Conheça algumas curiosidades sobre as cebolas

As cebolas são um dos alimentos mais utilizados na cozinha portuguesa e são geralmente um assunto controverso. Amadas por uns mas odiadas por outros, têm um cheiro e sabor definitivamente únicos.

A cebola está enquadrada no grupo das hortaliças e a parte que mais frequentemente se come é o bolbo da planta. A cebola tem ainda uma parte de folhas verdes, a rama. É rica em potássio e contém vitamina C, B1 e B2. A cebola é benéfica para quem sofre de doenças respiratórias, uma vez que atua como um expetorante quando comida crua. Ajuda também na circulação sanguínea, reduz o nível de triglicéridos no sangue e aumenta o volume da urina, o que promove a eliminação de resíduos do organismo.

Agora que já conhece alguns factos sobre a cebola, leia as nossas dicas e aprenda as melhores formas de “lidar” com as cebolas no dia-a-dia.

 

Como não chorar com as cebolas

Este é sem dúvida o maior problema das cebolas. É impossível fazer uma salada ou preparar um refogado sem ficar imediatamente com lágrimas nos olhos. Não existe um antídoto milagroso para deixar de chorar com as cebolas, mas pode experimentar alguns truques que vão ajudar a atenuar o choro.

Se passar a cebola e a faca que está a utilizar regularmente por água vai ver que se reduz a propagação da substância irritável da cebola. Em qualquer altura, evite levar as mãos aos olhos para esfregar, isto só vai fazer pior porque os seus dedos estão cheios dessa tal substância irritante. Também pode experimentar colocar as cebolas no frigorífico antes de cortar. O frio irá diminuir um pouco a irritação mas não totalmente.

A melhor hipótese será mesmo utilizar os óculos de piscina enquanto faz o jantar e acabar de vez com as lágrimas na cozinha!

 

cortar-cebolas-chorar-mau-cheiro

 

Vai gostar destes artigos…

Como ter uma pequena horta em sua casa
Aprenda várias dicas de como guardar e conservar os alimentos
Saiba como organizar e arrumar a sua geladeira/frigorífico

 

Tirar o cheiro das mãos

E claro está, depois do pranto que foi cortar as cebolas ainda temos o problema de ficar com as mãos a cheirar a cebolas o resto da noite. Experimente passar as mãos por uma peça de inox, como um garfo, por exemplo. Existem uns sabonetes de inox, feitos exatamente para retirar estes cheiros das mãos e resultam bastante bem. Em alternativa, passe sumo de limão pelas mãos que o cheiro desaparece imediatamente. Não esfregue as mãos debaixo de água pois isto só vai concentrar mais o cheiro nos seus dedos.

 

Como conservar cebola

Para reduzir o número de vezes que vai ter de passar pelos dois problemas anteriores, opte por tratar das cebolas todas de uma vez. Pode guardar a cebola congelada ou em conserva – ambas as técnicas são fáceis e práticas. Tire uma hora da sua tarde e pique todas as cebolas que tiver. Se tiver um picador, tanto melhor. De seguida, coloque pequenas porções destas em cuvetes de gelo ou em pequenos tupperwares se lhe der mais jeito e leve tudo ao congelador. Assim, na hora de fazer o jantar vai poupar tempo e lágrimas.

Para fazer conserva de cebola, vai precisar de 1 litro de vinagre branco, 300 ml de água, 2 colheres de sal, 2 folhas de louro, tomilho e alguns grãos de pimenta. Ferva as cebolas inteiras e descasque-as apenas depois de arrefecerem. Coloque as cebolas, o vinagre também fervido e a água em frascos de vidro. Feche bem. Ao fim de 10 dias, adicione os temperos e volte a fechar os frascos durante mais 20 dias. E está pronto para ser utilizado quando precisar. Se preferir um sabor menos forte, aumente a diluição do vinagre na água.

 

Conhecia todas estas dicas sobre as cebolas? Partilhe este artigo com os seus amigos e familiares e ajude-os também!

 



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.