Como transportar os seus animais de estimação

Precisa levar o seu cão de férias consigo? O seu gato precisa de ir veterinário mas não tem carro para o levar? Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas de como transportar os seus animais de estimação.O transporte de animais domésticos é muitas vezes um grande problema para os seus donos. Por vezes, não existe informação suficiente sobre as formas corretas de transportar os nossos animais, o que nos deixa sem saber como proceder. Este artigo irá ajudá-lo a levar o seu amigo até onde precisar. Seja de carro ou transportes públicos, saiba sempre como transportar os seus animais de estimação de uma forma segura e confortável.

 

cao-animal-estimacao-cinto-seguranca-carro-automovel

 

Transportar os animais de carro

Se precisa transportar um gato ou um cão de pequeno ou médio porte, terá que adquirir uma caixa transportadora indicada para o seu tamanho. Estas caixas, normalmente em plástico, estão disponíveis em lojas de animais ou na secção de animais de grandes superfícies. Antes da viagem, forre a caixa com cobertores ou almofadas para a tornar mais confortável para o animal. Se for uma caixa pequena, para o tamanho de um gato, pode transportá-la no banco do pendura ou no banco de trás. Prenda-a com o cinto de segurança para que a caixa não deslize e certifique-se de que está bem fechada para que o animal não se solte durante a viagem. Se a caixa é demasiado grande, retire a prateleira que tapa a bagageira e coloque aí a caixa. Neste caso, abra os vidros de trás durante a viagem para refrigerar o ar lá atrás. Caso contrário, num dia quente, a bagageira pode aquecer demasiado tornando-se difícil a respiração para o animal.

Se o seu cão é de grande porte, pode transportá-lo solto na bagageira ou nos bancos de trás, desde que coloque uma grelha protetora entre si e a zona onde está o animal. É essencial que em nenhuma altura o cão distraia o condutor. Pode também optar pelos cintos de segurança para cães. Estes cintos existem em vários tamanhos e prendem o colete do cão ao cinto de segurança do carro.

 

Artigos relacionados que podem lhe interessar

Está preparado para adotar um animal de estimação?
Aprenda como ajudar o seu animal de estimação em caso de emergência
As 4 regras principais de como cuidar dos seus animais de estimação

 

Transportar animais de estimação no metro / transportes públicos

 

Transportar animais de autocarro ou metro

Os transportes públicos são totalmente permissivos em relação a cães-guia. Em relação a outro tipo de animais de companhia, é preciso consultar as regras aplicáveis em cada caso. Antes de transportar o seu animal, informe-se junto da companhia de transportes da forma com poderá fazê-lo. Os gatos e cães de pequeno porte poderão viajar sempre, desde que estejam numa caixa transportadora. A questão será se pagam bilhete ou não. O transporte de cães de grande porte poderá estar autorizado, mediante pagamento de bilhete e desde que devidamente açaimados e com trela curta. No entanto, algumas companhias, como o metro do Porto, não permitem o transporte de qualquer animal que não esteja numa caixa transportadora.

 

Transportar animais de estimação no comboio

A CP (Comboios de Portugal) permite o transporte gratuito de animais até 5kg, desde que devidamente acondicionados na sua caixa transportadora. Para cães com peso superior a 5 kg é necessário pagar meio bilhete e trazer o animal com açaime, trela, boletim de vacinas e licença municipal. Em caso algum, os animais ou as caixas transportadoras podem ocupar lugar nos bancos.

 

Transportar animais de avião

Quase todas as companhias aéreas permitem o transporte de animais. É necessário consultar o regulamento de cada companhia para se informar sobre preços e regras de acondicionamento do animal. Algumas companhias permitem que os animais pequenos viagem junto dos donos, outras apenas permitem animais no porão. Os cães de grande porte terão sempre de viajar no porão. Lembre-se de não alimentar o seu animal nas 10 horas anteriores ao voo e de lhe dar um comprimido anti-enjoos antes da viagem.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.