Qual o melhor tratamento para combater a azia

Neste artigo vamos revelar os melhores remédios e as melhores dicas caseiras para o tratamento e alívio dos sintomas da azia. Aprenda algumas formas de combater a azia, esse ardor no estômago que provoca sabores bastante desagradáveis na boca e que tantas pessoa afecta.

O que provoca a azia?

Pode ser muita coisa, mas na maioria dos casos é um refluxo de ácido. Ou seja, alguns dos sucos gástricos que se encontram normalmente no estômago recuam para fora deste até ao esófago, o tubo entre o estômago e a boca. Estes sucos gástricos incluem o ácido hidroclorídrico, a substância corrosiva usada nas indústrias para limpar o metal.

Apesar de o estômago ter um revestimento que o protege do ácido, o esófago não tem. É por isso que os ácidos gástricos quando sobem queimam, às vezes de tal maneira que pode pensar que está a ter um ataque cardíaco.

O que provoca a subida dos sucos gástricos?

É aquele ataque devorador ao frigorífico, a principal causa mais vulgar. Mas é claro que não é a única. Infelizmente, há pessoas que sofrem de azia mesmo sem comer daquela maneira. Em atenção a todos esses sofredores e também aos outros quase “merecidos” sofredores, que precisam de perceber um pouco mais sobre o a razão de termos azia e quais os melhores remédios caseiros para a combater, que propomos este artigo.

Consulte dicas adicionais de como tratar a acidez no estômago com produtos naturais e saiba ainda o que é como tratar e prevenir o refluxo gastro-esofágico de forma natural.

Algumas dicas para prevenir e combater o aparecimento da azia:

Não exagere na quantidade de comida:

Os ácidos gástricos podem ser empurrados à força para o esófago se houver muita comida na barriga. Coma mais e empurrará ainda mais ácido. Há muitas causas para a azia, mas a dos sofredores ocasionais deve-se normalmente ao facto de comer muito e depressa de mais.

Não se deite se estiver com azia:

Sim, sente-se pessimamente, e incentivado a deitar-se. Não faça isso! Se o fizer, a gravidade estará contra si. Mantenha-se direito, e os ácidos gástricos terão a tendência para ficarem no seu estômago. A água não corre para cima e o ácido também não. Quando se deitar, levante um pouco a cabeceira da cama por meio de um calço na zona da cabeça. Manter a cama inclinada desencoraja o regresso da azia.

Saiba mais sobre as dores no estômago – sintomas, causas e dicas caseiras para aliviar este problema.

Tome um antiácido:

Um antiácido comercializado, tal como Maalox ou Vingel, costumam produzir alívio rápido a azias ocasionais.

Não agrave o seu problema com maus conselhos:

Talvez já tenha ouvido dizer que algumas coisas, tal como leite ou rebuçados de mentol, são boas dicas para a azia. Certifique-se de que a pessoa que lhe disse isso não lhe quer impingir nada. Qual é o problema do leite e dos rebuçados de mentol? Estes últimos são um dos vários alimentos que tendem a relaxar o esfíncter do baixo esófago, a pequena válvula que mantém os ácidos no estômago e a pequena tampa que às vezes o protege quando come em excesso.

Então, e o leite? É o seguinte: as gorduras, proteínas e o cálcio no leite estimulam a produção de ácidos no estômago. Algumas pessoas aconselham o leite para a azia – mas há um problema. Sabe bem quando desce, mas estimula a secreção de ácidos no estômago. Outros alimentos que relaxam o esfíncter, e que devem ser evitados para aliviar ou evitar a azia, incluem a cerveja, vinho, outras bebidas alcoólicas e tomate.

Bebidas com cafeína aumentam a sensação de azia

Corte na cafeína:

Bebidas com cafeína, tal como café, chá e coca-cola, podem irritar um esófago já inflamado. A cafeína relaxa igualmente o esfíncter.

Evite a pior sobremesa do mundo para si:

Qual é o primeiro alimento a evitar quando se sofre de azia? O chocolate. Este doce tem dois problemas para as pessoas com azia. É praticamente só gordura e tem cafeína. Mas para os viciados em chocolate, no entanto, temos uma boa notícia: o chocolate branco, apesar de ter gordura, quase não tem cafeína.

Renove o ar:

Não interessa se o fumo de tabaco é seu ou de outros – evite-o! Só lhe vai relaxar o esfíncter e aumentar a produção de ácido.

Evite bebidas efervescentes:

Todas aquelas bolhinhas podem alargar-lhe o estômago, tendo o mesmo efeito no esfíncter do que comer de mais.

Dê o hambúrguer ao cão:

Se tiver acabado de devorar um hambúrguer triplo com queijo, batatas fritas e um batido duplo, está aí uma boa razão para a sua dor. Alimentos oleosos, fritos e gordos costumam ficar imenso tempo no estômago, provocando aumento na produção de ácidos. Evitar alimentos e produtos lácteos gordos diminui de certeza a frequência das crises.

Alargue o cinto:

Muitas pessoas aliviam a azia usando suspensórios em vez de cinto.

Se levantar algo, dobre os joelhos:

Se se dobrar pelo estômago, comprime-o, e o ácido sobe. Dobre os joelhos… Não só controla o ácido como é melhor para as suas costas.

 

Analise todos os medicamentos que tem em casa

Examine a sua farmácia caseira:

Pode encontrar lá a fonte dos seus problemas. Uma série de drogas, incluindo alguns anti-depressivos e sedativos, agravam a azia. Se sofre de azia enquanto toma uma droga receitada, reveja-a com o seu médico.

Evite as especiarias:

As malaguetas e os seus primos picantes podem ser considerados como inimigos óbvios, mas não são. Muitas das pessoas que sofrem de azia conseguem comer comidas condimentadas sem piorar as dores. Mas também há outras a quem não acontece a mesma coisa.

