As 30 melhores dicas para cuidar do seu bebê

Muitas são as dúvidas das mães que giram em torno dos seus filhos. O bebê é e sempre será considerado um poço de preocupações. Sejam por mães mais experientes como também mães de primeira viagem. A verdade é que o nascimento de um filho é uma etapa completamente nova e diferente na vida de qualquer mulher. Aquele momento esperado de pegar seu bebê no colo, é inexplicável!

Porém, é necessário certos cuidados quando os bebês são novinhos. Saber a temperatura da água, saber quando a criança chora de fome ou de dores, saber quando amamentar, são apenas alguns exemplos muito importantes e que podem deixar as mamães ansiosas. E por pensar nestas dúvidas, o Dicas Caseiras preparou este guia super completo sobre os cuidados que uma mãe deve ter com seu bebê.

 

1- Qual a maneira correta para limpar o umbigo do bebê (recém-nascido)?

A melhor forma é com um cotonete ou um pedaço pequeno de algodão humedecido em álcool. Passe na área do curativo, de duas a três vezes por dia. Para evitar futuras infeções, limpe em torno de todo o umbigo. Após a queda do curativo, continue limpando, por até quatro dias.

 

2- Quando saber que o bebê está com cólica ou apenas fome?

Uma dica importante: quando o bebê chora de cólica é bem diferente de quando está com fome. Com o tempo, isto de distinguir o choro, se tornará mais fácil. No que refere à cólica, o bebê tende a chorar nos finais de tarde e durante a noite. Após o quarto mês, o bebê deixa de sentir cólica. Agora se o bebê chorar de forma irritada ou bem agitada num longo período de tempo, o mais provável é ser fome.

 

3- Se o bebê tiver cólicas, o que eu posso fazer para amenizar a sua dor?

Antes de qualquer coisa, procure estar atenta e ao mesmo tempo calma. Se você demonstrar ansiedade demais, isso só tende a prejudicar ainda mais o seu bebê. De qualquer maneira, tente criar um ambiente bem tranquilo e silencioso. Em contra partida, você também pode optar por colocar uma música bem leve. Outra opção é o banho de relaxamento. Na própria banheira, com água morna, você pode colocar seu bebê sentado e fazer massagens na sua barriga, com movimentos circulares.

 

4- A minha alimentação pode ocasionar a cólica do bebê?

Ainda não há nada que comprove essa teoria. Mas, especialistas na área, afirmam que alguns alimentos podem contribuir para que o bebê tenha cólica, como é o caso dos chocolates, refrigerantes e doces.

 

5- Há alguma forma de ter mais leite nos seios?

Existem várias dicas para conseguir mais leite nos seios. Dê o seu seio com frequência – sempre que o seu bebê quiser e em qualquer horário. Beba muitos líquidos e repouse entre cada mamada. Evite o estresse e assim o seu leite sempre virá com abundância.

 

6- É normal quando o bebê quer mamar a toda hora?

É normal sim. Normalmente o bebê mama a cada três horas. Porém, alguns dos bebês podem encurtar os intervalos.

Conheça 15 dicas muito importantes sobre como amamentar o seu filho

 

7- A cada mamada o bebê tem de arrotar?

Sim, o bebê deve arrotar após cada mamada. É de extrema importância que seu bebê arrote a cada mamada. Com isso, você previne que ele engasgue com o seu leite.

 

Bebé deve dormir de lado

 

8- Existe uma posição certa para o bebê dormir?

É aconselhável que ele fique de lado ou de barriga pra cima. Estas duas posições são de menos riscos de engasgar ou até mesmo asfixiar no próprio travesseiro.

 

9- Qual é momento mais adequado para furar a orelha do bebê?

Não há um prazo estabelecido. Tanto faz se for após os seis meses, antes ou logo no primeiro dia de nascimento.

 

10-  Existe uma maneira simples para desentupir o nariz do recém-nascido?

