5 dicas de como procurar emprego

Existem alturas, na nossa vida, em que tudo nos parece complicado, em que sentimos a nossa vida como que a desmoronar. Mas, também é nessas alturas que necessitamos de nos renovar e de nos apresentarmos mais fortes. Uma dessas fases é o desemprego.

O desemprego, apesar de ser uma fase em que nos sentimos desanimados e com falta de confiança em nós próprios, deve ser um período de renovação e de novas perspectivas na nossa vida.

 

1ª Dica: Tenha pensamentos positivos

Pode parecer um simples cliché, mas é essencial que tenhamos atitudes e pensamentos positivos durante toda esta fase. Só nos sentindo bem e agindo como tal, é que vamos conseguir tomar as melhores decisões e batalhar com mais dedicação e afinco.

Quem sabe se já não deixámos passar uma grande oportunidade porque estávamos absorvidos nos nossos pensamentos melancólicos?

 

2ª Dica: Use e abuse das novas tecnologias

Atualmente, a internet é a nossa melhor aliada em vários aspectos da nossa vida, e nesta fase não é diferente.

Os tradicionais sites de ofertas de emprego possuem, na sua grande maioria, a funcionalidade de “alertas” que podemos receber comodamente no nosso email.

O Sapo Emprego, o Net-Empregos, o Expresso Emprego, a Bolsa de Emprego Pública são bons exemplos. Existem ainda sites especializados em ajudar a procurar emprego em determinada área de formação.

 

Procurar emprego no jornal

 

3ª Dica: Continue a utilizar os “velhos métodos”

Apesar da internet ser a forma mais simples e rápida de procurar emprego, o jornal não deixa de ser uma excelente ferramenta. Consoante o tipo de trabalho que pretende, pesquise e adquira o jornal que melhor se adequa às suas expectativas.

 

Artigos que vai precisar de consultar:

Como enfrentar uma entrevista e ser bem sucedido
Como aproveitar e fazer uma boa gestão do seu tempo livre
Como preparar um curriculum vitae corretamente

 

4ª Dica: Use a sua rede de contactos

Antigamente esta era a melhor forma de encontrar emprego e hoje não é totalmente diferente.

Em muitas sessões de ajuda praticadas por empresas especialistas na procura activa de trabalho, esta é uma ideia central. Devemos usar a nossa rede de contatos para conseguirmos o nosso emprego ideal. O amigo de um nosso amigo pode conhecer (quem sabe!) alguém que trabalhe na nossa empresa de sonho e ajudar-nos a realizar o nosso desígnio!

Essa é a base do Linkedln – uma rede social que agrega pessoas com uma forte componente profissional – e que nos ajuda a conhecer os nossos potenciais recrutadores.

 

5ª Dica: Aposte em si

Por último e não menos importante, aposte em si a todos os níveis. Aproveite para fazer uma “limpeza” na sua vida, deite fora todos os seus receios e frustrações e torne-se uma pessoa mais confiante e que transpire profissionalismo.

Faça uma “auditoria” ao seu guarda-roupa para que, quando a chamarem para uma entrevista de emprego, tenha o fato ideal para a ocasião.

Esta também pode ser a altura ideal para frequentar aquele curso de formação (na sua área ou não) que há tanto tempo gostava de experimentar e, quem sabe, até pode originar uma reviravolta profissional!

Isto porque, mais que tudo, e numa época de crise e principalmente de muitos desgostos e frustrações, o mais importante é tentarmos ser felizes enquanto aguardamos a boa nova – fomos contratados!

Boa sorte e felicidades!



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

1 Trackback

  1. […] […]