Problemas com insetos? Saiba como os afastar!

Com a chegada do tempo mais quente, os insetos começam a multiplicar-se e a espalhar-se por todo o lado. Perseguem-nos na rua e invadem as nossas casas todos os dias. Os maiores problemas dos insetos são o facto de serem bastante incómodos e pouco higiénicos, mas alguns podem também ser perigosos por causa das suas picadas. Esteja atento ao bichinhos que entram pelo seu quintal e aprenda com este artigo a livrar-se deles sem complicações.

O modo mais eficaz de se livrar de pragas de insetos é utilizando métodos preventivos para que eles nem cheguem a entrar em casa. Quando os insetos já estão instalados dentro da estrutura da casa é mais difícil e trabalhoso eliminá-los de vez. Para evitar que estes bichinhos se desenvolvam na sua casa, comece por lhes destruir os seus habitats preferidos:

Não deixe recipientes com água parada Quer seja o bebedouro de um animal de estimação, um tanque ou uma piscina, estas são zonas muito propícias à acumulação de insetos. As poças ou zonas de água parada são ótimas para atrair mosquitos e abelhas. Sempre que possa, despeje estes recipientes ou cubra-os bem com um plástico.

Limpe as zonas de escoamento – Retire das principais zonas de escoamento, tais como algerozes, calhas ou zonas onde se possa acumular matéria orgânica, todas as folhas, restos de plantas ou outro tipo de lixo. Estes locais são os preferidos para os insetos rastejantes e aranhas.

Afaste o contentor do lixo da sua casa – No Verão, o lixo começa a decompor-se e a deitar mau cheiro muito rapidamente. Isto vai atrair vários tipos de insetos ou até outros animais. Mantenha o mais longe possível da entrada de casa para que os insetos não entrem por acidente. Nunca tenha lixo dentro de casa.

Substitua as lâmpadas – As lâmpadas de candeeiros exteriores, principalmente aquele que fica na porta de entrada, podem ser um chamariz para os insetos. As lâmpadas convencionais atraem muitas borboletas e traças. Experimente trocá-las por lâmpadas amarelas ou de vapor de sódio e verá que eles se vão afastar.

 

Artigos que vai gostar de ler…

Aprenda a limpar a sua casa de forma eficiente
Saiba como fazer os seus produtos de limpeza com produtos naturais
Como limpar e cuidar da sua piscina

 

afastar-erradicar-insetos-pragas-animais

 

Depois de limpar todos os possíveis habitats para insetos, lembre-se de selar bem a sua casa:

Feche portas e janelas – Mantenha, sempre que possível, portas e janelas fechadas. Quando precisar de entrar ou sair, faça-o sem muitas demoras para reduzir o tempo em que a porta fica aberta. Para refrescar a casa, não abra as janelas sem antes ter colocado redes mosquiteiras. Como o ambiente dentro de casa tende a ser mais fresco que no exterior, os mosquitos vão automaticamente tentar entrar.

Verifique o isolamento – Verifique as borrachas isoladoras dos caixilhos das janelas e das portas que dão para o exterior. Quando estas borrachas ficam desgastadas abrem-se pequenos buracos por onde passam os insetos rastejantes.

Faça uma reparação nas rachas e fendas – Repare quaisquer rachas ou fendas que encontre nas paredes. Utilize um produto vedante, cimento ou massa para buracos de parede. Embora pareçam estreitas, estas rachas são suficientemente grandes para deixar entrar alguns insetos.

Limpe as caixas dos contadores – Verifique regularmente e limpe os contadores da luz, água e gás. Os contadores são zonas protegidas e pouco usadas, ou seja, perfeitas para um ninho de aranhas ou de outra espécie.

Se após tomar todas as medidas preventivas indicadas ainda precisar de alguns produtos de combate direto às infestações, procure repelentes e inseticidas. Cuidado com o uso destes produtos tóxicos quando existem crianças ou animais de estimação em casa. Pode ainda optar por velas de citronela, já que o seu cheiro afasta os insetos mais atrevidos.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.