto fará aumentar o consumo eléctrico do mesmo.
  • Não encoste os alimentos ou embalagens às paredes do frigorífico.
  • As bebidas e alimentos deverão estar bem acondicionados e fechados, de forma a evitar alterações de sabor ou odores indesejados dentro do aparelho.
  • Respeite o volume máximo do frigorífico, não colocando produtos em excesso nem sobrecarregando prateleiras e compartimentos.
  • Defina e mantenha constante as temperaturas do frigorífico: 3 a 5ºC na zona do frigorífico e cerca de -18ºC na zona do congelador. Diminuir estas temperaturas, fará aumentar os consumos do mesmo e pode estragar alguns alimentos mais sensíveis.

 

Aprenda algumas dicas extras de como conservar os alimentos.

 

Conservar carnes e peixes frescos

Estes alimentos devem ser colocados na prateleira imediatamente acima das gavetas dos vegetais, que se encontram na parte inferior no frigorífico. Sendo esta uma das zonas mais frias do frigorífico, uma vez que o ar quente tem tendência a subir, as carnes e peixes ficarão bem protegidas nesta prateleira. Estes alimentos são especialmente propensos a desenvolver bactérias, por isso, tenha-os sempre bem embalados e nunca os coloque em contacto com alimentos já cozinhados ou poderá contaminar estes últimos. Colocando as carnes e peixes no fundo do frigorífico evita também que líquidos indesejados possam escorrer e sujar todas as prateleiras abaixo.

 

conservar-legumes-frutas-frigorifico

 

Conservar legumes e frutas

Os legumes e frutas devem ficar nas gavetas próprias para eles. Como são alimentos frescos, devem ficar devidamente separados dos restantes para que não existam contaminações. As gavetas providenciam a temperatura adequada para a preservação dos legumes e algum espaço para que estes não precisem de ficar fechados em caixas ou enrolados em papel aderente.

Como conservar as frutas? Fruteira ou frigorífico?

 

Conservar lacticínios

O leite, queijos e iogurtes devem ficar na prateleira de topo do frigorífico. Esta também é uma das zonas mais frias do frigorífico pois, na maior parte dos casos, situa-se abaixo do congelador. No entanto, tenha cuidado para não colocar nada demasiado perto da luz de presença, já que esta aquece muitas vezes.

 

Conservar restos de refeições

Os alimentos cozinhados devem ser sempre guardados em recipientes próprios e devidamente vedados. Não deixe os restos dentro das panelas, colocando-as no frigorífico. Certifique-se que na prateleira onde coloca os restos não existem alimentos não cozinhados. Lembre-se ainda que restos de refeições têm um curto prazo de duração, mesmo estando dentro do frigorífico. Não os guarde durante mais que 3 dias, ou poderão começar a ficar estragados e a largar mau cheiro.

Aprenda dicas úteis de como aproveitar os restos de comida.

 

Conservar bebidas

As bebidas devem ser colocadas na porta do frigorífico que é o local menos arrefecido do eletrodoméstico. Também na porta pode colocar a manteiga e molhos, como o de tomate ou maionese, por exemplo.

 

Conservar os ovos

Ao contrário do que é muitas vezes sugerido, não coloque os ovos na porta do frigorífico. Aqui eles sofrem variações de temperatura e trepidações que podem parti-los e estragá-los. É preferível mantê-los dentro da sua caixa e numa das prateleiras intermédias do frigorífico.

 

Conhecia todas estas dicas? Partilhe-as com os seus amigos e familiares!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.