Conheça as suculentas, as melhores plantas para ter em casa

Gostava muito de ter plantas dentro de casa mas não tem propriamente tempo ou jeito para tomar conta delas? Todos os vasinhos que lhe ofereceram até hoje acabaram por morrer sem perceber bem como? Então este artigo é para si.

Já não é preciso andar a mudá-las de sítio, guardá-las em ambientes escuros ou cantar-lhes canções para que fiquem felizes. Com este artigo, conheças as suculentas, as plantas mais práticas e fáceis para ter em sua casa. Dão pouco trabalho, pouca despesa e nenhuma preocupação! Afinal é possível decorar a sua sala sem ter de se esforçar muito.

 

Porque se chamam suculentas?

Este tipo de plantas recebeu este nome pela sua capacidade de armazenar água nas suas estruturas, seja nas raízes, caules ou folhas. Por causa dessa armazenagem de água, as folhas destas espécies tornam-se espessas e carnudas, daí o nome suculentas. Originárias de regiões muito secas, era essencial para estas plantas adquirir este tipo de estratégias de sobrevivência. Agora, fora do seu habitat natural, estas plantas são ideais para manter em casa sem ser preciso muita dedicação da nossa parte.

 

Plantas suculentas

 

Principais vantagens das suculentas

Pouca água – As suculentas precisam de muito pouca água. Se lhes dermos demasiada podem morrer por excesso de hidratação. Basta regar uma vez por semana no Verão e uma vez por cada 15 dias no Inverno. Nunca deixe uma suculenta com um prato de água permanente por baixo do vaso.

Propagação fácil – Se quiser fazer vasinhos para oferecer ou simplesmente para espalhar pela casa, é muito fácil propagar as suculentas. Retire uma folha da parte de baixo de uma planta adulta e espete-a num outro vaso. Lembre-se que a terra deste novo vaso não deve estar demasiado húmida. Dê-lhe apenas uns borrifos de água e espere algumas semanas até a sua nova planta começar a brotar.

Duração – Depois de estarem bem envasadas e começarem a crescer, as suculentas podem durar até 2 ou 3 anos sem precisarem de grandes cuidados. Apenas precisam de ser regadas esporadicamente.

 

Saiba como ter uma pequena horta em sua casa e saiba ainda como plantar e tratar das ervas aromáticas.

 

Tipos de suculentas

Aqui pode conhecer os principais géneros de suculentas e escolher as que mais gostar para colocar em casa.

Aloés – Os aloés, onde se insere o famoso aloé vera, são suculentas maiores que as restantes e podem crescer bastante. O Aloé vera tem propriedades curativa e relaxantes.

Echeverias – Estas suculentas apresentam, de uma forma geral, folhas maiores e com um bico bem definido na ponta. As diferentes espécies podem diferir ligeiramente no formato e na cor.

Sedum – Este género de suculenta tem, geralmente, as folhas muito pequenas e gordas, quase esféricas.

Crassulas – Este género tem, normalmente, as folhas mais arredondadas. A Planta-Jade é uma espécie muito conhecida de crássula. Podem crescer bastante e dão umas flores pequenas e brancas.

 

Exemplo de plantas suculentas

 

Cuidados a ter com as suculentas

Exposição solar – É importante que as suculentas estejam expostas à luz solar direta, por isso coloque-as perto duma janela. As suculentas devem apanhar entre 5 a 6 horas de sol por dia. Gire o vaso frequentemente para que todos os lados da planta apanhem sol.

Rega – Regue a sua suculenta apenas quando a terra da superfície estiver complemente seca. De preferência, coloque um prato sob o vaso furado e deixe com que a terra absorva a água.

Não molhar as folhas – Nunca molhe as folhas das suculentas. Estas podem desenvolver fungos ou outras doenças. Se regar o seu vaso por cima, faço-o com um regador de bico fino para não molhar as folhas. Nunca pulverize a sua suculenta.

Não mexer – Evite tocar nas folhas das suculentas, especialmente daquelas espécies com folhas pequenas. As folhas são estruturas sensíveis e caem com facilidade.

 

Conhecia estas plantas? O que acha da beleza e facilidade de as ter em casa?



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.