21 dicas caseiras para aliviar as dores da artrite

Neste artigo vai ficar a conhecer várias dicas de como aliviar as dores e os sintomas da artrite, sem necessidade de recorrer a um médico e ainda informações importantes sobre este problema.

A artrite é um dos problemas mais antigos da Humanidade, chegando a ser encontrado em múmias e no homem pré-histórico. Este artigo vai ajudar muitas e muitas pessoas que padecem deste problema, trazendo várias dicas para os sintomas da artrite, que podem ser utilizadas para qualquer tipo de artrite (exceto quando mencionarmos o contrário).

Vamos então a todas as dicas para o ajudar a aliviar os sintomas dos vários tipos de artrite, tais como a artrite reumatóide, artrite degenerativa, a osteoartrite, etc. e aprenda coisas que certamente não sabia e que o vai ajudar certamente.

 

Menos peso igual a menos dores

Mais peso significa uma maior pressão sobre a coluna, joelhos, tornozelos, pés, etc. e consequentemente mais dores. A pressão exercida sobre as articulações provoca uma tensão maior nas cartilagens, que por sua vez vai afetar os ossos, aumentando a probabilidade de inflamação, inchaço e dor. Procure por uma dieta adequada ao seu organismo e procure perder alguns quilos. Informe-se junto do seu nutricionista.

 

Tente espreguiçar-se moderadamente

Especialistas argumentam que “o movimento dói, mas ficar parado destrói!” ou que “o movimento incorrecto magoa, mas o feito corretamente cura”. A prática de ioga é muito recomendada, já que conjuga os movimentos com o alinhamento perfeito das articulações, fazendo com que as que estão deformadas regressem à posição original, aliviando as dores. Consulte o nosso artigo e conheça os vários benefícios de fazer ioga. Experimente uma sessão privada ou compre um livro para aprender as posições corretas.

 

Menos stress significa mais alívio

As pessoas com mais stress conseguem gerir a dor com maior dificuldade. Tente por isso viver a vida de uma forma mais calma e relaxante, já que uma maior tensão fará com que as dores aumentem. Leia o artigo com muitas informações sobre o stress e as melhores formas de o evitar.

 

Seja moderado

Quem sofre de artrite procura fazer tudo nos dias em que se sente com menos dores, o que é errado, já que ficará mais cansado e com mais dores no dia seguinte. Faça menos cada dia e distribua as tarefas pelos vários dias e nunca acima das suas capacidades.

 

massagens, técnicas de relaxamento

 

Aprenda a descontrair-se

Procure por literatura e técnicas de relaxamento. Todos sabemos que as mulheres em fase de parto sentem menos dores se conseguirem um maior relaxamento e o mesmo se passa com as dores provocadas pela artrite. O importante é tentarmos nos “distrair” das dores e fazer algo que afaste a nossa atenção delas.

 

Previna-se contra a tensão matinal

Grande parte dos doentes com artrite, sofre de algum tipo de rigidez matinal, o que normalmente provoca uma maior intensidade das dores durante o resto o dia. Experimente a aplicação de um bálsamo ou pomada muscular à noite, antes de se deitar.

 

Expulse as dores flutuando

Os tanques de flutuação, ou tanques de isolamento ou privação sensorial, podem aliviar a dor provocada pela artrite. Ao mesmo tempo que alivia o stress, estar a flutuar na água faz com que os seus músculos e articulações descontraiam, estimulando a produção de endorfinas, eliminadoras naturais das dores no nosso corpo. Nestes tanques, a água é aquecida a 35ºC (a temperatura da nossa pele) e o espaço circundante deverá ser quente e calmo, de forma a produzir uma perfeita descontração. Procure no google por “sessão de flutuação” disponíveis em vários locais do seu país.

 

Os benefícios dos exercícios aquáticos

Os exercícios numa piscina são excelentes para quem padece deste problema. Através de simples exercícios, tais como caminhar, acenar e outros que tiram partido da resistência da água, a dor é aliviada e o corpo fica mais flexível dentro de água, sendo por isso recomendado por todos os médicos.

 

Mistura de óleo e água

Especialistas recomendam um unguento (bálsamo ou pomada) à base de eucalipto – chamado Eucalypta-Mint – juntamente com calor húmido, como forma de alívio contra a osteoartrite e a artrite reumatóide. Aplique esfregando a área dorida e envolva em adesivo plástico. O calor húmido pode ser aplicado com toalhas quentes ou mergulhar as mãos ou os pés em água quente.

 

pulseira-de-cobre-artrite

 

Pulseira de cobre

Apesar das várias controvérsias e até cepticismo relativamente a estas pulseiras, existem muitos médicos que não colocam as pulseiras de cobre de lado, já que acreditam que o cobre pode realmente desempenhar um papel importante no alívio das dores dos vários tipos de artrite. Mal não fará, por isso não custa tentar!

 

Utilize gelo

Todos nós sabemos a grande eficácia do gelo e as artrites são mais um problema que o gelo consegue ajudar. Utilize-o em pequenas sessões de 10 a 15 minutos, principalmente se acha que exagerou com excesso de uso ou de trabalho.

 

Utilize o calor

Se as articulações estão quentes e consequentemente inchadas, o calor pode ser uma boa solução, já que o frio as tornaria mais dolorosas.

 

Não fique quieto

Muitos especialistas recomendam caminhadas, andar de bicicleta ou nadar, já que as articulações não são prejudicadas por causa disso. É recomendável qualquer exercício que consiga suportar. Aproveite e consulte o nosso artigo com algumas sugestões de exercícios de ginástica que pode realizar em sua casa. Apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, estudos revelam que o exercício pode não oferecer qualquer perigo aos doentes de artrite reumatóide, resultando num alívio das dores, redução das inflamações e até melhoras físicas e psicológicas.