Tenha cuidado e não tenha medo dos citrinos:

Alimentos ácidos, tal como laranjas e limões, podem causar apreensão, mas o seu ácido não se compara com o que o seu estômago produz. Um médico sugere que deixe a sua barriga decidir sobre esses alimentos.

Jante mais cedo amanhã:

Nunca coma no prazo das duas horas e meia antes de dormir. Um estômago cheio a trabalhar em conjunto com a gravidade são a melhor maneira de empurrar os ácidos para o esófago.

Leve uma vida mais calma:

O stress pode provocar um aumento da produção de ácidos no estômago. Algumas técnicas de relaxamento ajudam a diminuir a tensão, permitindo-lhe equilibrar a sua química corporal desequilibrada.

Antiácidos ajudam mesmo:

Os medicamentos para ajudar a digestão costumam ser eficazes e seguros . Pelo menos é o que se espera: os americanos gastam biliões de dólares nestes medicamentos. Os antiácidos preferidos pelos especialistas são muitos dos mais vulgares – todos os que digam no rótulo que são feitos de hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio. (Um provoca prisão de ventre, o outro diarreia; juntos compensam os efeitos secundários de outro).

Apesar de essa mistura não ter praticamente efeitos secundários, não é aconselhável tomá-la mais de um mês ou dois seguidos. São tão eficazes que podem esconder um problema grave que precise de ser tratado por um médico. Os especialistas concordam que os antiácidos em líquido, embora menos cómodos do que em comprimidos, são, de um modo geral, mais eficazes.

Alerta Médico:

Pode ser uma úlcera!” – Se tem azia frequentemente, sem qualquer razão aparente, consulte um médico.

Com que frequência tem azia? Regra geral, duas a três vezes por semana durante mais de quatro semanas. Embora a azia seja na maioria das vezes provocada por refluxo de ácido, pode ser também um sinal de úlcera.

A azia acompanhada por qualquer um dos sintomas que se seguem, deve ser examinada por um médico rapidamente. Pode significar um ataque cardíaco.

● Dificuldade ou dores quando engole.

● Vomitar sangue.

● Fezes pretas ou ensanguentadas.

● Falta de ar.

● Tonturas ou confusão.

● Dores irradiando para o pescoço e ombros.

Fique também a saber que a azia causada por um refluxo de ácido costuma ser pior depois das refeições. Se a sua azia piorar antes das refeições, pode ser um sinal de úlcera.

Experimente a medicina alternativa

A via alternativa:

Mezinhas do jardim:

Vá até à sua loja de produtos naturais favorita, e tem grandes hipóteses de encontrar diversas plantas conhecidas por combater a azia. O Dr. Daniel B. Mowrey, psicólogo e psicofarmacologista, que investiga a aplicação das plantas na medicina há já quinze anos, obteve resultados que lhe permitiram chegar à conclusão de que, sim, alguns medicamentos naturais aliviam e evitam a azia.

Raiz de gengibre:

Esta é a mais útil, diz o Dr. Mowrey. Já vi os seus resultados vezes suficientes para ficar convencido. Médicos ainda duvidam do seu funcionamento, mas dizem que parece absorver bem o ácido e ter o efeito secundário de acalmar os nervos.

Tome uma cápsula antes de comer. Comece com duas cápsulas e aumente a dosagem quando precisar. Saberá que já tomou o suficiente, quando sentir o sabor do gengibre na garganta.

Plantas amargas:

Uma classe de plantas chamadas “medicinais amargas”, usadas durante muitos anos em diversos pontos da Europa, são também uma boa ajuda. Exemplos de plantas amargas vulgares são a raiz de genciana, absinto e hidraste. «Eu sou testemunha de que funcionam», diz o Dr. Mowrey. Estas plantas podem ser tomadas antes da refeição em cápsulas ou em extracto líquido.

Plantas aromáticas:

As plantas aromáticas, tal como a gatária e a erva-doce, são igualmente conhecidas como úteis para a azia. «Mas a investigação desta teoria tem sido esporádica», diz o Dr. Mowrey.

Algumas plantas que deve evitar:

Há um grupo de plantas, que inclui musgo-da-Irlanda, banana-de-São-Tomé e olmo, que costuma ser recomendado, mas «eu não não tenho a mínima confiança nelas», continua o Dr. Mowrey.

Aplique vinagre de cidra:

Fora da família das plantas, uma solução muito utilizada para a azia é uma colher de chá de vinagre de cidra em meio copo de água, bebida durante a refeição. «Já o fiz muitas vezes – e funciona mesmo» diz Betty Shaver, conferencista sobre mezinhas herbáceas e caseiras no Instituto de Beleza Nova Época, em Nova Iorque. «Pode parecer estranho ingerir ácido quando se tem um problema com ácidos» reconhece Shaver, mas «há ácidos bons e ácidos maus».



Gostou? Partilhe...

Deixe aqui o seu comentário...

Apenas o nome e email são de
preenchimento obrigatório e não serão revelados.

Comentários ofensivos ou de conteúdo não enquadrado
com o artigo/site não serão aprovados.

119 comentários até agora. Deixe também o seu!

  1. Ricardo Miguel
    21-11-2013

    @Costa:
    Muito obrigado pela sua dica. Grande abraço e até breve.

  2. costa
    01-09-2013

    mastigar uma rama de oliveira, e o melhor para azia

  3. Ricardo Miguel
    09-05-2013

    @Kelly Costa:
    Olá Kelly. Sim, o boldo inclui-se nessas folhas.
    As suas melhoras e muito obrigado pela sua participação.

    @George Williams:
    Ficamos contentes que tenha gostado do nosso artigo.
    Muito obrigado pela sua participação e até breve.

