Como limpar e cuidar dos pincéis de maquilhagem

A pensar em todas as queridas leitoras do Dicas Caseiras, preparámos algumas técnicas bem fáceis e interessantes, explicando como higienizar e limpar o seu pincel de maquilhagem de forma simples, prática e eficaz.

Também conhecida pelos profissionais da área de cosméticos como pincel facial, o pincel de maquilhagem serve, exclusivamente, para deixar o seu make mais bonito e uniforme, bem como remover qualquer excesso de maquilhagem. Pode se dizer que o pincel é o instrumento mais importante para a produção do seu visual. Além de ser considerado caro, o pincel, como qualquer outro instrumento de trabalho, precisa ser bem limpo e cuidado, de uma forma correta, até mesmo para manter a sua durabilidade.

Lembrando que, quando se fala em pincéis, podemos especificar vários tipos e modelos. Há, por exemplo, pincel de cerdas sintéticas, pincel de cerdas normais, pincel para corretivo, pincel delineador e pincel para base. Estes pincéis são os mais utilizados para a produção da sua maquilhagem.

 

pinceis-de-maquilhagem-limpeza

 

Pincéis de cerdas sintéticas e pincéis para base:

Lavagem: Primeiro, molhe apenas as cerdas (pêlos) do pincel. Depois, em pequena quantidade, aplique sabonete líquido antibacteriano ou champô neutro na palma da sua mão. Com as cerdas (pêlos) do pincel ainda molhado, esfregue bem levemente, de forma circular por apenas 60 segundos. De vez em quando, dê uma pressionada sem fazer muita força. Lave-o novamente na água. Repita este processo por duas vezes ou quantas vezes você achar necessário, já que é mais difícil limpar este tipo de pincel. 

Secagem: Existem duas formas para a secagem dos pincéis. Na primeira, pode secar com a ajuda de uma toalha seca e limpa. Com o pincel já lavado, espalhe as suas cerdas (pêlos) em movimentos circulares, verticais e horizontais. Lembrando, sem usar a força e até sair todos os pingos do pincel. Na segunda forma, seque com o auxílio de um secador. Mas para melhores resultados, opte por deixar seu pincel secando de forma natural mesmo. No fim, coloque seus pincéis com as cerdas (pêlos) para baixo, encostado à parede, ou em algo que facilite a sua secagem.

 

Recomendamos a leitura destes artigos:

10 truques de maquilhagem que vão fazer a diferença
Várias dicas de como fazer uma manicure em sua casa
Aprenda a fazer máscaras faciais sem sair de casa
Conheça algumas dicas naturais de como tratar o contorno dos olhos

 

Pincéis para corretivos, delineadores e de cerdas normais:

Lavagem: Molhe apenas as cerdas (pêlos). A seguir, pegue num copo pequeno e coloque uma pequena quantidade de azeite de Oliva e sabonete líquido anti-bacteriano. Misture todo o conteúdo com a ajuda do pincel em questão. Neste processo, apenas 15 segundos são suficientes. Esfregue-o na palma da mão, com movimentos circulares até sair toda a sujeira. Volte a colocar na água para retirar todo o excesso e sujidade do seu pincel.

Secagem: O processo de secagem funciona da mesma forma para todos os tipos de pincéis. Tanto pode secá-lo em uma tolha, como também com um secador. Para finalizar a limpeza, coloque os pincéis com os pêlos para baixo. Se você não tiver um porta-pincéis, coloque encostado em uma parede e deixe-o secar bem.

 

 A durabilidade dos seus pincéis depende da sua limpeza.

 

pinceis-maquilhagem-limpeza

 

A limpeza dos seus pincéis está diretamente relacionada com a quantidade de vezes que os utiliza. Pincéis que não são lavados podem levar impurezas e bactérias para seu rosto. Se você os usar todos os dias, convém fazer uma limpeza uma vez por semana. Agora se o uso é pouco frequente, é suficiente limpá-los a cada três semanas.

Após limpar todos os seus pincéis, apenas utilize-os quando todos eles estiverem completamente secos. Se você seguir estas dicas, com certeza vai ter os seus pincéis durante muitos anos e sempre em ótimo estado.

 

Boa maquiagem e até à próxima!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.