 

Diga não às drogas aditivas

Apesar da eficácia dos tranquilizantes, hipnóticos e narcóticos para atenuar a dor, muitas vezes estes podem causar grande dependência e serem necessários em doses cada vez mais elevadas. Com a ajuda do seu médico, estas drogas devem ser substituídas por outro tipo de terapias, como as aspirinas ou ibuprofeno, por exemplo, já que as primeiras, apesar da sua grande eficácia, poderão causar mais problemas do que resolver.

 

Ervas contra a artrite

Existem várias pessoas que têm sentido alívios com a ajuda de algumas ervas. A longo prazo, a mais conhecida e benéfica é a casca do salgueiro, já que contém um químico semelhante à aspirina. Também se fala do caruru-de-cacho, apesar de não existirem estudos suficientes relativos à eficácia desta erva.

 

Cápsulas de óleo de peixe, ricas em ómega 3

 

A eficácia do óleo de peixe

Muitos doentes com artrite reumatóide e que tomavam cápsulas de óleo de peixe, revelaram grandes melhoras na rigidez das articulações e na fadiga. Apenas uma colher de chá de óleo de fígado de bacalhau, pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatóide. As vitaminas A e D da sua constituição têm, respetivamente, efeitos anti-inflamatórios e são importantes para o crescimento dos ossos. Não é recomendado a toma de mais de uma colher de chá de óleo de fígado de bacalhau e evitar tomar este suplemento por longos períodos de tempo. De forma mais natural, experimente uma dieta pobre em gorduras, incluindo o salmão e a cavala, muito ricos em ácidos gordos ómega 3.

 

Reduza os óleos vegetais

Apesar de muito saudáveis para a maioria das pessoas, os doentes de artrite devem evitá-los, substituindo-os por óleos ricos em ómega 3. É mesmo aconselhável uma redução nos azeites, margarinas, saladas e fritos, já que os ácidos gordos ómega-6 são responsáveis por um aumento das inflamações de quem sofre de artrite reumatóide.

 

Massagens eficazes

As melhores massagens para as dores artríticas são as que trabalham os músculos ligados aos tendões que conduzem às articulações doridas. Por exemplo, se a sua artrite é nas mãos, trabalhe os antebraços, desde os pulsos até aos cotovelos, utilizando a técnica de compressão, usando a base da mão, o polegar ou o cotovelo para exercer a pressão no músculo e imobilizá-lo durante alguns segundos, soltando-o de seguida. Para as artrites nos tornozelos ou pés, a zona a trabalhar é a barriga da perna e a área da frente da mesma.

 

Mais vitamina C

Vários estudos mostraram que doentes com artrite reumatóide eram deficientes em vitamina C, revelando que a carência desta vitamina pode agravar a artrite reumatóide. A toma diária de 500 miligramas desta vitamina pode ser de grande ajuda para este tipo de doentes, mas sugerimos que consulte o seu médico, antes de começar esta terapia. Conheça os vários benefícios de comer mais laranjas.

 

Escolha os alimentos

Batatas, tomates, beringelas, todos os tipos de pimenta (exceto a preta) e produtos lácteos, podem ser os grandes responsáveis pelo estado da sua doença. É aconselhável que cada doente crie a sua dieta personalizada. Experimente, em primeiro lugar, eliminar todos os alimentos que mais gosta, já que podem ser estes alimentos que pode ser alérgico.

Se tem o desejo de comer tomates, por exemplo, elimine-os da sua dieta, certificando-se que não existe qualquer vestígio deste fruto em tudo aquilo que come. Se em 3 ou 4 dias os sintomas se agravarem, certamente é alérgico ao tomate, já que o agravamento dos sintomas é sinal de adição. Passado 5 ou 6 dias deverá sentir-se melhor e se tal acontecer, é recomendável que consulte o seu médico, de forma a fazer uma lista de tudo aquilo que deve evitar e a que é alérgico.

 

Sumo de cenoura

Os sumos vegetais comprovaram serem muito eficientes às dores de muitas pessoas com artrite reumatóide. Fazer um pequeno-almoço de sumo de cenoura, cereais, couve ou tomate pode mesmo reduzir significativamente os sintomas deste tipo de doentes. Para iniciar, faça-o durante uma semana e faça um jejum de dois dias na segunda semana (na segunda e quarta-feira) e de três dias na terceira semana (na segunda, quarta e sexta-feira). Aproveite para ler o artigo onde falamos da importância de incluir mais cenouras na sua alimentação.

 Conhecia todas estas dicas e informações sobre o problema da artrite? Se achou importante este artigo, divulge-o aos seus amigos e familiares que padecem deste problema.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

4 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. 11-05-2015

    @jane bonacini:
    Obrigado pelo seu comentário.
    As quantidades para o suco de cenoura? Poderá ser mais específica? Quantidades de?
    Poderá misturar os cereais no suco.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  2. 11-05-2015

    @saude.cobre:
    Obrigado pelo seu comentário.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

  3. jane bonacini
    13-06-2014

    Gostaria de m ais informações sobre as quantidades para o suco de cenoura e misturo os cereais no suco?
    Não consegui entender o procedimento podem me esclarecer?

  4. 10-05-2014

    O cobre pode ser absorvido pela pele, daí o uso de pulseiras para aliviar os sintomas da artrite, além de outros benefícios para a saúde!!!