Como prevenir e tratar a escoliose

Todos nós conhecemos alguém que sofre de escoliose. Neste artigo conheça mais sobre esta doença e fique a saber como pode prevenir ou atenuar os seus sintomas.

O que é a escoliose?

A escoliose é uma curvatura anormal da coluna, na qual esta se desvia para um dos lados. Cerca de três em cada 100 pessoas tem a coluna deformada em forma de “S” ou “C”. Esta doença pode surgir em qualquer idade mas acentua-se com o crescimento e más posturas. É mais frequente em raparigas.

 

Tipos de escoliose

– Idiopática, quando as causas são desconhecidas (a mais frequente);

– Congénita, quando é de nascença;

– Neuromuscular, quando é causada por problemas como fraqueza muscular, ou como consequência de doenças debilitantes, tais como osteoporose, paralisia cerebral ou osteoartrite, entre outras.

 

tipos-de-escoliose-coluna-escoliotica-normal

 

Recomendamos a leitura do artigo onde apresentamos várias dicas para aliviar as dores nas costas e na coluna e outro ainda onde mostramos várias dicas caseiras para o alívio das dores reumáticas e reumatismo.

 

Quais são os sintomas da escoliose?

Há vários sinais que podem denunciar uma escoliose, entre eles:

– Um ombro que parece mais alto do que o outro, quando se está de pé;

Dor lombar e nas costas;

Fadiga na coluna após longa permanência de pé ou sentado;

Coluna vertebral encurvada para o lado;

Posturas sempre erradas e para o mesmo lado (de pé e sentado);

Uma forma simples de detectar uma escoliose é pedir à pessoa ou criança para se inclinar/dobrar para a frente. Se a coluna fizer um desvio lateral é possível que exista uma escoliose que precisa de ser corrigida. Procure a ajuda do seu médico.

 

Que tratamentos existem para a escoliose?

O tratamento vai depender da idade da pessoa e do grau da curvatura. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de coletes ou de cirurgia. Outras abordagens incluem fisioterapia e natação, que ajudam a fortalecer todos os músculos, principalmente os das costas, melhorando assim a postura. Outros tratamentos incluem massagens, osteopatia, quiroprática, entre outras terapias benéficas, mas por vezes com resultados lentos.

Uma escoliose não tratada pode agravar-se e causar muitas dores nas costas e no pescoço, para além de outras possíveis complicações.

 

melhores-posicoes-para-costas

Como posso prevenir a escoliose e dores nas costas?

– Adopte uma postura correcta quando está sentado, de pé ou a dormir.

Pratique exercício físico diariamente (caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar) para fortalecer os músculos e as articulações da coluna. Procure trabalhar os dois lados do corpo para evitar uma descompensação. Conheça alguns exercícios de ginástica que pode fazer em sua casa.

– Evite estar sempre inclinado para o mesmo lado.

– Quando carregar peso, procure distribuir o peso de forma igual pelos dois ombros, em vez de levar apenas de um lado do corpo. Aprenda várias dicas importantes de como corrigir a postura do seu corpo.

– Experimente praticar yoga, que proporciona resistência e flexibilidade aos músculos que apoiam a coluna.

– Evite o peso em excesso, uma vez que pode colocar demasiada pressão na coluna.

– Tenha uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, essencialmente cálcio e vitamina D para fortalecer os ossos. Conheça dez alimentos super importantes para a sua saúde.

– Fique atento à postura do seu filho e realize radiografias regulares à coluna do seu filho.

 

E o leitor, conhece mais dicas para prevenir ou atenuar a escoliose? Partilhe este artigo com familiares e amigos e ajude-os a prevenir e a tratar este problema que afeta tantas pessoas.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.