  4. kelly costa
    16-02-2013

    sinto muita azia, vc disse de algumas folhas amargas, isto se incluiria o boldo????

  5. George Williams
    14-02-2013

    Parabenizo o Googlo por informar esses assuntos de suma importância para a nossa vida e saúde, quero aqui agradecer pelas informações obtidas sobre a Azia. Obrigada

  6. 01-02-2013

    @Paulo, @Antonio, @Luiza, @Cleusa, @Sabido, @Pedro, @Edimar:
    Muito obrigado a todos pela vossa participação e por nos terem visitado.
    Ficamos igualmente gratos pelas dicas que alguns dos leitores apresentaram.
    Abraço e as melhoras para todos vocês! 😉

  7. Paulo
    25-01-2013

    Obrigado pela dicas, é muito interessante, gostei de saber as causas que podem provocar azia. E realmente faço de muitas coisas mensionadas nas dicas. Mais uma vez, obrigado.

  8. ANTONIO WEDSON
    06-01-2013

    SUCO DA BATATA INGLESA

  9. sabido
    29-12-2012

    É claro que a melhor forma de combate a acidez é consultar um clinico geral, mas se você não puder fazê-lo, siga uma das dicas abaixo. As dicas são fruto de esperiência adiquirida desde 1980 fundamentada numa pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) que adotei desde então até os tempos de hoje. Pelo menos os meus problemas com acides acabaram.

  10. Sabido
    28-12-2012

    A causa da azia podem ser várias, mas uma delas sei identificar: é beber água muito gelada quando você acabou de comer um doce ou algo muito quente. Isso afeta o estomago retardando a digestão e fazendo com que o alimento que está no estomago fermente ou apodreça, provocando o lançamento de mais acidos estomacais para forçar a digestão. Evite beber líquidos junto com as refeições, isso pode diminuir a frequencia da acidez. Mas você pode investigar as cusas, pois cada individuo tem comportamentos diferentes.

  11. Sabido
    28-12-2012

    Como cobater azia: Dica, meia colher de café de bicarbonato de sódio em meio copo de água, misture e tome 3 x de 4 em 4 h. Geralmente na 2ª dose já passa a acidez e as vezes até na primeira. Outra forma de combater acidez é tomar chá de “espinheira santa”, 30 g da erva para 1 litro de água fervente. Deixe em repouso por 15 minutos, coe e tome um copo por vez em jejum, no almoço e antes de dormir. Deve ser consumido em 24h, cura gastrite, intoxicação alimentar e ulcera. É tiro e queda.

  12. cleusa
    12-12-2012

    ando com muita azia dizem que leite é bom pra evitar azia isso é verdade

  13. Luiza
    29-11-2012

    Remédio para azia: MAMÃO PAPAIA. Aprovadíssimo!!! Podem pesquisar e testar.

  14. Pedro
    14-11-2012

    Muito obrigado pelas dicas eu estava a precisar e que estou a fazer um trabalho sobre a Azia

  15. Edimar
    12-11-2012

    O melhor remédio para azia caseiro e comer um pingo de CREME DENTA (PASTA) simples, passa azia na mesma hora..

  16. 29-10-2012

    @Tania Nunes:
    Como deve compreender, podem ser muitas as causas que estão a provocar a azia.
    Comece por ler atentamente o nosso artigo e procure melhorar a sua azia.
    Caso não consiga, sugerimos que procure o seu médico para um diagnóstico e tratamento adequados ao seu caso.
    Muito obrigado pela sua visita e até uma próxima.

  17. 29-10-2012

    @Renata:
    Esperamos que a sua azia melhore e nunca esqueça da importância de seleccionar os alimentos que lhe fazem mal.
    Grande abraço e até uma próxima oportunidade.

  18. Renata
    12-10-2012

    Já sofri muito com azia. Chocolate e refrigerante nem pensar.
    Comecei a tomar um suco de limão em jejeum todos os dias, durante 10 dias….. melhorei muito.

  19. 11-10-2012

    tenho muita azia nao sei talves seja pelos antes depresivos ou estou con algun problema de estomago oque sera iso/

  20. 06-10-2012

    @Junior:
    Desconheço essa dica caro leitor… Grande abraço e esperamos que possa ser ajudado com as dicas que apresentamos.

    @Rafael:
    O melhor conselho é evitar alimentos que tenha tido más experiências.
    Aconselhamos ainda que se aconselhe junto do seu médico, de forma a pedir novos conselhos, além daqueles que aqui apresentamos.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

    @Idalete:
    Uma vez mais aconselhamos em primeiro lugar que consulte um médico da especialidade.
    Entretanto, siga as nossas dicas e conselhos de forma a evitar certos alimentos e a seguir as indicações que apresentamos.
    Obrigado pelo seu comentário e até breve.

    @Barbara:
    Já seguiu os nossos conselhos e dicas? Muita atenção com aquilo que toma e com aquilo que come.
    Não esqueça de visitar um médico para analisar em detalhe o seu problema.
    Abraço e as melhoras.

    @Vida:
    Muitíssimo obrigado por novas dicas e conselhos, muito úteis para todos os leitores que padecem deste problema.
    Grande abraço e até uma próxima visita.

    @Poliane:
    Antes de mais, procure o seu médico para analisar o seu problema e recomendar medicamentos adequados ao seu problema.
    Tenha em atenção aquilo que come e aquilo que toma…
    Muito obrigado por nos ter visitado e rápidas melhoras.

  21. 21-08-2012

    É verdade se voce bota a casca da batata de molho e tomar a agua no dia seguinte combate a azia?

