13 coisas que pode fazer com uma batata

As batatas não servem apenas para comer, sabia? São muitas as utilizações que pode dar a uma batata no seu dia-a-dia. Conheça neste artigo 13 coisas que pode fazer com uma batata.

Retirar papos nos olhos

Esta é talvez a dica mais conhecida das batatas. Para quem costuma acordar com os olhos inchados e com alguns papos, aplique uma rodela de batata crua sobre cada um dos olhos e repouse durante alguns minutos. Parece mentira mas a batata vai retirar algum do inchaço com que acordou!

 

Trocar uma lâmpada partida

Precisa trocar uma lâmpada que se partiu no candeeiro, sobrando apenas o casquilho? Desligue o candeeiro, corte uma batata ao meio e pressione-a no resto da lâmpada que sobrou. Vá rodando com cuidado e desenroscando até remover a lâmpada por completo.

 

Vidros sem chuva e sem embaciar

Tem o vidro do seu carro a embaciar ou os limpa pára-brisas avariaram? Corte uma rodela de batata e esfregue-a sobre o vidro. Quase por magia, o vidro não irá embaciar nem as gotas da chuva vão aderir ao vidro! Pode dar jeito algum dia, nunca se sabe!

 

Limpe talheres de prata

Não tem um limpa-pratas em casa e gostava de dar um toque especial às suas pratas? Pegue em algumas batatas e coza-as normalmente. Reserve as batatas para alguma refeição e coloque os objetos de prata dentro da água onde foram cozidas as batatas. Deixe repousar durante uma hora. Lave-os de seguida e verá a diferença nas suas pratas!

 

Faça carimbos para si ou para as crianças

Porque não usar uma simples batata como um carimbo para envelopes de Natal ou para as crianças brincarem? Corte uma batata ao meio no sentido da largura e vá esculpindo um pequeno relevo na batata ou então use um pequeno molde para fazer o relevo para o carimbo. Prepare um pouco de tinta de aguarela e use a imaginação ou divirta-se com os seus filhos.

 

Fazer carimbos com batatas

 

Faça um teste aos seus filhos

Mostre aos seus filhos a força da pressão atmosférica, fazendo este pequeno teste. Pegue no meio de uma palhinha de plástico e tente espetá-la numa batata. A palhinha dobra e não consegue introduzi-la na batata. Pegue agora noutra palinha e tape o orifício de cima com o dedo. Vai ver que consegue introduzir a palhinha na batata sem dificuldade. Isto acontece porque o ar que ficou preso faz pressão contra as paredes da palinha, tornando-a mais dura. Quanto mais introduz a palinha na batata, menos espaço existe para o ar e mais dura esta se torna. Interessante não é?

 

Tirar o sal de um cozinhado

Sem querer colocou sal a mais na sopa ou em algum cozinhado? Corte algumas batatas em rodelas grossas e com o cozinhado ainda ao lume, deite algumas na panela. Após sensívelmente 10 minutos, o tempo das batatas ficarem cozidas, retire-as e utilize-as, por exemplo, em saladas ou noutro prato. As batatas terão absorvido o excesso de sal e poderá usá-las em qualquer outro prato.

 

Outros utilizações para objetos do dia-a-dia

Conheça tudo o que pode fazer com a mostarda
Saiba outras coisas que pode fazer com o açúcar
Conheça mais utilizações para o azeite

 

Plantas sem vermes

As plantas da sua casa estão com vermes nas raízes? Coloque algumas rodelas de batata crua à volta da planta afetada para atrair os vermes. Quando estes passarem para a batata, retire-as e coloque-as no lixo.

 

Arranjo floral com batata

Precisa fazer um arranjo floral mas não tem a espuma para fixar as flores? Experimente usar uma batata grande, cortando-a ao meio, no sentido do comprimento, e coloque-a com o lado cortado e liso para baixo, servindo de base. Faça furos na batata, nos locais onde quer colocar as plantas e introduza-as nos respetivos buracos.

 

Sardinheira saudável

Uma batata crua, fornece todos os nutrientes que esta bonita planta necessita. Faça um furo numa batata e coloque o caule da sardinheira dentro. De seguida, plante-a juntamente com a batata, garantindo um crescimento muito mais saudável.

 

Limpeza das mãos

Uma das melhores formas de limpar as mãos e a pele de manchas de cenoura e abóbora, depois de ter feito um creme destas verduras, é esfregar as mãos numa batata durante alguns segundos. Veja a facilidade com que as mãos ficam limpas!

 

Compressas quentes ou frias

A batata tem a capacidade de conservar bem a temperatura, sendo ideal para o frio e para o calor. Se necessitar de uma compressa quente, coza a batata e embrulhe-a numa toalha, aplicando sobre a área afetada. Se precisar de uma compressa fria, coloque a batata cozida no frigorífico durante algumas horas, aplicando no local afetado da mesma forma.

 

Recupere sapatos velhos

Tem uns sapatos com um aspeto velho e gasto? Antes de os deitar fora, experimente cortar uma batata ao meio e esfregá-la por todo o sapato. De seguida, engraxe-os muito bem e vai ver que ficarão com uma nova cara!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.