Conheça os vários benefícios das uvas para a saúde

Porque são as uvas tão importantes para a nossa saúde? Quais os seus benefícios e propriedades?

As uvas são um fruto muito apreciado por várias pessoas. Este fruto tem na sua constituição carboidratos, iodo, fósforo, proteínas e vitaminas A, B e C, sendo por isso muito benéfico para a nossa saúde.

São muitas as propriedades benéficas desta fruta e o consumo regular pode ajudar a prevenir vários problemas de saúde, como por exemplo, complicações cardíacas, tensão/pressão alta, problemas de estômago e nos rins, entre muitos outros. 

Dois copos de sumo de uva por dia pode reduzir até 40% o risco de enfarte, prevenindo a obstrução das artérias.

São ainda muito eficazes em problemas no estômago, ajudando no tratamento de úlceras e gastrites. As uvas também ajudam a melhorar o funcionamento do fígado e dos rins, auxiliando na eliminação de ácido úrico. São uma rica fonte de energia, ajudam a purificar o organismo e estimulam o sistema digestivo.

São também muitas vezes recomendadas em dietas de emagrecimento.

De qualquer modo é bom ter em atenção que as uvas brancas não têm o mesmo efeito das pretas, pois essas não contêm flavenóides que atuam como anti-inflamatórios e ajudam a proteger o organismo. Recomenda-se por isso, que escolha sempre as uvas pretas.

 

uvas-pretas-saude-beneficios

Aproveite para ler alguns artigos sobre os benefícios de outros alimentos:

Conheça as propriedades e porque deve comer bananas
Saiba porque é importante comer frutos secos
Laranjas e os muitos benefícios para a sua saúde

 

Algumas receitas para vários problemas de saúde:

Problemas cardiovasculares – Numa panela, coloque 20 cascas de uva preta e despeje duas chávenas de água fervente por cima. Tape e deixe abafar por 10 minutos. Coe, adoce com mel e tome em seguida. Sabia que o grão-de-bico é um ótimo alimento para quem tem problemas cardiovasculares?

Gases intestinais – No liquidificador bata um cacho de uvas pretas com meio litro de água filtrada até ficar homogéneo. Coe e beba dois copos por dia. Não adoce.

Reumatismo – Bata no liquidificador 10 uvas sem sementes, uma maça sem sementes e duas chávenas de água filtrada até ficar homogéneo. Coe e tome uma chávena a cada doze horas. Adoce a gosto. Aprenda várias dicas caseiras para o alívio das dores reumáticas ou reumatismo.

Limpeza de Pele – Corte duas uvas grandes ao meio, na horizontal, retire as sementes com a ponta de uma faca e passe a fruta cuidadosamente por todo o rosto, em movimentos circulares. Lave a cara de seguida e seque com uma toalha macia. Esta receita também pode ser utilizada em outras partes do corpo como nas pernas ou pés. Sabia que pode usar o óleo de amêndoas doces e a planta da camomila para ajudar a ter uma pele limpa e mais saudável?

Combater o colesterol – Para controlar os níveis de colesterol na corrente sanguínea, consuma uva com casca, depois de bem lavada. Se fizer sumo de uva e estiver muito doce, adicione o sumo de meio limão. Aprenda várias dicas naturais que vão ajudar a reduzir o colesterol.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.