Sim, existe. Há inaladores e umificadores que costumam ajudar muito. Mas o soro fisiológico costuma ser bem eficaz. Se for o caso, ele deve ser aplicado pelo conta-gotas ou uma espécie de spray.

Conheça as várias utilizações do soro fisiológico.

 

11- O que fazer se eu precisar sair ou trabalhar e meu bebê só aceitar meu peito?

É preciso entender que o bebê tem de ser alimentado pelo leite da mãe, até aos seus sete meses. Se for o caso de você não puder estar presente, há duas opções: interromper o que você estiver fazendo para amamentar seu bebê ou tirar seu leite e deixá-lo guardado na geladeira.

 

12- Há um tempo certo para o bebê deixar o quarto dos pais?

O aconselhável é que o bebê durma em seu próprio quarto assim que sai da maternidade. Mas, muitas mulheres optam por terem os seus bebês bem perto. É de extrema importância que não durma com seu bebê na mesma cama – é um grande risco para eles! Para isso existem os berços, onde é o espaço deles.

 

13- O que fazer quando o bebê dorme tranquilamente durante o dia e chora durante à noite?

Além da paciência, é preciso ter um certo cuidado em relação às horas que o seu bebê deve dormir. Dê a mamada apenas quando ele tiver fome. Deixe o pequenino chorar um pouco; a maior parte das vezes ele volta a dormir, sozinho. Durante o dia, abra as janelas, deixa o sol entrar e o ar entrar em circulação. Nas noites, apague as luzes e elimine as mamadas de madrugada, gradualmente. Com o tempo, seu bebê vai entender que as noites são para dormir.

 

14- Existe uma idade certa para os bebês entrarem na piscina?

Por precaução, espere até o quarto mês de vida, que é a altura que o bebê já terá tomado as suas primeiras vacinas. É importante verificar o estado da água da piscina e da sua temperatura. A temperatura ideal é entre 30 e 32 graus celsius. O PH da água deve estar por volta dos 7.2 para não arder os olhos do seu bebê.

 

15- Se eu e meu esposo separar-mos, de que forma o bebê pode sentir?

Os bebês são bem sensíveis a tudo. Eles sentem essa mudança. Até porque como qualquer separação, causa sempre algum estresse e isso pode afetar o bebê, de alguma forma. O ideal é que o seu bebê não sinta esse stresse entre você e seu marido. O que importa mesmo é que o bebê se sinta muito amado tanto pelo pai como pela mãe, estando juntos ou separados.

Conheça várias dicas importantes de como recuperar do estresse pós-parto

 

16- Posso levar um bebê com seus primeiros dias de nascimento para passear nas ruas?

Não existe uma regra para isso. Porém, é bom que você use o seu bom senso. O aconselhável é que seu bebê, nos primeiros meses de vida, fique mesmo em casa. Os banhos de sol podem ser tomados no quintal, na garagem e se você não tiver espaço ou morar em um apartamento, pode ser no quarto ou na sala com a janela aberta.

 

17- Existe uma técnica para fazer o bebê parar de soluçar, repetitivamente?

Uma das melhores técnicas é colocar seu bebê para arrotar. Os gases e o leite materno podem causar o soluço.

 

18- Porque meu bebê só dorme no colo? Como posso resolver isso?

Primeiramente, isso tem a ver com a educação. Ele certamente acostumou em só dormir no colo. Para alterar isso, os pais precisam mudar também. Comece por colocar seu bebê sem se mexer ou afastar, até que ele adormeça de vez. Se ele chorar, apenas procure acalmá-lo com a sua presença, sem o pegar novamente no colo. E mais uma vez, não se estresse. Isso leva tempo.

 

19- Dizem que aos seis meses, já podemos dar comida ou papinha para os bebês, é verdade?

Sim, é verdade. Quando chegar nesse momento, o bebê poderá começar a comer aos poucos. Há papinhas próprias para bebês. Procure pelo pediatra do seu bebê.

 

20- Como fazer o bebê se acalmar e dormir? Estará ele superstimulado?

