Aprenda algumas dicas para se prevenir contra as gripes e constipações

Chega o tempo frio e com ele chegam também os resfriados, as conhecidas e indesejadas gripes. Neste artigo vamos dar algumas dicas de como se prevenir e tratar contra as gripes e constipações.

Se tiver mau-estar em geral, sentir dores musculares, a cabeça estiver pesada, os olhos e o nariz irritados ou tiver febre, poderá ser indício de que contraiu uma gripe, uma infeção respiratória e viral, muito comum nos meses de Inverno. Mas saiba que evitar uma gripe não é uma “Missão Impossível” e pode fazer a diferença se tomar algumas precauções.

Tanto a medicina convencional como as terapias alternativas proporcionam uma série de estratégias para se proteger. O segredo assenta basicamente em manter as defesas em pleno funcionamento.

 

Evitar as multidões

O vírus da gripe propaga-se através de partículas aéreas microscópicas e através do contato estreito entre as pessoas, especialmente em épocas de frio. Evite por isso o contato com multidões e espaços fechados, como os centros comerciais, cafés, etc.

 

Proteja-se do frio

Evite o arrefecimento dos pés, já que gera menor atividade defensiva das mucosas respiratórias. Use portanto roupas mais quentes e proteja-se do frio e de correntes de ar. Evite ainda as diferenças bruscas de temperatura.

Aprenda algumas dicas caseiras de como baixar e eliminar a febre.

 

Faça gargarejos  com água morna

Uma das “mezinhas” mais usadas contra o catarro é fazer gargarejos de água com sal. Diz-se que estas pessoas ficam bem protegidas contra as infeções respiratórias.

 

Importância da Sauna

Este hábito nórdico consiste num banho de ar quente com distintos graus de humidade e que ajuda a dilatar os brônquios e a desintoxicar o corpo. Esta é uma ótima terapia para diminuir as infecções e “limpar” o seu corpo.

 

Lavar as mãos com frequência

Vários estudos demonstram que os vírus permanecem ativos durante horas nos objetos utilizados por uma pessoa contaminada, desde o comando da televisão até ao telefone e até aos interruptores e torneiras. Para evitar o contágio por via oral, lave as mãos várias vezes por dia.

Aprenda na imagem abaixo a forma correta e eficiente de lavar as mãos:

Como lavar as mãos de forma correta

 

Humedeça o ambiente

Um humificador elétrico pode melhorar as queixas das mucosas respiratórias do nariz e garganta, isto porque o vapor emitido pelo aparelho mantém a humidade das mucosas e aumenta a capacidade de resistência aos vírus.

 

Aumente o consumo de bebidas quentes

Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.) As bebidas quentes ajudam a eliminar os vírus que podem se encontrar depositados na garganta, sendo direccionados para o estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua propagação.

 

Aumente o consumo de vitamina C

Aumentar a ingestão de vitamina C durante os meses de maior risco, pode ajudar a evitar o contágio do vírus da gripe. Isto faz com que aumentem as defesas no sistema imunitário. Reforce as suas sobremesas com laranjas e  kiwis, frutas muito ricas em vitamina C. Leia aqui os vários benefícios de comer mais laranjas.

 

Cure-se de uma forma natural com alimentos

O alho é um verdadeiro “antibiótico natural”. Deve ser comido cru para que conserve as suas propriedades. A cebola também tem propriedades semelhantes e além disso ajuda a desintoxicar o organismo.

Conheça dez excelentes alimentos, essenciais para a sua saúde.

 

Se faz parte de um grupo de risco a vacina é aconselhada. Ela está indicada para maiores de 65 anos, doentes crónicos (pulmonares, cardiovasculares o metabólicos) e para pessoas que pela sua atividade diária estão expostas a contrair ou propagar a doença, como profissionais de saúde, professores e todo o tipo de pessoas que lidam com o público.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.