14 dicas para uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa

Ter uma alimentação saudável não significa abdicar dos alimentos de que mais gosta. Aliás, a variedade faz parte de uma alimentação equilibrada e completa. Descubra como comer melhor, cuidando do seu peso e da sua saúde.

Por que devo ter uma alimentação equilibrada?

Uma boa alimentação fornece os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, contribui para o bem-estar físico e psíquico, previne doenças e promove o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Uma dieta equilibrada é composta por carboidratos, proteínas, fibras, gorduras, minerais e vitaminas. É fundamental comer alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos, sem abusos nem exclusões.

Claro que as necessidades alimentares vão depender de indivíduo para indivíduo, bem como da sua idade, sexo e peso. Se tem problemas em controlar o seu peso, consulte um nutricionista.

 

Roda dos alimentos, alimentação saudável

 

Dicas para uma alimentação saudável e completa

Faça cinco ou seis refeições por dia – Ficar muito tempo sem comer não é bom para o organismo, além de que terá tendência para comer mais na refeição seguinte e optar por alimentos menos saudáveis. Evite, por isso, longos períodos de jejum.

Beba pelo menos 1,5L de água por dia – Prefira a água aos refrigerantes e bebidas alcoólicas. Beba muita água diariamente para prevenir doenças e manter os seus órgãos num bom funcionamento. Sumos naturais e chás também são boas alternativas.

Não salte o pequeno-almoço – O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, porque lhe vai fornecer energia para todo o dia, após muitas horas sem comer. Consulte este artigo para saber porque é tão importante o pequeno-almoço para a nossa saúde e bem-estar.

Aumente o consumo de frutas e vegetais – Recomenda-se a ingestão de 3 a 5 porções de fruta por dia, bem como outras 3 a 5 doses de legumes e hortaliças, uma vez que contêm fibras, vitaminas e minerais e são pobres em gordura e açúcar.

Prefira o peixe e as carnes brancas – O peru e o frango contêm menos gordura do que as carnes vermelhas, como a de vaca. De preferência, retire sempre as gorduras. O peixe é rico em ácidos gordos essenciais, que ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol. O salmão, a sardinha e o atum são boas opções.

Evite os doces e os salgados – Diminua o consumo de sal nas refeições diárias, preferindo as especiarias para temperar  a comida. A Organização Mundial da Saúde recomenda 5 gramas de sal por dia. Reserve os doces para ocasiões especiais ou experimente receitas menos calóricas, optando por açúçar amarelo e reduzindo a sua quantidade. Conheça 5 dicas super importantes para ajudar a controlar a vontade de comer doces e alimentos calóricos.

 

Peixe grelhado, filé, comida saudável

 

Prefira os grelhados, cozidos e estufados – Evite comer fritos ou comida com muita gordura, bem como produtos pré-preparados ou processados. Os alimentos grelhados, cozidos, assados ou cozinhados a vapor não necessitam de gordura adicional. Conheça dez super alimentos essenciais para a sua dieta e para a sua saúde.

Coma sem pressas – Esta é uma regra que deve sempre seguir. Mastigar com calma os alimentos ajuda à digestão, além de que fica saciado mais rapidamente, comendo menos.

Escolha os produtos lácteos magros – Estes contêm menos gordura  e os mesmos valores de cálcio. Considere o leite de aveia ou de soja como alternativa ao leite de vaca. Conheça todos os benefícios de usar soja na alimentação.

Prefira cereais integrais – O pão, as massas, o arroz e os cereais integrais têm mais fibra e são absorvidos mais lentamente pelo organismo, o que ajuda a sentir-se saciado.

Cozinhe com azeite – Prefira o azeite à margarina e ao óleo. As gorduras insaturadas têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Pode também trocar as natas por natas de soja. Aprenda aqui como tornar os seus cozinhados mais saudáveis.

Coma menos e melhor – Quando a quantidade de energia ingerida através da alimentação é superior à gasta pelo organismo, surge um aumento de peso. Comer demasiado pode levar à obesidade e ao desenvolvimento de doenças.

Comece pela sopa – Começar a refeição com uma sopa é sempre boa ideia porque é um prato pobre em gorduras.

Não fique parado – Cerca de 30 minutos de actividade física diária são muito benéficos para controlar o seu peso e a sua saúde, prevenindo várias doenças. Conheça sete exercícios que pode realizar sem sair de sua casa.

 

Confira aqui receitas saudáveis e saborosas, para todos os gostos:

Receitas saudáveis e saborosas



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

1 Trackback

  1. […] Consulte as nossas 14 dicas para uma alimentação saudável e saborosa. […]