  22. Rafael
    20-08-2012

    Tive uma azia muito forte, tinha comido um empadão a umas 3~4 horas atras (cerca de 23h) se não me engano e fui deitar para dormir umas 1:20 da manhã. Acordei as 2 e meia com uma azia tão forte que minhas costas estavam suadas e meu corpo com leves tremores.Sempre tive azia na parte da madrugada , mas foi a primeira vez que senti isso. O que eu devo fazer? eu tomei um anti alérgico por causa dos tremores e nas vezes anteriores eu tomei cloridrato de ranitidina, o que aliviava muito a sensação de queimação, mas dessa vez me assustou. Obrigado.

  23. 03-08-2012

    @Everson:
    Experimente algumas das dicas que apresentamos. O mais provável é estar a ingerir algo que o seu organismo não tolera facilmente.
    Não se esqueça ainda de consultar o seu médico.
    Abraço e obrigado por nos ter visitado.

  24. idalete
    03-08-2012

    Eu tenho a bílis que derrama de mais e provoca azia todo o dia. Que posso fazer?

  25. 28-07-2012

    @Reynaldo:
    Esse medicamento é receitado por vários médicos, mas queira se informar junto do seu médico ou farmacêutico se é indicado para a sua situação clínica.
    Abraço e obrigado pela sua visita.

  26. 23-07-2012

    @Allyson:
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Leia atentamente o nosso artigo e com certeza poderá experimentar outras dicas para melhorar o seu problema.
    De todas as formas, aconselhamos sempre que consulte um médico para um diagnóstico correto do problema da azia.
    Abraço e muito obrigado por nos ter visitado.

  27. barbara
    08-07-2012

    Olá. Ah dois dias tive diarreia , e comecei com febre e vomito. Tenho gastrite e refluxo gastrico ,então to tendo muita azia , comprei o remedio que eu estava tomando o omeprazol (omepramed). Tudo que como vomito ,so me sinto bem depois que coloco tudo pra fora. ate sei que pode ser normal por causa do meu problema . so quria uma ajuda pra aliviar essa azia que eu n consigo nem dormir obrigado. Bjs

  28. Vida
    03-07-2012

    Sempre que tenho azia eu como um pedaço de batatinha inglesa crua, a azia passa na hora. Recomendo. Dizem que o suco dessa batatinha cura até gastrite, mas não tenho a receita. Recomenda-se também uma alimentação menos agressiva ao estomago como batata, abobora, arroz, pesquise por ai…alimentos amigos do estomago e diminua o café, o refrigerante, o chocolate e as frituras.

  29. Everson
    13-06-2012

    Tenho queimações vindo até a garganta geralmente isso volta quando como bastante. O que posso tomar pra essa queimação passar?

  30. Poliane
    11-06-2012

    Olá Dr.. sinto muitas dores que nem sei explicar direito! As vezes como pontadas que vem do estomago até o peito (lado esq) n sinto falta de ar.. e tenho dificuldade p fazer digestão de qlqr alimento. Essas pontadas me assustam por medo de ser algum ataque cardiaco.Chego a ter palpitações. Fiz vários exames como ECG e tds deram normais.. Ainda assim o medo persiste. Sempre uso ranitidina e pantoprazol, tenho uma leve melhorada e depois parece n ter o mesmo efeito.

  31. Reynaldo
    29-04-2012

    Tenho tido muita azia, quero saber se omeprazol é eficaz.

  32. Allyson
    05-04-2012

    Olá! Adorei o artigo! Está muito bem feito!
    Eu andava procurando no Yahoo , de uma receita para aliviar a Azia…
    Tenho 14 anos e passo a vida com azia! Nao pode ser assim…
    Como alguma coisa, mesmo nao sendo acida, ou picante ou o que for, e fico logo com uma azia insuportavel…
    Fico a produzir mais saliva (bem quente), engulo, e tenho a sensação de que vou vomitar!
    Sim, eu sei uma das muitas razoes da minha azia… É a Coca-Cola! Eu sou “viciada” em Coca-Cola… Mas há uns meses, a minha azia nao parava, ate me “senti mal” no liceu, eu decidi fazer uma pausa na coca-cola, e nao bebi durante 2 meses e tal… Não comi maionese, ou ketchup, ou muito chocolate (outros dos meus vicios)… E mesmo assim, a azia vinha!
    ou seja, eu acho q o meu estômago ja esta “habituado” á ingestao de coca-cola…
    Ah obrigada por lerem o meu comentário, e já agora, se me conseguir dar alguma dica de como parar a azia cm uma Receitinha caseira, eu agradecia!
    PS- já li que o Bicarbonato de sodio, misturado cm agua e meio limao, ajuda a equilibrar a acidez do estomago… mas infelizmente, neste momento nao tenho bicarbonato de sodio em casa… e nao me aptece nada pedir dinheiro pra minha mae para comprar isso… :$

  33. 03-04-2012

    @Adriana:
    Sugerimos que leia atentamente o nosso artigo. Certamente que encontrará algumas sugestões para aliviar o seu problema de azia.
    Obrigado pela sua visita e muitas felicidades.

  34. 02-04-2012

    @Rogerio:
    Em Portugal existem lojas de produtos naturais e biológicos, onde não deverá ser complicado encontrar esses produtos.
    Obrigado pelo seu contacto.
    Até breve.

  35. Rogerio
    28-03-2012

    Sr,

    Onde posso encontrar as plantas: raiz de genciana, absinto e hidraste?
    Obrigado,

    Rogerio

  36. adriana
    21-03-2012

    estou gravida e tenho muita azia o que devo tomar para aliviar obrigada

  37. 16-02-2012

    @Daniel, @Flávio:
    Muito obrigado nós pela vossa participação e por ajudarem outros leitores.
    Abraço e até uma próxima oportunidade.

  38. Flávio
    09-02-2012

    Obrigado pelas dicas, foram de muita importancia para mim, muito grato mesmo !

