Como aproveitar e fazer uma boa gestão do tempo livre

Hoje em dia, com o crescente número de desempregados, muitas pessoas se vêm em casa, com demasiado tempo nas mãos e sem saber bem o que fazer. Se é este o seu caso, saiba como organizar os seus dias de forma a torná-los mais produtivos. Volte a sentir-se uma pessoa útil!

Por vezes pode ser complicado saber o que fazer num dia inteiro, principalmente para quem tinha um horário de trabalho e ficou desempregado. No artigo de hoje vamos dar algumas dicas de como aproveitar melhor o seu tempo livre e sentir-se mais preenchido e realizado.

 

tarefas-lista-gestao

 

1. Prepare uma lista e organize as suas tarefas

O primeiro passo é fazer uma lista daquelas tarefas chatas que vai ter de fazer de qualquer forma: ir às compras, limpar a casa, passear o cão, ir buscar os miúdos e fazer o jantar, por exemplo. Depois de ter a lista feita, estipule um horário para cada tarefa e siga-o rigorosamente. Por exemplo, em vez de ir várias vezes ao supermercado quando precisa de alguma coisa, defina que o período de compras é às terças-feira das 10h às 12h. A limpeza da casa pode ser feita às quintas à tarde. Nunca deixe uma tarefa que tem horário definido para ser feita mais tarde e nunca realize essa tarefa fora do seu horário.

Conheça 10 dicas de como se sentir melhor em sua casa.

 

2. Enriqueça o seu currículo

Agora que já sabe quais são as tarefas que têm mesmo de fazer, vamos ver aquelas que não tem mas que quer fazer. É importante escolher novas atividades para fazer enquanto tem tanto tempo livre. Não se limite às tarefas aborrecidas da casa. É preciso ter objetivos na sua rotina e alcançá-los todos os dias ou todas as semanas para sentir que está a evoluir. Por isso, escolha uma atividade que lhe dê prazer e/ou que seja enriquecedora para o seu currículo e comece já amanhã. Fazer um curso de informática, aprender uma nova língua ou ter aulas de dança, são bons exemplos de atividades que pode fazer. Estas atividades também vão ter o seu horário definido para se encaixarem na sua rotina.

Leia o nosso artigo onde ensinamos como fazer um curriculum vitae de forma correta.

 

preguica-despertador-sono

3. Vença a preguiça

É fácil cedermos à tentação de ficar mais umas horas na cama quando não temos horários para cumprir. Não deixe que o facto de ser você a definir os seus próprios horários faça com que seja menos importante cumpri-los. Seja o seu próprio chefe e obrigue-se a fazer o que tem planeado para aquele dia. Não pode ficar enroscado em frente à televisão só porque não está ninguém em casa para ver. Tenha orgulho em si próprio e nas mais pequenas coisas que faça. Este é o primeiro passo para não se deixar abater e para dar valor a si próprio.

Vença a preguiça e sinta-se com mais motivação com estes 7 exercícios de ginástica que pode fazer em sua casa.

 

4. Evite as distrações

Se precisa fazer uma candidatura de emprego no computador, não abra o facebook. Se é altura de ir ao ginásio, não finja que se lembrou de repente de ligar à sua amiga para perguntar como foi o encontro de ontem à noite. Faça o que tem de fazer sem arranjar desculpas ou adiamentos. Vai ver que se sentirá melhor quando chegar ao final do dia e tiver todos os objetivos cumpridos. Claro que terá tempo para as distrações mais tarde. Não se esqueça de incluir no seu horário uma horinha ou duas para ver uma série ou fazer o que lhe apetecer.

Aprenda o programa dos 5 S, um programa muito interessante para organizar a sua vida.

 

ouvir-musica-exercicio-fisico

 

5. Torne as tarefas divertidas

Arranje esquemas ou truques para tornar as coisas mais fáceis. Se é preciso lavar a louça, ponha música a tocar. Ou combine com a vizinha irem juntas fazer as compras da semana. Assim, poupam gasolina e aproveita para por as fofocas em dia. Cuidado para estas ajudas não se tornarem distrações.

Intercale as tarefas domésticas com as atividades que arranjou no ponto 2 – agora passa a roupa a ferro e a seguir vai à sua aula de costura. Assim, não vai custar nada fazer tudo o que precisa durante o dia e no final irá sentir-se realizado e bem consigo próprio.

Ficou sem tempo com tantas tarefas? Conheça algumas dicas de como gerir melhor a falta de tempo.

 

6. Não se esqueça dos amigos

Não deixe com que o seu novo horário super preenchido lhe tire o tempo para a vida social. Convença os seus amigos a fazer um jantar semanal, cada semana numa casa diferente. Ou combine com o seu namorado que as quintas são para saírem juntos, até podem ir juntos a uma das atividades do ponto 2. Manter o contacto com outras pessoas é importante para partilhar experiências e sentir-se acompanhado. Não se isole só porque não tem a obrigação de interagir com outras pessoas.

 

Partilhe o nosso artigo ou partilhe outras sugestões com todos os leitores.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

1 Trackback

  1. […] Como enfrentar uma entrevista e ser bem sucedido – Como aproveitar e fazer uma boa gestão do seu tempo livre – Como preparar um curriculum vitae […]