Não! Poderá estar com algum desconforto, por estar com fome ou com a fralda suja. Se quiser, também pode optar por um banho morno. Ao deitá-lo, ligue uma música de ninar. Evite fazer o bebê dormir em seu colo.

 

21- Posso deixar o bebê assistir televisão?

Não é muito aconselhável o seu bebê assistir televisão. Há muitas outras formas de entreter um bebê. Deixe-o ou dentro o berço, com seus brinquedos. Só é recomendável o uso da televisão após os seis meses de vida e com apenas uma hora por dia.

 

22- Com que idade posso colocar o bebê no andador?

Por conta dos riscos de acidentes, o andador não é aconselhável. Ao invés de andador, forre o chão com um tapete ou material que proteja seu bebê de impactos. Deixa o bebê livre. Dê preferência aos tapetes de borracha ou se não tiver, pode usar o edredão, por exemplo.

 

23- Há uma semana que meu bebê não faz cocô. É normal? O que fazer para que isso não aconteça?

Depende do tempo de vida do bebê. Se o seu filho mama apenas o leite materno, pode demorar até 7 dias para fazer cocô. De qualquer forma, procure o pediatra do seu filho e explica a situação a ele.

 

24- Quando nasce os primeiros dentinhos do bebê, é normal ter febre?

Sim, muitas das vezes a febre é normal. O ideal é oferecer aqueles tipos de mordedores feitos de gel, que podem ser guardados em geladeiras. Também existem pomadas que podem ser aplicadas diretamente nos dentes do seu bebê. Mas antes, é preciso falar com primeiramente som o médico do seu bebê.

 

Bebê tomando banho

25-  Qual a temperatura correta para o banho dos bebês?

Em torno dos 37 graus celsius. Se você não tiver um termômetro, pode experimentar com o seu cotovelo, colocando-o na água por segundos. Assim poderá verificar se está muito quente ou não.

 

26- Meu bebê tem muito cabelo e apenas 7 meses. É permitido cortar o seu cabelo?

Não há qualquer problema. Pode cortar o cabelo ao seu com apenas 7 meses, desde que seja com um profissional preparado para crianças dessa faixa-etária.

 

27- Dizem que os bebês não podem viajar de avião. É verdade?

Dependendo da idade sim, é verdade. Porém, tenha uma certa atenção quanto à hidratação do seu bebê. Dê muita água, durante o voo. Não é aconselhável bebês com menos de três meses viajar de avião.

 

28- Posso limpar a banheira antes de dar banho no bebê?

Pode e deve. Limpe apenas com água e sabão neutro, antes dos banhos.

 

29- Se meu bebê tiver assaduras, como poderei tratá-lo?

Em primeiro lugar, fale diretamente com o pediatra do seu filho. Só a partir daí é que você poderá ajudar. Se for uma assadura simples, algumas pomadas específicas, resolvem o problema do seu bebê. Mas o que você pode fazer ao notar a assadura, é trocar a sua fralda com mais frequência.

 

30- O meu bebê costuma suar quando mama, isso é normal?

Sim, pode acontecer. Ao mamar, o seu bebê pode estar a fazer força, o que também pode causar o suor. A dica é procurar lugares mais frescos para dar de mamar ao seu filho.

 

No começo, é absolutamente normal se a mãe estiver mais ansiosa e preocupada por não ter muito jeito com seu bebê. Mas isso vai diminuído cada vez mais. É preciso muita dedicação, serenidade e sem medos de procurar por informações a respeito. O mais importante é criar esse vínculo com o seu filho e perceber o que ele precisa e quando ele precisa. Tudo ao seu tempo.

Sempre que você tiver alguma dúvida, releia o artigo e procure aqui pela informação que mais interessa a si. Não esquecendo que, isto é apenas um artigo informativo baseado em estudos e pesquisas em sites médicos e profissionais da área. Qualquer problema que tenha com seu filho, você deve procurar imediatamente o pediatra.



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.