  39. Daniel
    08-02-2012

    Eu sofria todo dia com azia, queimacao estomocal… ate que me mudei para a nova zelandia e aqui encontrei o mel de manuka UMF… Esse mel so eh produzido aqui e tem propriedades antibacterianas, antifungicas, anti-septicas, etc que nao sao encontradas em nenhum mel do mundo. Eu usei esse mel por uma semana e a melhora foi imediata… depois ele protege seu estomago e da tempo das paredes estomacais se regenerarem. No brasil so encontrei o mel nesse site http://www.meldemanuka.com.br … As propriedades desse mel sao comprovadas pela ciencias… nao tem erro!!

    Espero ter ajudado!!!

  40. 16-01-2012

    @Silvia:
    Essa pontada poderá ser muita coisa, úlcera também.
    Aconselhamos que procure com urgência o seu médico. É preferível fazer um exame do que viver com esse problema, não acha?
    As suas melhoras e não deixe o problema agravar ainda mais!
    Abraço e até breve.

  41. 16-01-2012

    @Igor:
    Tal como explicamos no artigo, deverá experimentar quais os alimentos que lhe causam mais e menos azia, eliminando ou evitando aqueles que lhe causam mais desconforto. Aconselhamos ainda que visite o seu médico e lhe exponha o problema.
    Muito obrigado por nos ter visitado e até breve.

  42. 16-01-2012

    @Gina:
    Olá. Já consultou o seu médico? Se sim e não conseguiu melhoras, não hesite e procure por outro médico, de preferência um médico que seja da especialidade.
    Obrigado pelo seu comentário e desejamos rápidas melhoras.

  43. 16-01-2012

    @Carlos:
    Quase sempre os resultados das nossas atitudes demoram tempo a actuar, tanto nas más como nas boas atitudes.
    Leia atentamente o nosso artigo e siga as nossas recomendações.
    Abraço e as suas rápidas melhoras.

  44. 16-01-2012

    @Ana Claudia:
    É preciso ter cuidado e não deixar de comer. Pode começar por sopas e chás leves, por exemplo.
    Obrigado pelo seu comentário e rápidas melhoras.

  45. 16-01-2012

    a azia me da quando eu como muitas coisas, de noite me da azia so nao da dor no estomago como fas para parar de aconteser isso?????????
    ai eu senpre bebo limao com agua nao tem uma coisa mas gostoza nao ?e muito ruim eu nao gosto de beber isso eu poço beber limao com mel ??? ou esquentar o mel ????

  46. Silvia
    13-01-2012

    Bom dia
    Estou com muiiiita azia ultimamente. Não tenho paciencia com quase nada,acredito que isso desencadeou esse mal, mas o pior é que agora estou sentindo umas pontadas no peito que acredito ser o refluxo que machucou meu esofago, não sei. Morro de medo de fazer endoscopia,mas hj mesmo ja marquei uma consulta, porem gostaria de aliviar a azia e refluxo para n fazer exame…Oque pode ser essa pontada no peito lado direito,quase no meio…pode ser ulcera?

  47. carlos
    08-01-2012

    Tenho gastrite, esofagite e duodenite diagnosticada a 1 mes apos vários incomodos gastricos, já tomei omeprazol mas não tive resultado satisfatório, me alimentava muito durante à noite e acho que há alguma relação, entretanto estou mais brando na alimentação noturna e a azia continua diariamente.

  48. Ana Claudia
    05-01-2012

    estou com depressão e não sinto fome com isso adquirir uma dor insuportavel no estomago e uma queimação que me tira do sério agora nem comendo a força a dor passa que chá posso tomar nessas horas…obrigada

  49. 27-12-2011

    tenho esse problema e tenho que vomitar p/ me sentir melhor.so que depois eu perco totalmente a forca do meu corpo,sinto muito frio etremo demais.tenho que ser carregada p/ cama ate melhorar. e sinto muito cansada p/ respirar. quase nao como de medo. mas se nao como e pior! Ja gastei muito c/ remedios. mas o pior e ficar nervosa.o nervo e a pior coisa. pior que a alimentacao. abracos. gina n.y.

  50. 21-12-2011

    @Ane:
    Não pode estar a experimentar tudo o que aconselham, já que cada pessoa reage de maneira diferente aos diferentes tratamentos. A melhor dica que podemos dar é que procure o seu médico e lhe exponha o seu problema. Não deixe passar mais tempo pois pode estar com um problema de maior gravidade.
    Obrigado pela sua visita e desejamos as melhoras rápidas do seu problema.

  51. ane
    21-12-2011

    olha eu também tenho azia d + nossa tem dia que e ensuportave, teve um dia que tava tão forte, que cuspi sangue, nossa, como eu fiquei com medo, tudo que as pessoa me ensina eu tomo, mais não adianta, ainda sinto a maldita azia.

  52. 21-12-2011

    @Maristela, @Joao Santana, @Rômulo:
    Ainda bem que as dicas foram úteis para todos vocês.
    Obrigado por visitarem o Dicas Caseiras e até uma próxima visita.

    @José Carlos:
    É certo que alguns medicamentos têm interacção com o sistema digestivo e por isso ajudar na formação da azia.
    Aconselhe-se com o seu médico para saber se lhe recomenda outro medicamento igualmente eficaz para a hipertensão e que lhe cause menos azia.
    Obrigado pelo seu comentário e as suas melhoras.

  53. Rômulo
    17-12-2011

    Adorei as dicas sobre AZIA…
    Sentia quase tudo que foi dito no artigo e as dicas foram formidáveis para o melhoramento da AZIA.

    VALEU.

