Como decorar e arrumar a sua casa sem furar as paredes

Hoje em dia, cada vez mais famílias vivem em casas alugadas. E quem tem senhorios exigentes sabe exatamente a importância e a dificuldade de decorar a casa quando não se podem furar as paredes. Não vai precisar de se preocupar mais, nós damos-lhe as soluções. Existem algumas alternativas para conseguir decorar a sua sala ou para ter espaços de arrumação sem precisar de estragar as paredes. Veja como com as nossas dicas práticas.

 

Decoração – Quadros, molduras e espelhos

Se ainda não comprou nenhum destes artigos para a nova casa, então opte por comprar um espelho de corpo inteiro que assente no chão e molduras para fotografias que se coloquem em prateleiras ou móveis em vez de pregar na parede. Os quadros não devem ter molduras ou se tiverem devem ser bastante leves. Prefira aquelas telas modernas bem levezinhas.

Se já tem todas estas peças de decoração vindas de outra casa, não tenha ilusões. Se forem quadros demasiado pesados ou espelhos enormes, a solução será mesmo furar a parede. Caso contrário, eles correm o risco de cair a qualquer momento.

Para as decorações mais leves (até 2 ou 3 kg) existem várias opções para segurá-las na parede. Primeiro, temos a fita adesiva de dupla face. Esta fita esponjosa pode ser comprada em supermercados ou lojas de bricolage. Verifique na embalagem o peso máximo que a fita suporta e tenha sempre o cuidado de limpar bem as superfícies (quer a parede quer o quadro) antes de aplicar a fita. Tenha atenção ao utilizar este método de fixação em divisões muito húmidas ou com oleosidade das paredes (casas de banho e/ou cozinhas). Em alternativa a esta fita pode utilizar velcro autocolante, também  à venda em lojas de bricolage. Os cuidados a ter são idênticos ao da fita adesiva.

Se tem problemas de arrumação ou uma casa pequena, aproveite para ler o nosso artigo onde apresentamos várias dicas de como decorar espaços pequenos.

 

Velcro autocolante

Velcro autocolante

 

Se tem grandes paredes que estão completamente nuas, então, em vez de grandes quadros, experimente a decoração em vinil. O vinil é um novo material que está muito na moda por ficar tão bem e ser muito prático. Existe à venda em qualquer loja de decoração e o preço é acessível. Os motivos e cores são os mais variados possível, basta escolher aquele que mais se adequa à sua sala. Depois é só colar e retirar quando um dia já estiver farto.

Poderá ainda optar por colocar papel de parede, que passados tantos anos, voltou a ser usado como decoração de paredes e para dar um novo ambiente à sua casa.

 

Arrumação – Prateleiras e cabides

Para pendurar toalhas, panos ou até roupa existe uma variedade enorme de ganchos que se colam nas paredes, azulejos ou madeiras. Temos os de plástico com autocolante na parte de trás que são facílimos de colar e depois retirar, se for necessário. Com a humidade da casa de banho, alguns cabides não resistem tanto tempo. Para estes locais experimente a fixação com ventosas. As ventosas funcionam às mil maravilhas, quer seja para pendurar as toalhas de banho ou a segurar a cestinha dos champôs.

Pode ainda optar pelos cabides de porta. Estes cabides ficam presos na parte de cima das portas e por isso aguentam grandes pesos, como sobretudos ou várias peças de roupa.

 

cabides-de-pendurar-na-porta

Cabides de pendurar na porta

 

Para arrumação de outros artigos, é preferível adquirir uma estante de chão em vez de prateleiras soltas. Se precisar de gavetas, escolha aqueles blocos que se encaixam em cima uns dos outros. Desta forma poupa espaço e ganha arrumação vertical sem furar as paredes. Utilizando os cabides de porta já mencionados, pode ainda conseguir um espaço de arrumação extra para artigos mais pequenos. Na casa de banho, por exemplo, coloque umas bolsas de plástico ou tecido na parte de trás da porta e arrume todos os acessórios, cremes, escovas e maquilhagens.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas! Tem outras para partilhar?



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

2 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-05-2015

    @Guia Web Reformas:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. 11-09-2014

    Parabéns pelo artigo, muito bem explicado e esclarecedor.

1 Trackback

  1. […] várias dicas para proteger a sua casa dos ladrões – Vai mudar de casa? Conheça estas dicas! – Como decorar e organizar a sua casa sem furar as paredes – Aprenda a fazer uma pequena horta dentro da sua […]