Saiba qual a melhor atividade física para si

Todos sabemos que o exercício físico é um óptimo aliado da silhueta mas, além disso, ele contribui para saúde, ajudando a prevenir doenças e a melhorar a qualidade de vida.

Praticar exercício físico pode ajudá-lo a melhorar o seu sistema cardiorrespiratório e a circulação sanguínea. No entanto, tenha cuidado. Nem todos os exercícios são adequados ao seu corpo, idade ou condição física por isso, consulte sempre o seu médico antes de iniciar qualquer actividade física.

Até lá, o Dicas Caseiras indica-lhe quais são os melhores exercícios adequados para cada situação.

 

Yoga

A Yoga é uma actividade adequada a todas pessoas, de todas as idades, sejam mais calmas ou mais agitadas. Para além de ser um óptimo relaxante, este exercício aumenta a flexibilidade, fortalece os músculos e melhora a concentração. Além disso, auxilia na correcção de posturas incorrectas, que podem provocar lesões na coluna.

Para quem quer unir exercícios mentais, espirituais e físicos, a Yoga é a actividade certa. Conheça outros benefícios de praticar yoga.

 

Dança

Para as pessoas descontraídas que procuram uma modalidade onde se possam soltar e mostrar toda a sua descontracção, a dança é o melhor exercício físico. Esta actividade melhora a coordenação motora, ajuda a emagrecer, fortalece os músculos e melhora a capacidade de memorização.

É um óptimo desporto em equipa, indicado dos 3 aos 70 aos e que lhe dá uma óptima expressão corporal.

 

Exercícios de hidroginástica

 

Hidroginástica

A hidroginástica é indicada para pessoas entre os 25 e os 90 anos. É um desporto dinâmico e em grupo, que evita fortes impactos nas articulações, por ser praticado dentro de água. Para quem quer emagrecer e tonificar os músculos, este também é um óptimo exercício, melhorando ainda a coordenação motora, a flexibilidade e a circulação.

A hidroginástica também é indicada para quem tem problemas respiratórios porque ajuda no controlo da respiração.

 

Musculação

Este é, normalmente, um exercício praticado pelas pessoas que querem estar em forma, emagrecer e desenvolver os músculos. A musculação pode ser praticada entre os 16 e os 90 anos e aumenta a qualidade do sono, reduzindo o stress, o risco de problemas cardíacos, os diabetes ou a hipertensão. Esta actividade é ideal para quem quer ganhar ou perder peso e aumentar a resistência muscular.

No entanto, tem que ser praticada com bastante moderação pois os treinos intensos e os movimentos mal feitos, podem causar dores lombares ou lesões nas articulações.

 

Natação

Se tem problemas na coluna, a natação é o desporto ideal para o ajudar. Indicada para qualquer idade, é uma actividade relaxante que ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas com rotinas inquietantes. Para além disso, a natação e uma das actividades físicas mais completas. Ela trabalha todos os músculos do corpo e ainda melhora a coordenação, o sistema respiratório e a circulação e ainda ajuda a emagrecer. É um exercício de baixo impacto e pode ser praticado de forma leve ou mais intensa, sendo por isso adequado a quem tem problemas de obesidade e pretende perder peso.

Para quem pratica corridas ou musculação, a natação é uma óptima aliada porque ajuda a relaxar os músculos.

 

Exercícios de Pilates

 

Pilates

Os pilates são indicados para pessoas entre os 18 e os 80 anos, que gostam de relaxar no final de um dia de trabalho. Esta actividade junta o treino mental com o treino corporal e ajuda a emagrecer e a tonificar, ao mesmo tempo que corrige a postura, trabalha a concentração e a flexibilidade e diminui o stress.

 

Corrida

A corrida estimula a produção de endorfina no organismo, uma substância responsável pela felicidade e o bem-estar. É um desporto indicado para pessoas entre os 5 e os 80 anos e é praticada por pessoas que se preocupam com a boa forma. A corrida ajuda a emagrecer, melhora a circulação e os músculos e ajuda a regular o sono.

Para quem tem problemas respiratórios, este exercício é adequado mas, no entanto, deve ser orientado, uma vez que movimentos mal feitos e impactos fortes podem provocar lesões nas articulações.

 

futebol

 

Futebol

Apesar de ser maioritariamente praticado por homens, o futebol é indicado para qualquer sexo e qualquer idade. É ideal para pessoas que gostem de praticar actividades físicas em grupo e melhora a agilidade e a coordenação, incentivando o espírito de equipa.

O futebol é indicado para quem quer emagrecer ou tonificar os músculos e favorece o sistema cardio-respiratório.

 

Ciclismo

O ciclismo é um dos desportos mais saudáveis por ser praticado ao ar livre e favorecer o contacto com a natureza. Pode ser praticado a partir dos 8 anos pois não causa grandes impactos nas articulações e ajuda a melhorar a condição física, a fortalecer os músculos e a melhorar o sistema cardiovascular e respiratório. Se o treino for bem orientado, ajuda a controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e a emagrecer. O selim (banco da bicicleta) deve ser ajustado a fim de evitar lesões.

 

E o leitor, qual acha que é o melhor exercício-físico? O Dicas Caseiras espera que tenha descoberto o desporto indicado para si ao ler este artigo.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.