  54. joao santana
    14-12-2011

    estou a iliminar a azia xupando um caroço de azeitona,e funciona em pleno…

  55. José Carlos
    12-12-2011

    Boa noite.Gostaria de uma ajuda.De uns tempos para cá sinto azia todos os dias.Estou evitando vários alimentos e parei totalmente de beber cerveja que gostava muito.Tomo medicamento para hipertensão e observei que quando não bebo o remédio, a minha azia não me incomoda muito.Minha pergunta é:Pode ter alguma coisa a ver?Muito obrigado.
    José Carlos

  56. 05-12-2011

    @Andreia Almeida:
    As causas podem ser várias e a primeira dica que damos é evitar certos alimentos que lhe provocam azia.
    A segunda dica é que procure um médico para um diagnóstico correcto e para lhe apresentar uma solução para o seu problema.
    Obrigado pelo seu comentário e as melhoras.

  57. 05-12-2011

    @Rui Moura:
    Infelizmente, a azia nem sempre é fácil de curar e pode ter origem em diferentes locais, mas é muitas vezes curável.
    Pode começar por evitar alguns alimentos e sugerimos sempre que procure um médico para diagnosticar donde vem o seu problema de azia.
    Obrigado pelo seu comentário e até breve.

  58. Rui moura
    02-12-2011

    Sinto varias vezes uma azia seguido de um ardor enorme que sai do estomago e sobe pela garganta.
    Já fiz um tratamento com homeoprazol o que aliviou por alguns tempos .
    Gostava de saber se ha alguma cura defenitiva.
    Obrigado

  59. Maristela
    01-12-2011

    Ultimamente sempre que como chocolate é azia na certa, bastam alguns minutos para começar… Agora sei que vou ter que largar o meu vício. Haaaaa como é chato ficar velha. Rsrsrsrs

  60. Andreia Almeida
    30-11-2011

    Eu normalmente tenho muita azia que ate me queima a garaganta ate chegar a boca,e quando é assim doi-me o estomago.Qualquer coisa me provoca azia um pao cm fiambre, sopa, agua.Nao sei q podera ser esta situação,Pode-me dizer porque isto-me acontece.Obrigado

  61. 29-11-2011

    @Rilda:
    Nem sempre as dicas caseiras são suficientes para resolver certos problemas, que por vezes podem ser mais ou menos complicados.
    Sugerimos que procure por outro médico e que sugira outros exames, de modo a tentar encontrar a origem para o problema da azia.
    Desde já desejamos as rápidas melhoras.
    Muito obrigado por comentar no Dicas Caseiras e até uma próxima visita.

  62. 25-11-2011

    Carlos Cavalcanti:
    Obrigado também por ter comentado e visitado o Dicas Caseiras.
    Abraço e desejamos as suas melhoras.

  63. carlos antonio de sousa cavalcanti
    18-11-2011

    eu ja estou me sentindo melhor da minha azia so em ler
    esas dicas, muito obrigado

  64. 17-11-2011

    Olhe, nada de chás e dietas e cuidados que faço adiantam.
    Há três anos apareceu uma azia em mim que nada passa.
    O médico me passou omeprazol em jejum todos os dias por 3 meses e quando tentei parar não consigo mais, a azia me queima.
    Sempre que tento parar, não adianta, a azia volta mais forte e ainda dá mal estar e dor no estômago. Sempre que faço endoscopia ta tudo normal. mas o que eu queria mesmo é ficar boa desse mal…

  65. 29-10-2011

    @Alfredo:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou do nosso artigo.
    Abraço e até uma próxima visita.

  66. alfredo brito ribeiro
    25-10-2011

    Optimo,útil,bem explicado.Parabens,bem hajam a todos.
    Com todo o respeito me subscrevo.
    Alfredo brito ribeiro

  67. 13-10-2011

    @Marinete:
    Desejamos as sinceras melhoras para o seu marido.
    Muito obrigado pela sua participação e até uma próxima visita.

  68. 13-10-2011

    @Paulo:
    Algumas sopas poderão provocar azia devido aos ingredientes que umas e outras podem ter. Verifique aquelas que lhe fazem azia e tente encontrar que ingredientes fazem esse problema.
    Abraço e as suas melhoras.

  69. marinete guedes feitosa
    10-10-2011

    Olha eu não tenho esse problema,mas,meu marido vem sofrendo há muito tempo.Essas dicas e alertas são muito importantes,obrigada! ele é teimoso,nunca faz um tratamento completo,e só come o que faz mal.
    Espero que ele se convença depois de ter lindo esse tema tão importante

  70. 02-10-2011

    @Ricardo:
    Obrigado pelas suas dicas e ainda bem que gostou do nosso site.
    Abraço e até uma próxima visita.

  71. paulo
    28-09-2011

    algumas sopas que como provocam-me azia.porqué?.a cerveza tambem é possivel certo? considero este site de muito útil.obrigado

  72. Ricardo
    22-09-2011

    Bom Dia,
    Excelentes informações e dicas.
    Para azia deixou aqui o nome do produto que uso para combater.
    Rebuçados digestivos de Mastic,á a venda em farmacia e ervanaria.
    Ja alguem usou?
    è natural e é tiro e queda.
    Cump.

  73. 14-09-2011

    @Sandra:
    Muito obrigado por nos ter visitado e deixado o seu comentário.
    Abraço e até uma próxima visita.

  74. 14-09-2011

    @Carlos Henrique:
    Muito obrigado também pelo seu comentário e ainda bem que gostou das nossas dicas. Abraço e até breve.

  75. sandra regina de freitas
    14-09-2011

    Tem que comer pouco se comer dimais e isso que acontece não coma muito se ligue e isso ai

  76. CARLOS HENRIQUE
    13-09-2011

    FICO GRATO PELA INFORMAÇÃO DE GRANDE VALOR E ME ENSINAR A TER UM VIDA SAUDÁVEL. ABRAÇOS

  77. 25-08-2011

    @Anselmo:
    É preciso sempre algum cuidado com o que toma, se não for receitado pelo seu médico.
    Esperamos que com estas dicas naturais, consiga melhorar ou até solucionar o seu problema de azia.
    Abraço e obrigado pela visita. Até breve.

