Como construir um comedouro e um abrigo para pássaros

Começa a chegar a primavera e vêm-se cada vez mais passarinhos nos jardins. Construir um abrigo ou um comedouro para pássaros é uma atividade divertida e criativa para fazer com os seus filhos. No final, verá muitos mais passarinhos de volta do seu quintal ou da sua varanda. Os miúdos vão adorar esta interação com a Natureza.

Este tipo de estruturas para os pássaros é também ideal para observadores de aves que querem vê-las bem de perto. Se este é um passatempo em que está interessado, veja aqui como atrair as espécies mais raras até ao seu jardim.

 

Como construir o abrigo ou caixa-ninho para pássaros

Para construir uma caixa ninho vai precisar de duas tábuas de madeira com aproximadamente 15×65 cm. A madeira não precisa ser muito espessa mas também não deve ser muito fina para conseguir resistir ao vento e chuva. Marque as medidas corretas nas tábuas e corte-as como demonstrado na figura. Utilize uma serra circular ou um berbequim para fazer um buraco na parte da frente ,como indicado na figura. Não deixe as crianças fazerem esta parte do trabalho. O diâmetro deste buraco deverá depender das espécies de pássaros que costumam aparecer no seu quintal. Não faça este buraco demasiado grande ou os pássaros não ficarão protegidos quando estiverem no interior da caixa. Em alternativa a este buraco, poderá cortar a parte da frente com menos 5-7 cm, ficando assim uma faixa aberta por onde os pássaros poderão entrar.

Comece por pregar ou aparafusar os lados às costas da caixa. Depois, fixe a base e de seguida, a frente. Por último, coloque uma dobradiça entre as costas e o telhado e fixe estas duas partes da caixa. É essencial uma dobradiça ou uma borracha para que se consiga abrir e limpar a caixa-ninho.

Prenda a caixa ao tronco de uma árvore com a ajuda de pregos e um fio de arame. Não se esqueça de forrar a caixa com palha, folhas secas, musgo ou trapos velhos. Em breve terá passarinhos a utilizar a sua caixa-ninho.

 

Ninho ou abrigo para pássaros

Ninho ou abrigo para pássaros

 

Gosta de bricolage? Aproveite para ler um outro artigo onde apresentamos várias ideias para reutilizar embalagens e frascos usados e um outro onde mostramos ideias originais para reaproveitar objetos velhos e usados para uma nova utilização.

Como construir um comedouro para pássaros

Este tipo de trabalho manual é muito simples de fazer e fácil de ensinar às crianças. Não deixe os mais pequenos utilizarem as tesouras. Um adulto deve sempre acompanhar as crianças durante estas atividades.

É muito fácil construir um comedouro para atrair pássaros utilizando apenas uma garrafa de plástico. Corte longitudinalmente uma garrafa de plástico de 1,5L quase até ao fundo, como mostra a imagem. Encha a parte de baixo com sementes para pássaros ou restos de frutas já está. O comedouro está pronto, agora é só pendurá-lo e não tarda nada começam a aparecer os passarinhos.

 

Comedouro para pássaros usando garrafa de plástico

Comedouro para pássaros usando garrafa de plástico

 

Utilizando também uma garrafa de plástico (pet) e algumas colheres de pau, pode construir um outro tipo de comedouro mais prático para vários pássaros. Faça buracos de um lado ao outro da garrafa e coloque neles as colheres de pau, como está representado na imagem abaixo. Encha a garrafa de sementes ou comida para pássaros e pendure-a num ramo de uma árvore.

 

Comedouro para pássaros utilizando garrafa de plástico Pet

Comedouro para pássaros utilizando garrafa de plástico Pet

 

 

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

1 Trackback

  1. […] Fonte: Dicas caseiras […]