  78. ANSELMO
    23-08-2011

    Valeu pelas dicas , a azia me atormenta , eu estava tomando omeprazol , o que me ajudava em muito , só que me disseram que não é bom tomar todos os dias , o mesmo disseram sobre bicabornato.

  79. Ricardo Miguel
    22-08-2011

    @Bethania:
    De nada. Obrigado nós pela sua visita e pelo seu comentário.
    Abraço e até breve.

  80. bethania
    21-08-2011

    adorei tudo que falou e vou fazer muito bom tudo que falou obrigado

  81. Ricardo Miguel
    09-08-2011

    @João:
    Obrigado João pelo seu comentário. Muitas vezes nós descobrimos quais os alimentos/bebidas a evitar para prevenir a azia.
    Obrigado pela sua participação e até uma próxima visita.

  82. Joao Mauricio
    03-08-2011

    Muito bom site! Só tenho azia quando bebo cerveja (que crueldade). No mais fica tudo 100%. Mas, o pior é o refluxo. Affe!! ;-(… ah, ganhar peso também pode causar azia. Água com bicarbonato de sódio é meu remédio caseiro na hora de ir dormir!! valeu

  83. Ricardo Miguel
    29-07-2011

    @Carlos:
    Muito obrigado pela sua participação. As dicas dos leitores são também elas muito importantes.
    Abraço e até uma próxima visita.

  84. carlos
    22-07-2011

    O melhor mesmo é evitar de comer à noite, não deixe de visitar o medico especialista pelo menos uma vez por ano, se voçe faz uso de antiácidos com frequencia.O café é para mim o pior inimigo, farinhas tambem provocam muita azia. O refluxo é a pior sensação que a azia provoca, realmente , não da para deitar sentindo azia.

  85. Ricardo Miguel
    15-07-2011

    @Renan:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou do nosso artigo.
    As suas melhoras e ficamos à espera pela próxima visita.
    Abraço e até breve.

  86. Renan
    15-07-2011

    Olá, foi o site mais completo que achei sobre a azia, parabéns.

    Fiz uma endoscopia tem uns 4 meses, porem nao apontou nada d+ (só uma gastritizinha, que me acompanha durante um tempo)

    Só que de um tempo pra ca eu tenho tendo azias constantes, principalmente dpois de come (isso antes ateh da endoscopia)

    Irei seguir algumas dicas para ver se funciona hehehe

  87. Ricardo Miguel
    02-07-2011

    @Benedito:
    Obrigado nós pela sua visita e pelo seu comentário.
    As melhoras para o problema da azia e até uma próxima visita.

  88. Benedito
    29-06-2011

    Gostei muito das suas considerações, imagino que meu problema pode estar relacionado com remédio ou alimentação, sei que me alimento mal, fora de hora..etc, vou levar em conta as suas orientações e verificar os meus sintomas.. valeu.

  89. Ricardo Miguel
    20-06-2011

    @Aida Pereira:
    Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua sugestão.
    Até uma próxima.

  90. NameAida Pereira (required)
    19-06-2011

    para a azia experimente comer nozes

  91. Ricardo Miguel
    12-06-2011

    @Maria Pinto:
    As suas melhoras e obrigado pelo comentário.
    Até breve.

  92. Maria Pinto
    12-06-2011

    Como ando sempre com azia vou seguir algumas dicas. Seria otimo que resulta-se. Obrigada

  93. Ricardo Miguel
    10-06-2011

    @Alex:
    Cada corpo é diferente de pessoa para pessoa. E a si poderá não lhe fazer mal beber café ou coca-cola e a outra pessoa fazer mal. Vá fazendo testes com cada bebida, para saber o que lhe faz azia e o que não faz. Assim poderá saber que bebidas evitar.
    Muito obrigado pelo seu comentário e as suas melhoras.

  94. alex
    08-06-2011

    caro ricardo, gostei muito das suas dicas, mas estou com algumas dúvidas, por exemplo: refrigerante, adoro, tomo mais cola, já vi que nao posso, sera que tomar refri de guaraná pode? E qto ao café, realmente tenho que parar? bem o chocolate, pode comer durante o dia? tenho mais azia á noite e vou colocar um travesseiro maior valeu obrigado.

  95. Ricardo Miguel
    03-06-2011

    @Ana Marcia:
    De nada Ana. Abraço e as melhoras.

  96. ANA MARCIA
    03-06-2011

    Obrigada Ricardo Miguel.
    Vou procurar um especialista nesta area
    Abraços
    Ana Marcia

  97. Ricardo Miguel
    02-06-2011

    @Ana Marcia:
    Olá Ana. A especialidade é gastroenterologia, que trata do estômago, intestino e do aparelho digestivo em geral.
    Espero que encontre o que procura.
    Abraço e obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.

  98. Ana Marcia
    02-06-2011

    Tenho sofrido muito com azia, consultei o seu site para ver se descobria qual medico/especialidade devo procurar, acho que nao deve ser um clinico geral mas sim um especialista,mas nao sei qual especialidade.
    Voces poderiam me ajudar???

  99. 07-05-2011

    @Leidi:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que as dicas foram úteis para si. Abraço e até breve.

    @Wanor:
    A azia não é uma doença mas sim uma reacção do organismo a determinados alimentos. Existe uma cura se evitarmos certos hábitos alimentares, que reduzam o risco de inflamações e consequentes sintomas de azia. Espero ter ajudado. Abraço e até uma próxima visita.

    @Paulo:
    Muito obrigado pela sua participação e ficamos muito felizes por termos sido úteis para si. Até breve e tudo de bom para si.

    @Renato Alvim:
    Bem vindo e ainda bem que as dicas foram úteis para si. Até breve e obrigado pelo seu comentário.

    @Karla:
    Obrigado pelo seu comentário e ficamos felizes por ter gostado do artigo. Abraço e até uma próxima.

    @Rafaela:
    Muito obrigado pela sua participação e ainda bem que gostou da matéria. Abraço, até breve.

  100. Rafaela
    07-05-2011

    adorei a matéria esclarecedor e interessante,parabéns fiquem com deus!

  101. Karla
    07-05-2011

    nossa, nunca tenho azia, mais tive uma mto forte e pior que ao ler eu estava comendo chocolate rs, mto bom o artigo.

  102. 02-05-2011

    Recentemente passei a ter azia frequentemente.
    Uma queimação bem irritante e persistente.Achei que era do pão integral.Bem, muitoútil seu site e lhe agradeço do fundo do coração.
    Se gosta de Música, visite meu site quando puder.
    Obrigado!

  103. Paulo
    01-05-2011

    Há ja algum tempo que tenho tido problemas com azia, é muito desconfortavel mesmo.
    Com as vossas dicas certamente irei solucionar o meu problema.
    O meu muito obrigado e continuem com o vosso trabalho.
    P.S. adicionei o vosso site aos meus favoritos.

  104. Wanor
    28-04-2011

    OLa boa tarde vcs poderião me informar se azia existe cura definitiva…

  105. Leidi
    25-04-2011

    Olá, realmente as dicas são muito boas e nos explicam de onde vem esta coisa tão chata que é a azia. Obrigada pelas dicas vou procurar segui-las

  106. 02-04-2011

    @Elaine:
    Obrigado também pela sua visita e pelo seu comentário positivo.
    Abraço e até breve!

  107. elaine
    27-03-2011

    obrigado pelas dicas e pela clareza como tratou do assunto, foi facil entender,e suas dicas sao de grande ajuda….abraco…..

  108. 08-03-2011

    Caro leitor,
    cada caso é um caso e seguindo estas dicas poderá de facto melhorar (ou não), já que cada pessoa é diferente.
    Se nenhuma destas dicas o ajudar, aconselhamos (como é habitual) a consultar um médico da especialidade.
    Muito obrigado pelo seu comentário e volte mais vezes.

  109. 08-03-2011

    Olá Maria.
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou das nossas dicas.
    Obrigado também pela sua recomendação.
    Abraço e até uma próxima visita!

  110. RM
    08-03-2011

    Olá Angela.
    Obrigado pela sua participação e pela sua dica também.
    As dicas nem sempre são eficazes para todas as pessoas.
    Abraço e até uma próxima visita.

  111. Gt
    03-03-2011

    Muito bom manow’ Valeu’
    Voh tentar seguir suas dicas, menos a parte do café’ Eu amo café e eu não voh parar de beber nunca’ 😀
    Mas valeu manow Mas ainda seria bom se você postasse o tratamendo efetivo, são por uso d remédio nér?

  112. maria
    22-02-2011

    Muito bom artigo sobre a azia, vale a pena ler, vou recomendá-lo a muitos amigos!

  113. Angela
    09-01-2011

    Como não encontrei o que procurava, aqui vai minha dica para azia: MASTIGUE UMA CENOURA CRUA OU METADE DE UMA E sua azia passará.

  114. 02-08-2010

    @Luiz:
    Obrigado eu pela sua visita e pelo seu comentário.
    Abraço e até breve.

  115. luiz carlos
    29-07-2010

    valeu as dicas, a tempos que a azia me atormenta vou seguir algumas dicas,obrigado

  116. 04-05-2010

    @Marianinha:
    Muito obrigado pelo seu comentário e ainda bem que gostou das dicas. Até breve 😉

  117. Marianinha
    28-04-2010

    Faz muito tempo que a AZIA me acompanha….
    Gostei muito das dicas…vou tentar algumas…
    Obrigada!

  118. 04-02-2010

    @João:
    Obrigado João pelo seu comentário.
    Abraço.

  119. João
    04-02-2010

    Olá,

    Deveras um tema muito interessante. Único site que encontrei com conteúdo de ‘jeito’ sobre a azia.
    Obrigado pelas imensas dicas! Ajudou imenso!

    Continuação de um bom trabalho,
    João.

8 Trackbacks

  1. […] Qual o melhor tratamento para combater a azia […]

  2. […] Se estiver com azia, consulte o nosso artigo com várias dicas para aliviar os sintomas da azia. […]

  3. […] na sua alimentação, sendo este fruto rico em características desintoxicantes, muito usado para combater a azia ou nas dores de cabeça, óptimo para controlar o desejo de comidas menos saudáveis e muito mais! […]

  4. […] Conheça as causas, sintomas e tratamentos para o intestino preso, obstipação e prisão de ventre e ainda algumas dicas naturais para o tratamento da gastrite. Conheça ainda dicas muito importantes para aliviar os sintomas da azia. […]

  5. […] Quais os melhores tratamentos para tratar a azia? – Conheça algumas dicas naturais para tratar a gastrite – Quais as causas, sintomas e tratamentos […]

  6. […] falámos no Dicas Caseiras de algumas dicas para aliviar os sintomas da azia, mas nunca é demais trazer novas dicas e sugestões para ajudar sobre este […]

  7. […] Qual o melhor tratamento para combater a azia – Causas, sintomas e tratamento do intestino preso, obstipação ou prisão de ventre – Saiba tudo […]

  8. por Aprenda os segredos das bananas | Dicas Caseiras em 25-05-2011 às 11:09 PM

    […] Este belo fruto têm um efeito antiácido natural. Problemas de azia podem ser evitados se comer uma banana ao final das refeições. Saiba aqui outras dicas para combater o problema da azia. […]